Consola de controlo
Os comandos de fácil alcance estão convenientemente agrupados do lado direito.
Os comandos ativados por toque de dedo são:
- Interruptor para elevar/baixar a plataforma de corte esquerda
- Interruptor para elevar/baixar a plataforma de corte dianteira
- Interruptor para elevar/baixar a plataforma de corte direita
- Alavanca do acelerador controlada eletronicamente
- Interruptor da tomada de força (TDF) eletronicamente ativada
- Alavanca de mudança de gama de velocidade para obter uma gama mais alta ou baixa
- Alavanca da tração dupla (4WD)
Direção assistida hidrostática
- Facilita a viragem da máquina, reduzindo a fadiga do operador
- Permite uma ação de direção rápida, duas voltas e meia entre batentes, para uma excelente manobrabilidade
Comandos de dois pedais
Comandos de dois pedais
- Cómodo sistema de controlo hidrostático de dois pedais
- Permite que o operador selecione a velocidade e a direção com um só toque do dedo do pé, enquanto descansa o calcanhar sobre a plataforma
- Design dos pedais Twin Touch™ que permite ao operador mudar a direção sem ter de levantar o seu pé da plataforma
- Ampla superfície para os pedais, a qual oferece um maior conforto ao operador
- Mantém as duas mãos livres para a direção e para os comandos de operação
Travões giratórios de série
Travões giratórios de série
Os travões individuais podem ser aplicados pelo operador como um dispositivo auxiliar de tração ou para reduzir o raio de viragem.
Travão principal
Travão principal
-
Travão de fácil utilização.
-
A libertação do travão de estacionamento do tipo push/pull permite que o operador simplesmente puxe o botão e pressione o pedal para ativar. Para desativar, simplesmente pressione o pedal do travão de pé e prima o botão para iniciar a libertação.
- O travão proporciona força de travagem a ambas as rodas motrizes.
- O travão é utilizado como travão de estacionamento.
Bloqueio do diferencial
Bloqueio do diferencial
- Bloqueia ambas as rodas motrizes dianteiras juntas para proporcionar maior tração
- Aumenta a tração e flutuação em condições desfavoráveis de tração
O bloqueio diferencial está situado no lado esquerdo da plataforma, o que permite uma fácil utilização do controlo por dois pedais (no lado direito), enquanto, em simultâneo, aciona o bloqueio do diferencial.
Alavanca de mudança de gama alta/baixa
Alavanca de mudança de gama alta/baixa
- A alavanca de mudança de gama alta/baixa permite ao operador selecionar a gama de velocidades pretendida.
- A máquina tem de ser parada para alternar entre gamas.
- Mudar para a posição neutra permite ao operador contornar a transmissão hidráulica para o reboque.
Alavanca da tração dupla (4WD)
Alavanca da tração dupla (4WD)
- A alavanca da tração dupla (4WD) permite ao operador acionar a tração dupla (4WD) em marcha-atrás. A tração dupla (4WD) é ativada automaticamente quando ocorre um deslize da roda na transmissão de marcha à frente.
Controlo eletrónico da velocidade de cruzeiro
Controlo eletrónico da velocidade de cruzeiro
- Vantajoso ao cortar em zonas abertas ou durante o transporte
- Situado na coluna de direção
Funcionamento do controlo de cruzeiro
- Para o ativar, simplesmente pressione o interruptor do controlo de velocidade de cruzeiro para a frente e mantenha-o pressionado até retirar o pé do pedal de marcha à frente.
- Para uma paragem de emergência, pode interromper a velocidade de cruzeiro ao pressionar o pedal do travão principal ou ao desligar o interruptor do controlo de cruzeiro.
Volante de direção inclinável
Volante de direção inclinável
Faróis
- Permite ao operador ajustar a coluna de direção na posição mais cómoda e proporciona espaço adicional para entrar na estação do operador
- Dois faróis de halogéneo de 20 W de série estão localizados na parte inferior da coluna para obter a iluminação melhor
Ecrã de rpm do motor
Ecrã de tensão do sistema
Acessórios opcionais para luz de aviso giratória do tipo díodo emissor de luz (LED) e luzes de trabalho
Luz de aviso giratória LED e luzes de trabalho
Os acessórios opcionais para luz de aviso giratória e luzes de trabalho estão disponíveis em designs LED.
- O conjunto de luz de aviso giratória LED com desacoplamento BUC11407 é curto para evitar danos.
- O conjunto de luzes de trabalho LED BUC11408 inclui quatro luzes de trabalho LED montadas à frente.
- O BUC11407 e o BUC11408 são compatíveis com cortadores de relva largos do ano de fabrico 2018 e mais recentes (número de série 500,001-).
Interruptores de elevação da plataforma de corte
Interruptores de elevação da plataforma de corte
Os interruptores da plataforma de corte permitem ao operador variar entre larguras de corte, ativar e desativar as lâminas das plataformas laterais, assim como efetuar a manutenção e o transporte da máquina.
Instrumentos do operador de fácil visualização
Instrumentos a partir do assento
Painel de instrumentos
Ecrã do filtro de partículas de diesel
Ecrã do menu de manutenção
Ecrã da temperatura do líquido de refrigeração do motor
O painel de instrumentos está situado na coluna de direção para a comodidade e segurança do operador.
Os instrumentos incluem:
Contador de horas
Contador de horas
- Situado na coluna de direção para uma fácil visualização
- Regista o número de horas de funcionamento do motor
- É utilizado em conjunto com a tabela de manutenção periódica (que se encontra no compartimento do motor) para determinar quando os procedimentos de manutenção devem ser executados na máquina e na plataforma de corte
Luz da vela de incandescência do motor
A luz da vela de incandescência do motor indica que o dispositivo de aquecimento do coletor de admissão está sob tensão. O operador deve aguardar até que a luz da vela de incandescência desligue antes de ligar o motor.
- O dispositivo de aquecimento do coletor é controlado por um temporizador sensível à temperatura e desliga-se mais cedo em condições climáticas quentes.
- Ligar o motor antes de o indicador se desligar desperdiça combustível, cria fumo e desgasta desnecessariamente o motor de arranque.
- Se o motor de arranque não for acionado quando a chave de ignição for rodada para a posição de arranque, uma das condições de arranque não foi cumprida. Os códigos de problemas são apresentados como uma sequência de sinais luminosos e estes devem ser contados e convertidos num número de dois dígitos:
- Um sinal luminoso, uma pausa curta e dois sinais luminosos o operador tentou ligar a máquina sem o travão de estacionamento bloqueado e o operador está fora do assento (uma destas condições deve estar cumprido para que o motor de arranque seja acionado).
- Um sinal luminoso, uma pausa curta e três sinais luminoso o operador tentou ligar a máquina com a tomada de força (TDF) acionada.
- Dois sinais luminosos, uma pausa curta e um sinal luminoso os pedais hidrostáticos não estão centrados na posição neutra.
Luz da temperatura do líquido de arrefecimento do motor
A luz da temperatura do líquido de arrefecimento do motor indica que o motor está a sobreaquecer. Também soa um sinal sonoro de aviso quando a luz acende.
Luz da pressão do óleo do motor
A luz da pressão do óleo do motor indica que a pressão do óleo do motor é baixa. O indicador deve estar aceso como um teste para garantir que este está a funcionar quando a chave da ignição for rodada para a posição de funcionamento. Um sinal sonoro de aviso soa quando a luz acender. A luz (e o sinal sonoro) deverão ser acionados quando liga o motor.
Luz de descarga da bateria
A luz de descarga da bateria indica que a bateria não está a receber carga suficiente do alternador. A luz deverá acender-se quando a chave de ignição é rodada da posição desligada para em funcionamento. A luz deverá ser acionada quando liga o motor.
Navegação da unidade de visualização principal (PDU)
Unidade de visualização principal
A PDU utiliza três botões para a navegação.
Os ecrãs de nível superior do monitor podem ser alternados ao premir o botão central.
Ecrãs do operador
As funções dos ecrãs de nível superior são as seguintes:
A - Ecrã da temperatura do líquido de arrefecimento do motor (ECT)
B - Ecrã de contagem do pré-aquecimento (HPH)
C - Ecrã de rpm do motor (Erpm)
D - Ecrã de tensão do sistema (SV)
E - Ecrã do filtro de partículas de diesel (DPF)
F - Ecrã do menu de manutenção (IServ)
Os ecrãs de nível superior são apresentados pela ordem de exibição. Para navegar para o próximo ecrã de nível superior, pressione o botão central na PDU. Para obter mais informações sobre as diferentes funções, consulte o manual do operador da máquina.
Bandeja de ferramentas e suporte para copos para maior comodidade do operador
Bandeja de ferramentas e suporte para copos
A bandeja de ferramentas e porta-copos são cómodos para que o operador obtenha:
- Acesso rápido a uma bebida e a ferramentas na máquina, o que diminui o tempo de inatividade.
A transmissão da tomada de força (TDF) proporciona controlo e potência
Transmissão da TDF hidráulica
As plataformas de corte são acionadas hidraulicamente através de um sistema separado de circuito fechado com um motor de engrenagem para cada plataforma:
- Os cortadores de relva foram concebidos para proporcionar um binário mais elevado às plataformas para uma produtividade e potência adicionais em condições de corte difíceis.
- O operador pode levantar uma ou ambas as plataformas laterais e toda a potência hidráulica será direcionada para a plataforma central (funcionalidade exclusiva da John Deere) para proporcionar a máxima pressão hidráulica em condições extremas.
- As lâminas são acionadas por correia a partir de cada motor de plataforma.
Sistema de arranque seguro
O cortador de relva largo (WAM) TerrainCut™ 1600 Turbo possui um sistema de presença do operador.
De forma a ligar o motor, devem ser cumpridas as seguintes condições:
- Os comandos de pedal hidrostáticos devem estar na posição neutra.
- A tomada de força (TDF) deve estar desativada.
- O operador deve estar sentado no banco ou o travão de estacionamento deve ser aplicado.
- Deve-se utilizar a chave da ignição.
Além disso, quando o motor estiver a trabalhar, um bloqueio interno desligará o motor e a TDF automaticamente se o operador sair do assento. Para manter o motor a trabalhar, o operador tem de desativar a TDF e acionar o travão de estacionamento antes de sair do assento.