/ / /

Notas de imprensa

Noticias e Información 2012

A John Deere Recebe Uma Medalha De Ouro E Outra De Prata Nos Prémios à Inovação Da SIMA

Novembro 2012. Exatamente quando se celebra o 175º aniversário da sua criação, a John Deere recebeu com agrado e orgulho as medalhas de ouro e de prata dos Prémios à Inovação SIMA 2013, concedidas por um júri internacional.

Esta dupla distinção, que vem após a medalha de ouro pela enfardadeira de fardos cilíndricos série 900 em 2011 e o dueto de ouro e prata conseguido pelos sistemas iTECPro e HarvestLab na edição de 2007, demonstra que a inovação - um dos quatro pilares fundamentais da John Deere – é uma realidade consistente. A medalha de ouro foi concedida ao trator para todo o tipo de combustível, equipado com um motor que admite diferentes tipos de combustível mineral ou orgânico, só ou combinado, num só depósito.

Uns sensores de entrada medem a viscosidade, a densidade, a constante dielétrica e a temperatura do combustível ou da mistura do depósito. A ECU determina os parâmetros do motor, assegurando que cumpra a norma de emissões Euro 4 Fase IIIB/IT4. Por outro lado, uns sensores de saída comprovam a validade dos parâmetros especificados.

Esta solução de "um só depósito• para qualquer combustível, puro ou combinado, significa entre outras coisas, poder utilizar óleos vegetais produzidos na própria quinta. Porém, para a comercialização deste design na Europa, a legislação terá de ceder nos seus esforços para cumprir os níveis de emissões (para a sua homologação deve superar a classificação combustível diesel agrícola (GNR)) em favor da obrigação de conseguir resultados.

A medalha de prata foi concedida ao sistema John Deere Remote Display Access, um sistema telemático que permite ao condutor de uma máquina (trator, ceifeira-debulhadora, etc.) receber assistência direta, em tempo real, do responsável da exploração, do seu chefe ou do especialista do concessionário, para otimizar o uso das características da máquina. Quando for necessário, o condutor pode solicitar assistência a esta pessoa com uma chamada telefónica. Esta pessoa pode então conectar-se a um sítio web específico e ver o monitor da máquina no seu computador, tablet ou smartphone, em qualquer lugar onde esteja e proporcionar o assessoramento necessário. Esta aplicação está perfeitamente alinhada com a estratégia de otimização do rendimento de máquinas John Deere FarmSight®.

Estas duas inovações foram desenvolvidas pelo ETIC (Centro de Inovação e Tecnologia Europeu) de Kaiserslautern, em estreita colaboração com os diversos departamentos de investigação da John Deere de ambos os lados do Atlântico.

Com o trator para todo o tipo de combustível, fixou o seu objetivo no futuro, proporcionando uma solução que ultrapassa as fronteiras da Europa: os altos preços dos produtos agrícolas estão atualmente a travar a atração que possuem os combustíveis vegetais na Europa. Mas agora existe uma solução prática e imediata para os utilizadores no caso de uma escalada dos preços do crude, o que sempre é uma possibilidade. No referente à homologação do produto, a legislação administrativa dos países desenvolvidos atualmente só permite a utilização de combustível diesel agrícola; porém, o trator para todo o tipo de combustíveis está dentro da norma de emissões atual e futura (Nível 4), inclusive quando utiliza óleos puros de plantas. Contudo, o mundo estende-se mais além dos países desenvolvidos. O júri dos Prémios à Inovação SIMA desejava destacar uma máquina que pudesse ser utilizada agora e nos próximos anos naquelas regiões onde a norma de emissões seja menos restritiva, e conceda-se uma maior prioridade à melhoria das zonas cultiváveis e da produção agroalimentar.

O sistema Remote Display Access transmite o desejo da John Deere de fazer com que a inovação seja realmente prática: não tem sentido dispor de uma máquina com funcionalidades avançadas se o condutor ou o vizinho que está a ajudar não sabe como as utilizar. Por isso, o sistema John Deere Remote Access é mais do que qualquer outra característica para potencializar o rendimento da máquina: é uma ferramenta de formação, que facilita a prática dos operadores sem experiência, e que aumenta a organização e a cooperação, ampliando o círculo de condutores possíveis.

Estas duas importantes inovações serão apresentadas no stand da John Deere na SIMA, onde serão respondidas todas as perguntas dos futuros utilizadores.

Información de Prensa:
Sergio Gómez
John Deere Ibérica, S.A.
C:\Bulevar John Deere 2
28984 - Parla - Madrid
Tel:  91 600 95 00
Fax: 91 600 95 10