/ / / / A fome no mundo

A fome no mundo

O nosso objectivo: ajudar a erradicar a fome do mundo. É por isso que a Fundação John Deere apoia um desenvolvimento agrícola que gere fontes de alimentos e crescimento económico sustentáveis nos países menos desenvolvidos. Em 2005, a fundação acrescentou as Soluções para a Fome no Mundo às suas áreas de interesse. E, em 2008, começámos a trabalhar em conjunto com a Opportunity International, proporcionando um maior acesso a serviços financeiros para pequenos proprietários rurais e empresários em África. Quer saber mais? Veja os separadores em baixo.

KickStart

Muitos agricultores no Quénia, Tanzânia, Mali e Burquina Faso vivem na pobreza, esforçando-se por cultivar em lotes de terra minúsculos. O KickStart dá-lhes esperança.

O programa desenvolve e vende equipamento de baixo custo, principalmente bombas de irrigação, a esses praticantes de agricultura de subsistência. Muitas vezes, esse pequeno investimento faz a diferença entre mal conseguir cultivar o bastante para alimentar uma família e cultivar o suficiente para gerir uma quinta comercialmente rentável. Até 2010, o KickStart já tinha ajudado mais de 100 000 famílias (cerca de 500 000 pessoas) a criar negócios agrícolas comercialmente lucrativos. Hoje, essas famílias desfrutam de estabilidade económica. Para além disso, podem também proporcionar uma fonte sustentável de alimentos altamente nutritivos aos que vivem perto de si.

Em 2005 e novamente em 2008, a Fundação John Deere concedeu subsídios no valor de 3 milhões de dólares, por períodos de 3 anos, ao programa KickStart. Com o apoio da Deere, o KickStart pode colocar as bombas nas mãos dos agricultores a preços que eles possam pagar.

World Food Prize (Prémio Mundial de Alimentação)

A Fundação John Deere apoia anualmente o World Food Prize. Esse prémio internacional é concedido àqueles cujo trabalho tenha melhorado significativamente a qualidade, quantidade ou disponibilidade dos alimentos. A organização World Food Prize é um eminente líder na promoção da pesquisa e colaboração levadas a cabo com a finalidade de erradicar a fome e contribuir para o desenvolvimento da humanidade.

Para aumentar a divulgação do prémio, a organização conta também com dois programas-chave para estudantes:

Global Youth Institute
O Global Youth Institute (Instituto Global para a Juventude) é uma conferência de três dias que pretende ajudar os alunos do ensino secundário a aprender sobre os problemas relacionados com a fome no mundo e a compreendê-los. Os estudantes seleccionados para integrarem o instituto devem realizar uma pesquisa e elaborar um trabalho.

Bolsas Borlaug-Ruan
Todos os Verões, o programa de Estágio Internacional Borlaug-Ruan envia alunos talentosos para centros de pesquisa agrícola em África, na Ásia e na América Latina a fim de trabalharem com cientistas em projectos de pesquisa relacionados com a fome e com o desenvolvimento agrícola e da humanidade.

FRB

Apoiar o Banco de Recursos Alimentares (FRB) permite-nos ter um grande impacto através de uma única organização. Eis como funciona o FRB:

 

Nos EUA, "projectos de cultivo" comunitários semeiam uma cultura ou desenvolvem outros recursos agrícolas comercializáveis. A verba realizada reverte a favor de 15 organizações, membros do FRB espalhadas pelo mundo. Estas, por sua vez, ajudam a apoiar indivíduos ou pequenos grupos que desejem estabelecer pequenas operações de agricultura comercial ou outros negócios baseados na agricultura. Muitas dessas quintas ou negócios funcionam em algumas das regiões mais pobres do mundo. Os seus objectivos são simples: produzir o suficiente para apoiar toda uma comunidade; produzir excedentes alimentares que possam partilhar; trocar ou vender alimentos para adquirirem medicamentos e outros produtos de primeira necessidade; colocar todas as crianças na escola. Através desse trabalho, os indivíduos e as comunidades a que pertencem podem, em última análise, tornar-se auto-suficientes e conquistar a segurança contra a fome

HNGR

O programa Necessidades Humanas e Recursos Globais (HNGR) foi fundado na Universidade de Wheaton (no Illinois) em 1976. O programa ajuda os estudantes a encarar os desafios enfrentados pelas pessoas que vivem nas regiões do mundo em vias de desenvolvimento. Esses desafios incluem: pobreza, fome, exclusão, nível de desenvolvimento, conflitos, injustiça, catástrofes ecológicas e importantes questões de saúde.

 

O HNGR combina o estudo teórico com estágios orientados para o trabalho de campo. Os estudantes aprendem a ajudar as pessoas a levar vidas plenas, seguras e produtivas. Desde que o programa começou, mais de 600 estudantes participaram nos estágios do HNGR em 63 países de todo o mundo.

Opportunity International

A Opportunity International dedica-se a ajudar os trabalhadores pobres. A organização concede pequenos empréstimos a empresários para que estes possam criar ou expandir o seu negócio, sustentar a sua família e criar postos de trabalho para outros.

 

A Opportunity International oferece também soluções de poupança, microsseguros, formação empresarial e outros serviços a 1,1 milhões de pessoas em 28 países em vias de desenvolvimento.

 

Em 2008, a Fundação John Deere interveio, concedendo um subsídio no valor de 1,26 milhões de dólares. Essa verba irá ajudar a disponibilizar serviços de microfinanciamento a agricultores e outros envolvidos na transformação e na distribuição de alimentos. Objectivo: criar uma estrutura sustentável no Malawi e em Moçambique para aumentar a produção de alimentos e a sua disponibilidade nos mercados locais, bem como o rendimento das famílias para aquisição de produtos alimentares. Espera-se que até 2011, o subsídio venha a ter um impacto económico no valor de 10,6 milhões de dólares, ajudando milhares de agricultores, bem como transformadores e revendedores de alimentos. Os seus benefícios crescentes são o resultado do modelo de negócios da Opportunity International. Sempre que um cliente paga um empréstimo, esse dinheiro é novamente emprestado a outros. O dinheiro existente nas contas poupança dos clientes também acrescenta a verba disponível para empréstimo.