Consola de controlo
Os comandos de fácil alcance estão convenientemente agrupados do lado direito.
Os comandos ativados por toque de dedo são:
- Interruptor para elevar/baixar a plataforma de corte esquerda
- Interruptor para elevar/baixar a plataforma de corte dianteira
- Interruptor para elevar/baixar a plataforma de corte direita
- Alavanca do acelerador controlada eletronicamente
- Interruptor da tomada de força (TDF) eletronicamente ativada
- Alavanca de mudança de gama de velocidade para obter uma gama mais alta ou baixa
- Alavanca da tração dupla (4WD)
Direção assistida hidrostática
- Facilita a realização de curvas com a máquina, reduzindo a fadiga do operador
- Permite uma operação da direção rápida, duas voltas e meia do volante de batente a batente, para uma excelente manobrabilidade
Comandos de dois pedais
Comandos de dois pedais
- Cómodo sistema de controlo hidrostático de dois pedais
- Permite que o operador selecione a velocidade e a direção com um só toque do dedo do pé, enquanto descansa o calcanhar sobre a plataforma
- Design de pedal Twin Touch™ que permite ao operador mudar a direção sem ter de levantar o seu pé da plataforma
- Ampla superfície para os pedais, a qual oferece um maior conforto ao operador
- Mantém as duas mãos livres para a direção e para os comandos de operação
Travões giratórios de série
Travões giratórios de série
Os travões individuais podem ser aplicados pelo operador como um dispositivo auxiliar de tração para reduzir o raio de viragem.
Travão principal
Travão principal
-
Travão de fácil utilização.
-
A libertação do travão de estacionamento do tipo push/pull permite que o operador simplesmente puxe o botão e pressione o pedal para ativar. Para desativar, simplesmente pressione o pedal do travão de pé e empurre o botão para iniciar a libertação.
- O travão proporciona força de travagem a ambas as rodas motrizes.
- O travão é utilizado como travão de estacionamento.
Bloqueio do diferencial
Bloqueio do diferencial
- Bloqueia ambas as rodas motrizes dianteiras juntas para proporcionar maior tração
- Aumenta a tração e flutuação em condições desfavoráveis de tração
O bloqueio diferencial está situado no lado esquerdo da plataforma, o que permite uma fácil utilização do controlo por dois pedais (no lado direito), enquanto, em simultâneo, aciona o bloqueio do diferencial.
Alavanca de mudança de gama alta/baixa
Alavanca de mudança de gama alta/baixa
- A alavanca de mudança de gama alta/baixa permite ao operador selecionar a gama de velocidades pretendida.
- A máquina deve ser parada para alternar entre gamas.
- Mudar para a posição neutra permite ao operador contornar a transmissão hidráulica para o reboque.
Alavanca da tração dupla (4WD)
Alavanca da tração dupla (4WD)
- A alavanca da tração dupla (4WD) permite ao operador acionar a tração dupla (4WD) em marcha-atrás. A tração dupla (4WD) é ativada automaticamente quando ocorre um deslize da roda na transmissão de marcha à frente.
Controlo eletrónico da velocidade de cruzeiro
Controlo eletrónico da velocidade de cruzeiro
- Vantajoso ao cortar em zonas abertas ou durante o transporte
- Situado na coluna de direção
Funcionamento do controlo de cruzeiro
- Para o ativar, simplesmente pressione o interruptor do controlo de velocidade de cruzeiro para a frente e mantenha-o pressionado até retirar o pé do pedal de marcha à frente.
- Para realizar uma paragem de emergência, pode interromper a velocidade de cruzeiro ao pressionar o pedal do travão principal ou ao desligar o controlo da velocidade de cruzeiro.
Ecrã de rpm do motor
Ecrã de tensão do sistema
Volante de direção inclinável
Volante de direção inclinável
Faróis
- Permite ao operador ajustar a coluna de direção na posição mais cómoda e proporciona espaço adicional para entrar na estação do operador
- Os faróis de halogéneo de 20 W de série estão localizados na parte inferior da coluna para obter uma iluminação melhor
Interruptores de elevação da plataforma de corte
Interruptores de elevação da plataforma de corte
Os interruptores da plataforma de corte permitem ao operador variar entre larguras de corte, ativar e desativar as lâminas das plataformas laterais, assim como efetuar a manutenção e transporte da máquina.
Instrumentos do operador de fácil visualização
Instrumentos a partir do assento
Painel de instrumentos
Ecrã do filtro de partículas de diesel
Ecrã do menu de manutenção
Ecrã da temperatura do líquido de refrigeração do motor
O painel de instrumentos está situado na coluna de direção para a comodidade e segurança do operador.
Os instrumentos incluem:
Contador de horas
Contador de horas
- Situado na coluna de direção para uma fácil visualização
- Regista o número de horas de trabalho do motor
- É utilizado em conjunto com a tabela de manutenção periódica (que se encontra no compartimento do motor) para determinar quando os procedimentos de manutenção devem ser executados na máquina e na plataforma de corte
Lâmpada da vela de incandescência do motor
A lâmpada da vela de incandescência do motor indica que o dispositivo de aquecimento do coletor de admissão está sob tensão. O operador deve aguardar até que a lâmpada da vela de incandescência se acenda antes de ligar o motor.
- O dispositivo de aquecimento do coletor é controlado por um temporizador sensível à temperatura e desliga-se mais cedo em condições climáticas quentes.
- Ligar o motor antes do indicador se desligar desperdiça combustível, cria fumo e desgasta desnecessariamente o motor de arranque.
- Se o motor de arranque não for acionado quando a chave de ignição é virada para a posição de arranque, será porque uma das condições de arranque não foi satisfeita. Os códigos de problemas são apresentados como uma sequência de sinais luminosos e estes devem ser contados e convertidos num número de dois dígitos:
- Um sinal luminoso, uma pausa curta e dois sinais luminosos - o operador tentou ligar a máquina sem o travão de estacionamento estar bloqueado e o operador está fora do assento (uma destas condições deve ser satisfeita para que o motor de arranque seja acionado).
- Um sinal luminoso, uma pausa curta e três sinais luminoso - o operador tentou ligar a máquina com a tomada de força (TDF) acionada.
- Dois sinais luminosos, uma pausa curta e um sinal luminoso - os pedais hidrostáticos não estão centrados na posição neutra.
Luz da temperatura do líquido de refrigeração do motor
A luz da temperatura do líquido de refrigeração do motor indica que o motor está a sobreaquecer. Também irá soar um sinal sonoro de aviso quando a luz se acende.
Luz indicadora da pressão do óleo do motor
A luz indicadora da pressão do óleo do motor indica que a pressão do óleo do motor é baixa. O indicador deve estar aceso como um teste para se certificar de que este se encontra a funcionar quando a chave de ignição é rodada para a posição de funcionamento. Irá soar um sinal sonoro de aviso quando a luz se acende. A luz (e o sinal sonoro) deverão ser acionados quando liga o motor.
Luz indicadora de descarga da bateria
A Luz indicadora de descarga da bateria indica que a bateria não está a receber carga suficiente do alternador. A luz deverá acender-se quando a chave de ignição é rodada da posição desligada para em funcionamento. A luz deverá ser acionada quando liga o motor.
Navegação da unidade de visualização principal (PDU)
Unidade de visualização principal
A PDU utiliza três botões para a navegação.
Os ecrãs de nível superior do Monitor podem ser colocados em ciclo ao pressionar o botão central.
Bandeja de ferramentas e suporte para copos para maior comodidade do operador
Bandeja de ferramentas e suporte para copos
A bandeja de ferramentas e suporte para copos são cómodos para que o operador obtenha:
- Acesso rápido a uma bebida e a ferramentas na máquina, o que diminui o tempo de inatividade.
A transmissão da tomada de força (TDF) proporciona controlo e potência
Transmissão da TDF hidráulica
As plataformas de corte são acionadas hidraulicamente, recorrendo a um sistema separado de circuito fechado com um motor do tipo engrenagem única para cada plataforma:
- Os cortadores de relva foram concebidos para proporcionar um binário mais elevado às plataformas para uma produtividade e potência adicionais em condições de corte difíceis.
- O operador pode levantar uma ou ambas as plataformas laterais e toda a potência hidráulica será direcionada para a plataforma central (característica exclusiva da John Deere) para proporcionar o máximo de pressão hidráulica em condições extremas.
- As lâminas são acionadas por correia a partir de cada motor de plataforma.
Ecrãs do operador
As funções dos ecrãs de nível superior são as seguintes:
A - Ecrã da temperatura do líquido de refrigeração do motor (ECT)
B - Ecrã de contagem do pré-aquecimento (HPH)
C - Ecrã de rpm do motor (Erpm)
D - Ecrã de tensão do sistema (SV)
E - Ecrã do filtro de partículas de diesel (DPF)
F - Ecrã do menu de manutenção (IServ)
Os ecrãs de nível superior são apresentados pela ordem de exibição. Para navegar para o próximo ecrã de nível superior, pressione o botão central na PDU. Para obter mais informações sobre as diferentes funções, consulte o manual do operador da máquina.
Sistema de arranque seguro
O cortador de relva para superfícies grandes (WAM) 1600 Turbo série III possui um sistema de presença do operador.
De forma a ligar o motor, devem ser cumpridas as seguintes condições:
- Os comandos de pedal hidrostáticos devem estar na posição neutra.
- A tomada de força (TDF) deve estar desativada.
- O operador deve estar sentado no banco ou o travão de estacionamento deve ser aplicado.
- Deve-se utilizar a chave da ignição.
Para além disso, quando o motor estiver a trabalhar, um bloqueio interno desligará o motor e a TDF automaticamente se o operador sair do assento. Para manter o motor a trabalhar, o operador tem de desativar a TDF e acionar o travão de estacionamento antes de sair do assento.