/ / / / Operações

Operações

A salvaguarda do ambiente não é novidade para a John Deere. Sabemos que uma gestão responsável dos recursos é vital para a nossa empresa, os nossos empregados, os nossos clientes e o nosso mundo. Por isso, os nossos processos operativos reflectem esse forte empenho para com a protecção ambiental. Estamos sempre atentos a sistemas que permitam poupar energia, bem como a sistemas que preservem a qualidade do ar e da água ou eliminem ou reduzam o desperdício. Para além disso, ao investirmos em novos produtos, abordagens ou tecnologias, damos preferência àqueles com um impacto ambiental mais favorável.

Prioridades

Energia e gases com efeito estufa


Os objectivos: ser energeticamente mais eficiente e reduzir as emissões de gases com efeito estufa (GHG). Em 1972, John Deere dá início ao seu programa de eficiência energética. Posteriormente, em 2003, acrescentámos um programa mundial de inventariação de gases com efeito de estufa.

 

Os resultados: entre 1972 e 2006, os nossos programas de poupança de energia reduziram as emissões totais de gases com efeito estufa até 63% por tonelada de produção. Para reduzir ainda mais os riscos das emissões GHG produzidas pelas nossas operações e identificar oportunidades rentáveis, a Deere aderiu ao programa dos líderes ambientais da Agência de Protecção Ambiental (EPA) dos Estados Unidos em 2007.

 

Estabelecemos o objectivo de reduzir, até 2014, as emissões globais de gases com efeito estufa da empresa até 25% por cada dólar de receita.

 

Água


As localizações de produção em regiões com pouca água têm como objectivo a redução da utilização de água. Os dados da utilização de água são recolhidos e controlados em todas as localizações de produção. Além disso, estamos actualmente a desenvolver normas e directrizes para a construção de novas instalações, encorajando a inclusão da tecnologia de redução de água na concepção inicial do projecto.

 

Design da fábrica

 

A Liderança em Energia e Design Ambiental (LEED), é um sistema de certificação de edifícios "verdes" internacionalmente reconhecido. A John Deere utiliza os critérios da LEED na construção de novas instalações. Na realidade, muitos dos nossos edifícios de escritórios receberam o reconhecimento da LEED.

 

Os concessionários John Deere também estão empenhados em instalações sustentáveis. Um exemplo: o concessionário recentemente reconstruído em Greensburg, no Kansas. Com uma classificação dourada da LEED, o concessionário utiliza energia eólica como ajuda na alimentação das instalações. A John Deere oferece orientações de design aos concessionários que estão a construir ou remodelar as suas instalações, para encorajar uma utilização eficiente da energia e da água.

Instalações

Assumimos o nosso empenho nas práticas sustentáveis e na protecção ambiental. Cumprimos isso ao apoiarmos políticas ambientais rigorosas, respeitando rigorosamente todos os regulamentos aplicáveis onde quer que estejamos a trabalhar, tendo em conta o impacto ambiental durante todo o planeamento empresarial, e promovendo uma cultura de redução de resíduos.

Sistema de Gestão Ambiental: a nossa política ambiental está integrada nas operações mundiais da empresa através do Sistema de Gestão Ambiental da John Deere. Este sistema inclui um conjunto de processos documentados baseados na norma ISO14001 para controlar e aperfeiçoar continuamente o desempenho ambiental. Todas as fábricas da John Deere em todo o mundo devem respeitar esta norma.

Garantia: Todos os gestores das fábricas e dos departamentos de distribuição de peças da John Deere fornecem anualmente uma documentação formal dos esforços da sua fábrica em prol da gestão adequada de riscos e da protecção dos empregados e do ambiente. São também realizadas auditorias por terceiros em todas as zonas de fabrico - bem como auditorias internas em outros locais - para verificação da conformidade com as normas do Sistema de Gestão Ambiental da John Deere e com os requisitos legais em todo o mundo.

Em caso de aquisição, arrendamento ou compra de bens, certificamo-nos de que são instituídas medidas para identificar e quantificar quaisquer perigos e riscos ambientais. Um processo de integração inclui rapidamente as empresas recém-adquiridas no Sistema de Gestão Ambiental da John Deere.

Profissionais globais do ambiente frequentam formação rigorosa que os ajuda a perceber complexos requisitos legais e corporativos e os processos e procedimentos vitais da empresa.

Os nossos líderes proporcionam supervisão. A Comissão de Governo Corporativo do Conselho de Administração recebe actualizações regulares sobre a estratégia, em conjunto com informações sobre questões relacionadas com o ambiente, a saúde e a segurança. Além disso, o Conselho de Liderança Global da Empresa, que inclui o nosso CEO e pessoal alargado, recebe uma actualização sobre a nossa estratégia, pelo menos, uma vez por ano: com maior frequência se tal for solicitado. O Conselho Executivo para a Sustentabilidade Ambiental e de Produtos, constituído pelos vice-presidentes responsáveis pelas nossas operações, proporciona apoio e advocacia da causa. Fornece os recursos humanos e financeiros para as alterações operacionais necessárias para implementar estratégias ambientais e atingir objectivos.

Fornecedores

A John Deere trabalha para ser ambientalmente responsável. E esperamos o mesmo dos nossos fornecedores. Por isso, para minimizarmos os riscos ambientais, damos prioridade aos fornecedores atentos a uma boa gestão de recursos. Existem políticas ambientais, normas, sistemas e programas instituídos para realização de auditorias à conformidade ambiental dos fornecedores. Essas políticas incluem programas de auditoria de alto risco, políticas de restrição de materiais, conformidade dos produtos adquiridos e adesão ao Código de Conduta dos Fornecedores.

 

Uma das formas através das quais todas estas medidas fazem diferença é a reciclagem. À medida que as nossas instalações fabris intensificam os esforços de reciclagem com o objectivo de reduzir os aterros formados por resíduos, os nossos fornecedores têm de oferecer o seu apoio. Se os seus produtos chegarem até nós em embalagens ou paletes não recicláveis, os nossos objectivos não são cumpridos. Felizmente, estamos todos no mesmo barco.

Sucessos

A chapa de metal perfurado que reveste a sucursal espanhola da John Deere John Deere Iberica Facility Built With Sustainable Features

The perforated metal skin that surrounds John Deere's Spanish branch building shades the building while allowing air to flow around it.


Fábrica da John Deere em Pune, na ÍndiaUsing the Sun to Reduce Greenhouse Gas Emissions

John Deere's factory in Pune, India, added solar water heating in 2009 and is finding other ways to reduce energy use.


John Deere Turf CareMaking Recycling Routine

Turf Care has reduced the amount of waste it sends to area landfills by more than 80% over the past year, from 46 lbs. por tonelada de produção para apenas 8 lbs. produced.


As obras da John Deere em Zweibruecken gerados.
Completar o Ciclo de Reciclagem
O novo piso da fábrica da John Deere Zweibruecken Works é feito de revestimento de cabos reciclado.

Números

Como estamos a sair-nos? Temos orgulho em mostrar o nosso suporte e progresso ambiental rumo aos nossos objectivos através de números concretos. Veja.

Resíduos perigosos Resíduos totais
   
Emissões normalizadas de gases com efeito de estufa Emissões absolutas de gases com efeito de estufa