Aplicações Marítimas: Motores a diesel

Introdução

Nothing Runs Like A Deere™

Os motores PowerTech™ da John Deere são tão potentes e fiáveis tanto na água como em terra. Os nossos motores de propulsão marítima, de gerador e auxiliares têm a mesma reputação quanto ao desempenho e à fiabilidade dos motores agrícolas e industriais desfrutados há décadas. São concebidos para assegurarem uma longa vida útil, um desempenho fiável, eficiência energética, operação silenciosa, facilidade de acesso às peças principais e integração simplificada. Mas não se limite a acreditar na nossa palavra. Descubra por que a John Deere é eleita uma marca potente e fiável.

Cumprimento de regulamentos de todo o mundo

Os motores marítimos da John Deere cumprem normas de emissões europeias, dos Estados Unidos e internacionais aplicáveis a embarcações regulamentadas. A John Deere cumpre os regulamentos de emissões para o setor marítimo Tier 3 da EPA (Agência de Proteção do Ambiente Norte-americana) com uma linha completa de motores PowerTech para embarcações novas, assim como embracações re-power.

  • Normas Tier 3 da EPA para embarcações registadas nos EUA
  • Máquinas móveis não rodoviárias da União Europeia (MMNR – 97/68/CE, com as alterações introduzidas), cujas normas são também reconhecidas pela CCNR para a navegação no Reno
  • Directiva Embarcações de Recreio II (DER II) da União Europeia
  • Tier II da Organização Marítima Internacional (OMI)
  • Certificados EIAPP (Certificado Internacional de Prevenção da Poluição Atmosférica produzida por Motores) emitidos pela EPA ou o ABS (Gabinete Americano da Navegação) estão disponíveis para modelos de motor selecionados.

Motores para territórios não regulamentados

Para além de motores para os diversos regulamentos de emissões mencionados, a John Deere fornece motores para as regiões não regulamentadas por todo o mundo.

Sociedades de classificação marítima

A John Deere fornece uma linha completa de motores marítimos concebidos para cumprir os requisitos das diversas sociedades de classificação marítima.

Categorias M de propulsão marítima

As categorias baseiam-se na potência padrão segundo ISO 8665/SAE J1225 e na potência da cambota segundo ISO 3046/SAE J1995. As definições das categorias M são fornecidas como uma orientação para ajudar a selecionar o motor mais adequado para os requisitos da aplicação. Recomenda-se a consulta de um distribuidor de motores ou concessionário marítimo John Deere para verificar a categoria ideal para a aplicação específica.

 

Expandir TudoOcultar Tudo

Modelo de Motor

M1

DESCRIÇÃO

A categoria M1 destina-se a aplicações de propulsão marítima que podem operar durante até 24 horas por dia em potência máxima ininterrupta e apresentam fatores de carga1 superiores a 65%.

POSSÍVEIS APLICAÇÕES

Rebocadores e empurradores, navios/arrastões para peixe e camarão e barcos de pesca com casco de deslocamento.

M2

DESCRIÇÃO

A categoria M2 destina-se a aplicações de propulsão marítima que operam tipicamente durante 3000–5000 horas por ano e apresentam fatores de carga1 de até 65%. Esta categoria destina-se a aplicações de uso contínuo com potência máxima até um máximo de 16 horas em cada 24 horas de operação. O restante tempo de operação deve decorrer à velocidade de cruzeiro† ou inferior.

POSSÍVEIS APLICAÇÕES

Rebocadores e empurradores de curto alcance, ferryboats de longo alcance, grandes embarcações de passageiros e barcos de pesca offshore com casco de deslocamento.

M3

DESCRIÇÃO

A categoria M3 destina-se a aplicações de propulsão marítima que operam tipicamente durante 2000–4000 horas por ano e apresentam fatores de carga1 de até 50%. Esta categoria destina-se a aplicações que usam a potência máxima até um máximo de quatro horas em cada 12 horas de operação. O restante tempo de operação deve decorrer à velocidade de cruzeiro† ou inferior.

POSSÍVEIS APLICAÇÕES

Barcos de pesca costeira, barcos offshore tripulados, navios de pesquisa, ferryboats de curto alcance e barcos para cruzeiro com jantar.

M4

DESCRIÇÃO

A categoria M4 destina-se a aplicações de propulsão marítima que operam tipicamente durante 1000–3000 horas por ano e apresentam fatores de carga1 inferiores a 40%. Esta categoria destina-se a aplicações que usam a potência máxima até um máximo de uma hora em cada 12 horas de operação. O restante tempo de operação deve decorrer à velocidade de cruzeiro† ou inferior.

POSSÍVEIS APLICAÇÕES

Embarcações costeiras tripuladas, barcos de pesca charter, barcos de pilotos, barcos de mergulho e barcos de pesca comercial com casco de planagem.

M5

DESCRIÇÃO

A categoria M5 destina-se a aplicações de propulsão marítima de recreio e certificação Tier 3 para embarcações comerciais ligeiras que operam tipicamente durante até 1000 horas por ano e apresentam fatores de carga1 inferiores a 35%. Esta categoria destina-se a aplicações que usam a potência máxima até um máximo de 30 minutos em cada oito horas. O restante tempo de operação deve decorrer à velocidade de cruzeiro† ou inferior.

POSSÍVEIS APLICAÇÕES

Barcos de recreio, embarcações táticas militares e barcos salva-vidas.

1 O fator de carga é o combustível efetivamente queimado num período de tempo dividido pelo consumo de combustível na potência máxima durante o mesmo período de tempo. Por exemplo, se um motor queimar 160 litros de combustível durante uma operação de oito horas e o consumo de combustível na potência máxima for de 60 litros por hora, o fator de carga é 160 litros/(60 litros por hora x 8 horas) = 33,3%.

† Cruzeiro refere-se a qualquer tempo de operação em que a velocidade do motor é superior a 200 rpm abaixo da velocidade máxima do motor possível.

 

Desempenho propulsionado

Os motores da John Deere proporcionam-lhe uma combinação eficaz de pura potência e durabilidade determinada. De 60 a 559 kW (80 a 750 cv), a nossa linha completa de alta potência tem os motores certos para as suas necessidades — cada um com binário adicional a velocidades mais baixas. O resultado? Os motores da John Deere geram potência mais depressa para navegar a velocidades mais altas com rotações mais baixas. Impulsione o desempenho da sua embarcação com vento, ondas, marés ou correntes, com potência fiável sempre à disposição.

 

2 EX = dispensado do Anexo VI da MARPOL. Não disponível em todos os países.

Introdução

Potência que nunca o desilude

A John Deere é um fornecedor de confiança de motores de acionamento do gerador a nível mundial. Para uma potência fiável de 40 a 416 kW (54 a 558 cv), os motores de acionamento do gerador e motores auxiliares de velocidade constante da John Deere proporcionam um funcionamento silencioso e vibrações reduzidas. Os coletores de escape arrefecidos a água permitem um desempenho fresco e silencioso. E todos os modelos de 4 cilindros possuem eixos de equilíbrio internos para reduzir as vibrações. 

Categorias dos motores de acionamento do gerador marítimo

A categoria dos motores de gerador marítimo representa a potência disponível mediante fatores de carga elétrica variável3 normais por um número ilimitado de horas por ano em aplicações comerciais. Esta categoria incorpora uma capacidade de sobrecarga de 10% e respeita a potência primária segundo a norma ISO 8528. A carga média num período de 24 horas não pode exceder 67% da potência primária, não podendo estar mais de duas horas entre 100% e 110% da potência primária.

Esta categoria é usada para aplicações que requerem velocidade constante em aplicações auxiliares.

 

3 O fator de carga é o combustível efetivamente queimado num período de tempo dividido pelo consumo de combustível na potência máxima durante o mesmo período de tempo. Por exemplo, se um motor queimar 160 litros de combustível durante uma operação de oito horas e o consumo de combustível na potência máxima for de 60 litros por hora, o fator de carga é 160 litros/(60 litros por hora x 8 horas) = 33,3%.

4 EX = dispensado do Anexo VI da MARPOL. Também cumpre os regulamentos de emissões da UE da Fase III A. As especificações estão sujeitas a alterações.

Nós temos de tudo

A John Deere fornece uma linha completa de motores auxiliares de velocidade variável5 fiáveis e energeticamente eficientes para o ajudar a cumprir os regulamentos de emissões para o setor marítimo Tier 3 da EPA5 e das sociedades de classificação marítima. Consulte o seu distribuidor de motores ou concessionário marítimo John Deere para obter as especificações completas. Inicie sessão em JohnDeere.com/Dealer para encontrar o concessionário mais próximo de si.

Coletores de escape secos ou molhados

Os motores de coletor de escape seco arrefecidos por radiador PowerTech da John Deere (modelos TF e HF) são concebidos para acionar acessórios de embarcações, como bombas, guinchos, gruas de convés e sistemas hidráulicos. Com cilindradas de 4,5 a 13,5 litros e potências de 74 a 448 kW (99 a 600 cv), nunca foi tão fácil cumprir os requisitos marítimos Tier 3 da EPA. Os motores marítimos de coletor de escape molhado arrefecidos por radiador PowerTech da John Deere (modelos HFM) são projetados para fornecer potência auxiliar fiável a navios oceânicos e outras aplicações que necessitem de homologação para sociedades de classificação marítima. Com potências de 242 a 373 kW (325 a 500 cv), estes motores estão prontos para trabalhar.

 

5 Não disponível em todos os países. As especificações estão sujeitas a alterações.

6 EX = dispensado do Anexo VI da MARPOL. As especificações estão sujeitas a alterações. Cumpre a Fase V UE para o setor marítimo. †Cumpre a Fase I da China.