3039RTrator utilitário compacto
- Motor diesel de 3 cilindros com turbocompressor
- PowrReverser™ ou Transmissão E-Hydro de dois pedais
- Compatível com a plataforma de corte AutoConnect™
- Cabina ComfortGard opcional
Para o ajudar a maximizar a potência do seu trator Série 3R, incorporámos de série uma ampla variedade de avançadas funcionalidades. Estas incluem a tração às 4 rodas, sistema digital de controlo de rendimento e LoadMatch™ – um incrível sistema elétrico de gestão da potência do motor que assegura o máximo rendimento em cada aplicação.
O design arrojado deste trator confere um aspeto atrativo e funcional, similar ao dos tratores agrícolas de maiores dimensões. As vantagens deste design incluem:
O resultado é o aspeto distintivo do trator.
NOTA: Se o trator estiver equipado com o tubo de escape vertical opcional para instalação no campo, dito tubo deverá ser retirado antes de abrir e fechar o capô do trator.
O motor diesel Yanmar de 3 cilindros, série TNV, tem uma alta reserva de binário que oferece muita potência com cargas pesadas.
Este motor tem menos emissões de gases de escape e uma sonoridade reduzida. O motor cumpre todos os requisitos de emissões atuais das normas de emissões Fase V.
3033R
O motor diesel 3TNV88C Yanmar com cilindrada de 1642 litros (100,2 in. cúb.) e aspiração natural proporciona 23,7 kW (31,8 hp) ao Trator 3033R.
Modelo | Número de cilindros | Cilindrada do motor | Regime nominal | Potência bruta do motor* | PS brutos do motor* | Potência da TDF* |
3033R | 3 | 1,642 L (100,2 cu in.) | 2600 | 23,7 kW (31,8 hp) | 32,2 PS | 17,6 kW (23,6 hp) |
3039R
O motor diesel 3TNV86CT CR Yanmar com cilindrada de 1496 litros (91,3 in. cúb.) e turbocompressor proporciona 28,5 kW (38,2 hp) ao Trator 3039R.
Modelo | Número de cilindros | Cilindrada do motor | Regime nominal | Potência bruta do motor* | PS brutos do motor* | Potência da TDF* |
3039R | 3 | 1,496 L (91,3 cu in.) | 2600 | 28,5 kW (38,2 hp) | 38,7 PS | 23,3 kW (31,3 hp) |
3046R
O motor diesel 3TNV86CHT CR Yanmar com cilindrada de 1496 litros (91,3 in. cúb.), turbocompressor e intercooler proporciona 33,3 kW (44,7 hp) ao Trator 3046R.
Modelo | Número de cilindros | Cilindrada do motor | Regime nominal | Potência bruta do motor* | PS brutos do motor* | Potência da TDF* |
3046R | 3 | 1,496 L (91,3 cu in.) | 2600 | 33,3 kW (44,7 hp) | 45,3 PS | 25,4 kW (34,1 hp) |
* Potência do motor (kW), SAE J1995 em bruto: 45,3 (33,34) às 2600 rpm, PS
O motor utiliza as tecnologias mais recentes para otimizar a economia de combustível, melhorar o controlo e a precisão e reduzir o impacto ambiental.
O sistema Common Rail (CRS) otimiza a economia de combustível e diminui os custos operacionais (em comparação com motores que não utilizam a tecnologia CRS). A injeção de alta pressão pulveriza o combustível em partículas mais finas, que ardem completamente. Tal resulta numa melhor economia de combustível e em custos operacionais inferiores.
A unidade de controlo eletrónico (ECU) permite um controlo e precisão de combustível ideais. A ECU monitoriza e controla o motor. Monitoriza constantemente o estado do motor e regula o débito de combustível em conformidade para garantir um rendimento e emissões ideais.
O motor inclui um sistema de pós-tratamento. O sistema funciona automaticamente. O filtro de escape consiste num filtro de partículas diesel (DPF) que recolhe as partículas (PM) contidas nos gases de escape. Através de um processo de limpeza natural, a maioria das partículas presas no filtro de escape é eliminada pelo calor do fluxo de escape gerado pela utilização normal. É iniciado um ciclo de limpeza ativa quando a temperatura, a velocidade do motor ou a carga são reduzidas. Neste ciclo de limpeza, a temperatura dos gases de escape aumenta ao injetar combustível adicional durante o curso de escape do funcionamento normal do veículo no catalisador de oxidação diesel (DOC).
Poderá ser necessário um trabalho de remoção de cinza do filtro de escape após várias horas de utilização.
Dependendo da carga a que o trator foi submetido, além da temperatura ambiente, humidade e velocidade do motor, o DPF pode apresentar uma acumulação de partículas e, assim, necessitar de uma limpeza. A limpeza do filtro é determinada por uma das três condições seguintes:
A limpeza do filtro é efetuada quando ocorrer uma das três condições. Há três tipos de processos diferentes para a limpeza do filtro:
A limpeza passiva do filtro ocorre de forma natural quando o motor está a gerar suficiente calor para oxidar as partículas. Esse processo automático ocorre de forma contínua durante as condições de funcionamento normais. Não aparecem ícones nem símbolos do trator no monitor durante a limpeza passiva do filtro.
NOTA: A limpeza passiva do filtro não requer qualquer envolvimento do operador e não há interrupção na operação do trator.
Se as condições (temperatura, carga ou rotações) para limpeza passiva do filtro não puderem ser reunidas, as PM são removidas com a limpeza ativa do filtro.
Para atingir as condições necessárias, o sistema de gestão da temperatura de escape (ETM) administra o início e a duração da limpeza ativa do filtro. O sistema ETM pode ajustar numerosos parâmetros do motor e/ou injetar uma pequena quantidade de combustível na corrente de escape durante um curto espaço de tempo. O combustível transforma-se em vapor e reage quimicamente com os agentes catalisadores no DOC para criar calor para oxidar as PM.
É importante observar que não há, em nenhum momento, ignição de combustível no DOC/ DPF, e que não há chamas dentro do DOC/ DPF.
Da mesma forma que na limpeza passiva do filtro, a limpeza ativa do filtro não requer nenhuma intervenção por parte do operador, e não ocorre nenhuma interrupção no funcionamento do trator.
Filtro de ar tipo seco com elemento de segurança e indicador eletrónico de manutenção do ar
O indicador eletrónico de restrição do ar avisa o operador quando é preciso realizar a manutenção do filtro de ar
Design de dois elementos para aumentar a proteção do motor
Fácil manutenção
Yanmar é uma marca comercial da Yanmar Company Limited.
Em alguns casos em que a limpeza ativa e passiva do filtro não limpou totalmente as partículas do sistema, poderá ser necessário efetuar uma limpeza do filtro com o trator parado. É muito provável que a única vez que se requeira a limpeza do filtro com o trator parado seja quando a limpeza automática do filtro tenha sido desativada durante um período de tempo amplo e quando os múltiplos avisos para ligar a limpeza do filtro tiverem sido ignorados ou quando o trator tenha sido utilizado em condições de cargas leves. Para além disso, pode-se solicitar uma limpeza estacionária do filtro se o processo de limpeza automática do filtro foi interrompido propositadamente várias ocasiões ou se a limpeza automática do filtro falhou em diversas situações devido a uma falha num componente. Nestes casos isolados, o operador tem de estacionar o trator e dar início ao processo de limpeza do filtro.
O processo de limpeza do filtro com o trator parado tem de ser ativado com base na utilização e funcionamento do trator. O processo demora aproximadamente 30 minutos. Consulte o manual do operador para obter mais detalhes.
Este sistema monitoriza constantemente o nível de fuligem do trator, garantindo que este funciona sempre com o máximo rendimento. Isto assegura um rendimento elevado em todas as condições.
NOTA: O número de horas desde a última regeneração e a percentagem do nível de fuligem são apresentados no monitor LCD.
NOTA: Quando o trator está a executar um processo de limpeza dos filtros a baixa velocidade ou quando está parado e a trabalhar, os gases de escape são direcionados através da saída de escape vertical. Em todos os restantes casos, os gases de escape são direcionados através da saída de escape descendente. Isto garante um impacto térmico mínimo no operador.
O trator série 3R está disponível com uma exclusiva transmissão hidrostática eletrónica (eHydro) com três grupos de velocidades.
O fabricante Sauer-Danfoss® proporciona a bomba e o motor integrados. Isso assegura a compatibilidade dos componentes e a máxima eficiência.
A transmissão hidrostática eletrónica é ideal para trabalhos onde a produtividade é essencial, por exemplo nas aplicações com a pá carregadora ou gadanheira.
Os pedais Twin Touch™ permitem selecionar facilmente com os pés a velocidade e a direção de deslocamento.
As principais prestações da transmissão eHydro são:
A transmissão eHydro do fabricante Sauer-Danfoss é utilizada para assegurar um funcionamento fiável. As características que asseguram a durabilidade incluem:
1) Eixo grande tipo munhão forjado com rolamentos de apoio grandes para reduzir as vibrações e o ruído.
2) Secção central feita de alumínio fundido de alta durabilidade, 10% mais resistente.
3) O sistema de arrefecimento do óleo de transmissão arrefece o óleo da transmissão, visando prolongar a vida útil da transmissão
As características transmissão hidrostática eHydro que asseguram a segurança incluem:
Os controlos de pedal Twin Touch da John Deere oferecem várias importantes vantagens em comparação com os modelos de tratores com transmissão hidrostática (HST) da concorrência.
As principais vantagens em comparação com os modelos de tratores HST da concorrência são:
Características integradas na eHydro
Os comandos convenientes da transmissão eHydro foram integrados num mesmo módulo. Combinando várias prestações como SpeedMatch™, LoadMatch™, MotionMatch™, e o controlo de cruzeiro estilo automóvel assegura a máxima eficiência dos tratores equipados com transmissões eHydro. Todas as prestações são incluídas de série nos modelos 3R e proporcionam aos clientes uma experiência mais fácil e mais cómoda.
Os Tratores Série 3R estão equipados com a função eThrottle. Esta característica está concebida para reduzir o ruído e o consumo de combustível do trator. Premindo simplesmente um botão, a velocidade do motor fica controlada pela posição do pedal. O operador pode manter o pedal premido durante todo o tempo na posição inferior. A velocidade do motor e a velocidade do trator aumentarão em conjunto em função da posição do pedal. Isto proporciona ao operador conforto e comodidade, bem como economia de combustível.
Este ícone indica as distâncias de aceleração e desaceleração mais curtas.
Um controlo de cruzeiro estilo automóvel faz parte do equipamento de série nos tratores série 3R. O acionamento do controlo de cruzeiro é eletrónico e está situado na consola do operador no lado direito.
O sistema LoadMatch é exclusivo no setor e uma das prestações que são incluídas de série nos tratores série 3R.
Se aumentam significativamente os requisitos de binário, a transmissão reduzirá a velocidade de avanço do trator para compensar pela carga maior sobre a transmissão, maximizando o binário para acionar as rodas e minimizar as paragens.
Os comandos ajustam automaticamente a compensação LoadMatch dependendo da aplicação para a qual o trator está a ser utilizado. As aplicações de TDF requerem menos flutuação nas velocidades do motor e portanto ajustam a velocidade baixa dependendo da velocidade da TDF. Este ajuste aumenta a eficiência e otimiza a velocidade do motor e o binário de saída de acordo com a aplicação para a qual o trator está a ser utilizado.
Apesar de que normalmente é deixado ligado, é possível desligar o sistema LoadMatch com os comandos da consola do lado direito.
MotionMatch
O sistema MotionMatch, oferecido de série nos tratores série 3R, está situado na consola do lado direito. Oferece sete definições para ajustar a saída ou decelerar ao soltar o pedal.
Este ícone indica as distâncias de aceleração e desaceleração mais longas
O sistema SpeedMatch, que faz parte do equipamento de série dos tratores série 3R, melhora ainda mais as funções de controlo de cruzeiro eHydro porque permite pré-definir a velocidade máxima. Uma vez acionado este sistema, o operador tem de mexer o pedal de deslocação completamente para poder chegar à velocidade pré-definida. Esta função irá melhorar a precisão e a segurança, especialmente em aplicações com velocidades de deslocação mais reduzidas.
Alguns exemplos da aplicação do sistema SpeedMatch são na mobilização rotativa ou na pulverização. O sistema SpeedMatch funcionará com as velocidades de avanço e retrocesso definidas.
IMPORTANTE: O controlo de cruzeiro estilo automóvel e o sistema SpeedMatch podem ser utilizados em combinação com o sistema LoadMatch para maximizar a produtividade.
Sauer-Danfoss é uma marca nos EUA da Sauer-Danfoss, Inc.
A transmissão PowrReverser, oferecida nos tratores 3039R Tractors, permite uma mudança hidráulica da transmissão do avanço para o retrocesso. Isso permite a mudança rápida e sem embraiagem entre o avanço e o retrocesso com uma alavanca para poder trocar de sentido de forma rápida e fácil.
A embraiagem em banho de óleo e acionamento hidráulico PowrReverser 12x12 substitui a embraiagem de tração do tipo seco. Há dois conjuntos de embraiagem multidisco (um de avanço e um de retrocesso) que se acionam hidraulicamente quando a alavanca direcional (inversor) é colocada na posição de avanço ou de retrocesso.
Cada conjunto de embraiagem está composto por três grandes discos de embraiagem com diâmetro de 13 cm (5 pol.) arrefecidos por óleo, proporcionando assim uma excelente dissipação do calor e uma vida útil prolongada.
As principais prestações da transmissão PowrReverser são:
NOTA: Os tratores 3R com PowrReverser NÃO SÃO compatívels com as tomada de força (TDF) centrais. Não é possível ordenarlas da fábrica o montadas no campo.
O posto do operador está concebido para permitir uma fácil entrada/ saída do trator.
Os pedais convenientes e os comandos do operador resposicionados permitem um design de plataforma sem obstruções e plana, para que o operador tenha bastante espaço para as pernas.
As principais prestações do posto do operador incluem:
Os tratores John Deere com cabina ComfortGard estão entre os tratores com cabina mais confortáveis, mais silenciosos e mais fáceis de utilizar do mercado. Esta solução premium foi desenvolvida com base em grandes pesquisas com os clientes e ferramentas de validação e utilizando técnicas de design muito avançadas.
Os seguintes modelos de tratores ComfortGard com cabina estão disponíveis:
Os tratores com cabinas foram concebidos para aqueles operadores que exigem um rendimento superior.
Seja no trabalho com a pá carregadora ou alfaias frontais (por exemplo, limpeza de neve), no corte, na mobilização rotativa ou em trabalhos leves com feno, os tratores com cabina têm a versatilidade e a resistência necessárias para conseguir realizar o trabalho, protegendo o operador da intempérie.
Com certeza os operadores irão apreciar as vantagens desde cabina - em primeiro lugar, o seu isolamento. Estas cabinas foram concebidas com pontos de montagem robustos integrados na estrutura de proteção anti-capotamento (ROPS) com um design único de montagem excêntrica que assegura uma condução ultra-silenciosa.
O design de estrutura de proteção anti-capotamento (ROPS) de quatro postes, o interior de disposição cuidada e o depósito de combustível situado abaixo do lado esquerdo da plataforma do operador permitem uma visibilidade total de 360 graus.
Os operadores estão bem protegidos da intempérie com um sistema de climatização de alto rendimento para aquecimento e ar condicionado.
O design da cabina tem várias prestações que asseguram uma comodidade e visibilidade superiores para o operador. Estas prestações incluem:
A iluminação opcional inclui:
Assento com suspensão pneumática de série, com forro de tecido Deluxe, em duas partes com encosto ajustável e apoios de braços integrados.
Características do assento:
As principais vantagens incluem:
Equipamento de iluminação
O conjunto de iluminação de série para tratores com cabina inclui:
As seguintes configurações de tratores com cabinas estão disponíveis desde a fábrica:
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Opções de transmissões** |
|
Opção de TDF central*** |
Opções de largura de via |
|
Opções de válvulas de telecomando (VTC) |
|
Assento Deluxe com revestimento de tecido |
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Modelo |
Potência nominal ECE-R120* |
Tomada de Força (TDF) kW (CV) |
Transmissão PowrReverser™ |
Transmissão Hidrostática |
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R1 Barra |
R3 Espaços Verdes |
R3 Especial Espaços Verdes |
R4 Industrial |
VTC duplas centrais |
VTCs duplas centrais e |
Suspensão pneumática |
|
3033R |
23.6 kW (32.2) |
23,6 |
--- |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
3039R |
28.5 kW (38.7) |
31,3 |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
3046R |
33.3 kW (45.3) |
34,1 |
--- |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
X |
*
Potência nominal do motor CV ECE-R120 24,1 kW (32,8 CV) com regime de motor de 2600 rpm
e cilindrada de 1,6 litros (97.6 cu in.)
Potência nominal do motor CV ECE-R120 27,1 kW (37,3 CV) com regime de motor de 2600 rpm
e cilindrada de 1,5 litros (91.5 cu in.)
Potência nominal do motor CV ECE-R120 32,8 kW (44,6 CV) com regime de motor de 2600 rpm e cilindrada de 1,5 litros (91.5 cu in.)
**A transmissão PowrReverser not with cab - open operator station (OOS) only
***Opção de TDF não disponível com transmissão PowrReverser
A segurança faz parte do design de todos os tratores série 3R.