2030 AGator - Veículos multiuso
- Estrutura de aço com espessura de 7 mm
- Plataforma de carga larga e baixa
- Um perito em campos desportivos e de golfe
- Transmissão sincronizada de 5 marchas
Apenas o melhor merece o título – e não apenas em torneios. É por isso que são necessários verdadeiros profissionais para manter os campos desportivos e de golfe aparados e impecáveis.
O veículo multiusos ProGator ajuda-o a dominar quaisquer tarefas que envolvam cortar a relva “sagrada” dos campos desportivos e de golfe. Enquanto a direcção assistida e o raio de viragem reduzido tornam a condução agradável, a caixa de carga robusta permite-lhe manipular as cargas na verdadeira classe de pesos-pesados. E, como a flexibilidade é sempre uma vantagem, o veículo multiusos ProGator é adequado para uma grande variedade de áreas diferentes. Experimente!
O ProGator 2030A apresenta um pacote versátil, incluindo acessórios que podem ser removidos e instalados em alguns minutos, sem uso de ferramentas, tais como a Série SelectSpray™, o Aspersor TD100 e a caixa de carga. Suspensões dianteira e traseira para trabalhos pesados, opcionais, quando combinadas com a estrutura de protecção ao capotamento (ROPS) de quatro postes e um kit de pneus traseiros largos, proporcionam uma capacidade de carga útil que ultrapassa as duas toneladas. As capacidades de carga útil são as seguintes:
Capacidades (apenas máquinas de modelo do ano 2012) | ProGator 2030A |
Capacidade de carga útil (incluindo operador de 200 lb, passageirto de 200 lb e acessório carregado), lb (kg) | |
2WD com suspensão padrão e ROPS de dois postes | 3514 lb (1594 kg) |
4WD com suspensão padrão e ROPS de dois postes | 3384 lb (1535 kg) |
2WD com suspensão para trabalhos pesados, kit de pneus traseiros largos e ROPS de quatro postes | 4255 lb (1930 kg) |
4WD com suspensão para trabalhos pesados, kit de pneus traseiros largos e ROPS de quatro postes | 4125 lb (1871 kg) |
O ProGator™ está equipado com um sistema de travões de disco de alta qualidade, composto por (quatro) discos de 7,5 pol. (190,5 mm). Os discos são fundidos a partir de ferro fundido cinzento G3000 resistente às vibrações e (quatro) pinças flutuantes de êmbolo único idênticas. Os travões são accionados hidraulicamente para um fácil accionamento do pedal e um desempenho excelente.
As pastilhas dos travões são construídas numa mistura orgânica registada, resistente ao ruído, para uma excelente mescla de vida e desempenho. O desempenho do pedal é melhorado com grandes êmbolos das pinças e as linhas de travões flexíveis melhoram a eficácia geral e permitem uma fácil manutenção.
A alavanca do travão de estacionamento está convenientemente colocada ao centro do posto do operador e possui um manípulo em forma de pistola para o máximo conforto e facilidade de utilização. O sistema do travão de estacionamento utiliza um mecanismo de esfera e rampa, o que significa que não é necessário nenhum ajuste no mecanismo em si, apenas no equalizador.
Os veículos utilitários para trabalhos pesados ProGator™ estão equipados com uma caixa de carga opcional para rebocar itens no campo de golfe. A caixa de carga é facilmente conectada ao ProGator, usando apenas dois pinos de pivot e um pino do cilindro de elevação. Isto permite a realização de mudanças rápidas e fáceis entre os acessórios ProGator.
A estrutura em aço de espessura 16 proporciona um aumento da resistência e durabilidade. Um cilindro de elevação e rebaixamento hidráulico padrão permite uma fácil elevação da caixa de carga para descarregar areia e outros itens, rápida e facilmente.
O kit de desbloqueio da porta traseira, opcional, permite operar um modo de camião basculante, em que a porta traseira se abre automaticamente a partir do fundo quando é levantada para permitir a saída dos itens da caixa. Então, a porta traseira fecha-se automaticamente quando se baixa a caixa, permitindo uma operação rápida e eficiente.
Num funcionamento normal da porta traseira, abri-la e fechá-la é mais fácil do que nunca. Um inovador sistema de pino retráctil é a chave. Em cada extremidade da caixa de carga, existe um pino em L accionado por mola.
Para abrir a caixa de carga, basta puxar os pinos em L para dentro e baixar a porta traseira. Fechar a porta traseira é ainda mais fácil. Graças a uma concepção angular da chapa final, os pinos em L irão retrair-se automaticamente ao fechar a porta traseira. Quando a caixa de carga está totalmente fechada, as molas irão puxar os pinos para as respectivas posições de bloqueio. Isto permite fechar a porta traseira apenas com uma mão, de modo muito similar ao que acontece numa carrinha pick-up.
É possível encomendar um revestimento como acessório opcional para as máquinas ProGator. O revestimento em polietileno de alta densidade está marcado com o logótipo da John Deere e protege a caixa de carga em aço e a pintura contra a sujidade e detritos.
O revestimento está concebido para envolver o fundo da porta traseira, evitando que gravilha e outros detritos fiquem presos sob o revestimento. As ripas do revestimento são afuniladas, para permitir que os materiais fluam livremente para fora da caixa de carga quando esta é levantada ou limpa.
A manutenção de rotina pode, muitas vezes, ocupar muito tempo ao técnico. Com rolamentos selados em toda a máquina, o ProGator™ poupa muito tempo ao técnico. As máquinas de tracção em duas rodas têm todos os rolamentos selados e nenhum orifício de lubrificação, enquanto que as máquinas de tracção em quatro rodas (4WD) apenas têm três pontos de lubrificação no eixo 4WD.
O enchimento do líquido dos travões é rápido, fácil e não exige ferramentas. A grelha dianteira do ProGator é facilmente removida puxando-a para fora da parte dianteira da máquina, assim proporcionando fácil acesso ao reservatório de líquido dos travões. O acesso a todos os outros pontos de manutenção quotidianos é feito levantando simplesmente a caixa de carga e segurando com o apoio de segurança do cilindro de elevação. Isto permite um acesso rápido para verificação do nível do líquido de refrigeração, vareta do óleo do motor e indicador de restrição do ar.
O sistema Ezy-Lift PG 850, opcional, permite carregar e descarregar itens com um peso até 850 lb de e para a caixa de carga do ProGator™. Um guincho eléctrico e um sistema de elevação electrohidráulico permitem carregar no ProGator, fácil e suavemente, toda uma variedade de materiais e itens. Desde pequenas paletes a coradores de relva e lápides, entre outros, o sistema Ezy-Lift é o complemento perfeito para a já de si versátil plataforma ProGator.
O sistema Ezy-Lift PG 850 minimiza a necessidade de utilizar uma empilhadora, um tractor com porta-paletes, gruas ou outras máquinas de carga no local de trabalho. Ele pode mesmo ser também um economizador de mão-de-obra, pois apenas é necessário um operador para realizar o ciclo de carga e descarga. Basta levantar, carregar, conduzir e descarregar. Um simples controlador eléctrico torna a utilização do guincho e da estrutura de elevação fácil e eficiente. O sistema Ezy-Lift PG 850 apresenta um design compacto que deixa a área de carga livre para carregar e descarregar itens. Uma fonte de alimentação eléctrica/hidráulica totalmente independente permite uma fácil instalação, com a sua única conexão à bateria do ProGator.
Trabalhar com elevadas cargas úteis requer uma fonte de energia resistente. Um potente motor diesel de 22,1 CV (16,5 kW) e 1115 cc é a alma deste pacote de força. Com um sistema arrefecido por meio de líquido, válvulas à cabeça e lubrificação com pressão total, este motor diesel fornece energia de modo fiável e duradouro.
O conjunto do motor possui um grande depósito de combustível de 8 gal. EUA (30,3 l) de acordo com as normas da Agência de Protecção do Ambiente dos EUA, fornecendo combustível de bordo suficiente para essas longas jornadas de pulverização de fairways e roughs, com o mínimo de paragens para reabastecer. E, durante esses longos dias, os operadores apreciam o conforto e as vibrações minimizadas. O sistema de apoio do motor está isolado a borracha para reduzir as vibrações no posto do operador, aumentando o seu conforto durante a longa jornada. Velas de incandescência automáticas e a injecção directa de combustível proporcionam uma combustão mais eficiente e um arranque mais fácil nas frias madrugadas.
Para proteger o motor, um filtro do ar tipo canister, substituível, e uma cobertura padrão para a chuva limitam a quantidade de detritos e a exposição à água, permitindo alcançar uma vida útil longa. Ao trabalhar em ambientes duros e poeirentos, um indicador de restrição do ar padrão constitui uma orientação relativamente ao momento em que o filtro do ar poderá ser ligado.
* A potência do motor é indicada pelo fabricante do motor unicamente para efeitos de comparação. A potência de funcionamento verdadeira será menor.
Estes são os maiores pneus padrão do mercado que permitem alcançar o valor ideal em termos de distância ao solo, desempenho da tracção e distribuição de peso: