5075ETrator
- Motor PowerTech™ de 2,9 l com 3 cilindros
- Transmissão PowrReverser™ 24F/12R
- Plataforma aberta com isolamento (IOOS) ou versão de cabina
- Elevação e descida rápidas e elétricas (EQRL) para um controlo sem esforço das alfaias
Concebidos para produtividade e conforto, os tratores da série 5E ajudam-no a realizar o trabalho de forma eficiente e fácil. Compacto e altamente manobrável, o 5E é ideal para qualquer tarefa, oferecendo a potência de elevação para suportar até as cargas de trabalho mais pesadas. Com uma excelente visibilidade panorâmica e uma atenção especial ao conforto do operador, o 5E foi concebido para tornar o seu dia de trabalho o mais fácil possível.
Desde janeiro 2008, a União Europeia (UE) adotou as diretrizes definidas nos regulamentos de emissões Fase IIIA para todos os tratores vendidos na UE entre 50 e 100 CV. Para cumprir estes requisitos, que são comparáveis à norma Tier 3 dos EUA, a John Deere escolheu a melhor tecnologia para todos os seus tratores 5E.
A geração de motores PowerTech™ permite que os tratores satisfaçam as necessidades dos clientes: um trator potente, que poupa combustível e cumpre os níveis de emissões Fase IIIA.
Características excecionais do motor:
Uma bomba de injeção de tipo distribuidor mecânico com medição de combustível precisa e responsável é utilizada nos tratores da série 5E.
Esta bomba está equipada com um mecanismo que regula a quantidade de combustível com base na pressão do turbocompressor. Esta tecnologia ajuda a cumprir os rigorosos regulamentos de emissões definidos no Tier 3 e a evitar fumo preto.
A bomba é autolubrificante e, portanto, não necessita de manutenção.
O desligamento elétrico tipo automóvel fornece um encerramento do motor positivo, permitindo reduzir o ruído e melhorar o conforto do operador.
Todos os motores dos tratores da série 5E têm um turbocompressor de resposta rápida para aumentar a potência e o binário do motor.
Os motores do trator 5E de 3 cilindros possuem uma elevada velocidade de gases de escape no seu sistema de distribuição de escape curto e alcançam um excelente rendimento com um turbocompressor de canal único.
O turbocompressor cuidadosamente escolhido e as definições do motor permitem motores ecológicos e um rendimento económico.
Os filtros de ar seco estão equipados com um filtro duplo com elementos principal e secundário.
Isto assegura um fornecimento de 99,9 por cento de ar limpo para o motor, o que melhora a vida útil do motor.
O circuito hidráulico de centro aberto na série 5E inclui um rendimento hidráulico independente para a direção, o elevador hidráulico de alta pressão e as válvulas de telecomando (VTCs).
Uma bomba de engrenagens em tandem acionada pelo motor fornece energia a este sistema. Basicamente, são duas bombas que funcionam em conjunto como uma só para fornecerem uma taxa de caudal elevada de até 71 l/min. A metade dianteira da bomba fornece um fluxo hidráulico de 25-l/min ao circuito da direção. A metade traseira da bomba fornece um fluxo hidráulico de 46-l/min às VTCs e ao elevador hidráulico. Este sistema de bomba em tandem assegura uma capacidade e rendimento hidráulico excelentes:
A boca de enchimento para o óleo hidráulico e da transmissão está localizado na parte traseira do trator para um fácil acesso desobstruído durante a manutenção. A tampa de enchimento tem uma vareta integrada para medir com precisão o nível de óleo na transmissão.
A série 5E oferece até duas VTCs centrais ou traseiras. Podem ser encomendadas duas VTCs centrais em conjunto com uma VTC traseira ou duas VTCs traseiras sem VTC central. Todas as VTCs têm acopladores rápidos de empurrar como equipamento de série.
Todas as VTCs opcionais podem ser operadas confortavelmente através do joystick.
Uma VTC atuadora dupla é equipamento de série em todos os 5E.
A direção assistida assegura um elevado rendimento da elevação mesmo durante a direção simultânea. A bomba extra de 25-l/min é responsável pelas manobras de viragem rápida.
A Direção assistida oferece uma Direção sem esforço e confortável.
O espaço de trabalho nos tratores série 5E é muito espaçoso e fácil de entrar e sair de ambos os lados. Todos os controlos são facilmente acessíveis e posicionados intuitivamente para que mesmo operadores com pouca experiência possam rapidamente entender o funcionamento do trator.
Os controlos são codificados por cores: alavancas de tomada de força (TDF) em amarelo, alavancas de condução em cor de laranja e alavancas hidráulicas em preto. Para cumprir os requisitos da União Europeia (UE) relativamente aos baixos níveis de ruído, toda a interface do operador está isolada das vibrações e do ruído do motor e da transmissão.
A plataforma na parte traseira é fechada, o que não só permite mais espaço de armazenamento para os pertences pessoais do operador como também oferece proteção contra a lama que salta da parte de trás do trator.
Os guarda-lamas cobrem todo o pneu desde a parte superior até à parte inferior da plataforma. Isto mantém a plataforma limpa da terra que salta das rodas. As luzes indicadoras e de posição estão integradas nos guarda-lamas para protegê-las ao conduzir por árvores, agindo como um corta-vento nas cabeceiras.
Os guarda-lamas de cobertura total são uma característica única nesta classe de trator.
A plataforma é fechada na parte dianteira com as coberturas anti-choque Perspex® para protegerem as rodas dianteiras contra o vento e a sujidade . Está garantida uma excelente visibilidade frontal.
Na opção da segunda VTC, os tratores 5E têm um joystick separado para operarem duas VTCs de forma simultânea.
A luz de aviso rotativa de série assegura que os operadores da 5E podem ser vistos ao conduzirem em estradas.
A luz de trabalho traseira também está incluída de série para melhorar a visibilidade noturna.
Os assentos são ajustáveis e resistentes à água. Para segurança adicional, um cinto de segurança é instalado de série.
O botão de ajuste está localizado atrás do assento. As marcas do peso encontram-se na parte traseira do assento. A suspensão do assento funciona de acordo com o peso do operador.
Nos trabalhos onde exista uma altura livre limitado—por exemplo, em vinhas, viveiros, pomares, oliveiras ou outras explorações com árvores—os tratores 5E estão equipados com um arco de segurança anticapotamento rebatível. Isto significa que também se pode entrar nos celeiros e estábulos de baixa altura com facilidade. Um espelho telescópico também é colocado dentro do raio de alcance fácil do assento.
Os tratores da série 5E têm uma caixa de ferramentas colocada junto ao degrau do lado direito.
O operador de um trator série 5E apreciará a redução dos níveis de ruído e de vibrações no banco, volante da direção e controlos de alavanca na cabina com um arco de segurança anticapotamento (ROPS) certificado e instalado na fábrica.
As cabinas são instaladas no chassis do trator como uma unidade integral e montadas em isoladores compostos. Este sistema de instalação e montagem é semelhante aos métodos de montagem bem-sucedidos dos tratores agrícolas de maior potência da família John Deere.
O conjunto completo da cabina inclui o piso e a coluna de direção. Este tipo de cabina completamente isolado reduz significativamente os níveis de ruído no interior da cabina. Cria também um ambiente mais isolado, pelo que a quantidade de partículas suspensas no arque entra na cabina, tais como poeiras e pólen, é significativamente menor.
A cabina é muito espaçosa, permitindo um espaço amplo para os comandos e o armazenamento. O piso plano confere uma sensação de espaço ainda maior.
O painel de controlo do teto situa-se do lado superior direito e os componentes do ar condicionado situam-se nos cantos superiores traseiros da cabina, onde a questão da visibilidade não é tão crítica. Isto proporciona ao operador a visibilidade para a pá-carregadora a uma altura que nenhum fabricante da concorrência consegue igualar.
As cabinas da série 5E providenciam um ambiente limpo, silencioso e protegido de elementos exteriores. Os potentes sistemas de ar condicionado e aquecimento permitem ao operador controlar a climatização da cabina de acordo com as suas preferências, independentemente das condições exteriores. O para-sol de série bloqueia a luz do sol em dias claros, enquanto uma luz do teto permite ao operador visualizar os comandos em qualquer altura do dia.
As janelas laterais da cabina abrem para a frente, para uma excelente ventilação e a porta esquerda abre bastante, permitindo uma entrada e saída fáceis.
A janela traseira abre até 70 graus, assegurando uma maior visibilidade ao conetar as alfaias. Um espelho retrovisor interior assegura uma visibilidade adicional.
O design interior limpo e organizado com plataforma plana maximiza o espaço do operador. Um porta-copos, localizado de forma conveniente, providencia espaço para a bebida escolhida pelo operador.
Desfrute ainda mais da viagem com um rádio ou um leitor de CDs, disponíveis como acessórios de instalação no campo. As cabinas estão preparadas para rádio, dispondo inclusivamente de altifalantes de série e de cablagem para rádio.
Excelente visibilidade geral em todas as aplicações com uma janela traseira basculante que abre até 70 graus, para um engate mais fácil de alfaias e melhor visibilidade. Um limpa e lava para-brisas dianteiro assegura ao operador a possibilidade de ver todo o ambiente circundante do trator (um limpa para-brisas traseiro está disponível para instalação no campo).
A excelente visibilidade noturna é assegurada pelas luzes de trabalho, facilmente ajustáveis para redirecionar a luz, sem a necessidade de ferramentas.
Uma útil tomada elétrica de três pinos está disponível para um monitor, controladores e outras necessidades operacionais. Quatro conjuntos de acessórios de montagem e uma ficha de acesso traseiro amovível para cablagens do monitor ou controlador também facilitam a utilização de um monitor.
Uma tomada elétrica traseira de sete pinos para os requisitos elétricos das alfaias e um alternador de 90 A asseguram o cumprimento dos principais requisitos elétricos. Para lidar com os requisitos hidráulicos superiores e do conjunto propulsor em condições severas, um refrigerador de óleo hidráulico é equipamento de série.
As características adicionais são as que se seguem:
Um assento Deluxe em tecido, com cinto de segurança retrátil, é equipamento de série:
A cabina TechCenter é a de maior tamanho na categoria de tratores de 55 a 80 CV. Oferece uma comodidade exclusiva, com amplo espaço, uma tapeçaria de luxo, três suportes para bebidas e múltiplos espaços para transportar dispositivos móveis e alimentos. O assento estofado inclui apoio de braços, ajuste de peso mecânico e ajuste longitudinal.
O para-brisas da cabina TechCenter estende-se até ao teto. Os comandos do ar condicionado, o aquecimento e o rádio foram deslocados para um lado do teto com o fim de facilitar a visibilidade em operações de carga.
A alavanca elétrica do PowrReverser pode ser acionada manualmente desde o volante de direção ao manobrar nas cabeceiras.
O volante de direção e a alavanca do inversor podem ser inclinados horizontalmente, bem como estendidos ou retraídos, o que assegura a comodidade do operador. Além disso, esta característica torna mais cómodo a manipulação da direção durante os longos dias de trabalho.
NOTA: a coluna de direção rebatível e telescópica só está disponível em modelos com cabina. Não disponível nas variantes da plataforma aberta com isolamento (IOOS)
As velocidades de trabalho e da TDF podem ser controladas premindo um interruptor do computador com ecrã digital integrado, o que permite ao operador poupar combustível e fertilizantes. O computador integrado e o interruptor estão na consola frontal.
A transmissão PowrReverser oferece 16 velocidades de avanço e 16 velocidades de retrocesso (12A/12R). Esta duradoura transmissão é similar à disponível nos tratores 5E de 4 cilindros.
O inversor elétrico PowrReverser permite manobrar com comodidade e rapidez nas cabeceiras. Ao alcançar o limite do campo, o operador só tem de acionar a alavanca do inversor elétrico, situada no volante de direção. Também permite ao operador guiar e trocar de velocidade simultaneamente, sem usar o pedal da embraiagem.
Outra característica muito prática para as manobras nas cabeceiras é a possibilidade de controlar a agressividade da modulação avanço/retrocesso. O operador dispõe da flexibilidade de controlar a modulação, desde uma resposta lenta, necessária para operações de carga, a uma resposta rápida, necessária quando cada minuto conta, (por exemplo, na colheita ou sementeira).
A gama de tratores da série 5E oferece a fiável transmissão com sincronizador do eixo superior e nove velocidades de avanço/ três de retrocesso (9F/3R). A transmissão comprovada da série 5E fornece:
Todos os tratores da série 5E estão equipados com a última geração de transmissões com mudança suave de velocidades, inclusive para operadores de trator pouco experientes.
Esta mudança suave é possibilitada pelo sincronizador do eixo superior, que ajusta as velocidades das engrenagens correspondentes de forma a permitir uma mudança de velocidades suave enquanto o trator está em movimento.
As manobras de marcha-atrás rápidas durante os trabalhos com a pá-carregadora ou na cabeceira podem ser efetuadas facilmente com a exclusiva mudança de velocidades em linha.
Na mudança de velocidades em linha, a segunda velocidade é posicionada diretamente no lado oposto da alavanca de velocidades, para que o operador possa mudar da segunda velocidade de avanço para a marcha-atrás numa mesma linha. A segunda velocidade de avanço e a marcha-atrás têm a mesma velocidade, o que significa que a mudança em linha pode ser utilizada como um inversor. Devido ao sincronizador de eixo superior, esta solução de inversor integrado pode ser mudada de forma suave.
A alavanca de velocidades é posicionada junto ao joystick da válvula de telecomando (VTC) de forma a mudar rapidamente entre eles ao operar a alfaia ou a pá-carregadora frontal durante a marcha-atrás:
Mudança de velocidades confortável sem inclinar para a frente — esta é apenas uma das vantagens das alavancas de velocidades laterais. A alavanca de grupos situa-se convenientemente no lado esquerdo do operador. A alavanca de velocidades é colocada no lado direito para que o operador possa encontrar intuitivamente a velocidade e o grupo adequados. Todas as alavancas de velocidades são codificadas por cores em laranja para uma familiarização rápida dos operadores menos experientes.
A alavanca da mudança de velocidades está colocada de forma ergonómica ao alcance da mão, numa posição ideal para o operador. É possível realizar as mudanças das velocidades de avanço e da marcha-atrás com movimentos curtos e bem definidos da alavanca . Quando está em ponto morto, a alavanca das velocidades vai automaticamente para a ranhura entre a segunda e a terceira velocidades, o que torna a mudança de velocidades muito confortável, especialmente ao viajar-se numa estrada onde as velocidades necessitam de ser mudadas rapidamente.
Todas as engrenagens estão sincronizadas.
São fornecidos três grupos para que sempre seja possível encontrar a engrenagem adequada para cada aplicação. As engrenagens helicoidais de alto contacto proporcionam um contacto de dentes grandes para uma maior capacidade de transmissão de binário e um funcionamento mais silencioso.
A embraigem PermaClutch está de volta. As embraiagens hidráulicas em banho de óleo de avanço e marcha-atrás estão continuamente refrigeradas por óleo refrigerado para assegurar a sua máxima duração e a do trator.
A embraiagem PermaClutch 3 do trator não requer reparação depois de 5000 a 6000 horas de trabalho, que é o intervalo de serviço médio de uma embraiagem de disco seco.
Isto significa uma redução dos custos de reparação e manutenção
Utilizam-se embraiagens duplas fiáveis e comprovadas no campo nos tratores 5E, uma para a tomada de força (TDF) e uma para a condução. A embraiagem dupla assegura o funcionamento independente da TDF, o que garante que a TDF possa continuar a funcionar quando a embraiagem de condução é desengatada. Isto assegura uma produtividade melhorada.
Todos os tratores da série 5E estão equipados com uma embraiagem de tipo seco com um diâmetro de 280 mm.
Todos os tratores 5E têm uma TDF 540 padrão e uma TDF 540 económica como equipamento de série. A TDF 540 económica pode ser acionada apenas com o regime do motor 1705 rpm. Isto permite emissões de ruído mais baixas e um consumo de combustível mais baixo, sendo ainda mais económica. A TDF 540 padrão é acionada com o regime do motor 2400 rpm.
Junto com o inversor elétrico, também existe um comando de conexão elétrico para a tomada de força. Isto significa que quando o operador chega ao limite do campo com um cultivador, só tem de premir um botão, situado cerca da alavanca de elevação e descida, para parar a TDF e girar rapidamente na cabeceira.
A TDF 540/540 Económica permite aos operadores seleccionar o regime do motor necessário para a sua aplicação de TDF.
A posição económica providencia 540 rpm à TDF com um regime do motor de 1700 rpm. A 540 económica é ideal para qualquer aplicação de TDF, desde a operação de um condicionador de gadanheira até uma enfardadeira ou um cortador, em que não é necessária a potência máxima.
A operação com um regime do motor inferior diminui os custos de combustível durante as tarefas. A experiência geral de operação melhora, dado que o ruído e a vibração sentidos pelo operador são menores.
Uma alavanca permite ao operador alternar simplesmente entre a 540 e a 540E quando as condições oferecem a possibilidade de poupar combustível, sem afectar o desempenho.
Para operações pesadas que requerem a potência máxima da TDF, a alavanca de comutação da TDF está situada na posição 540, a TDF está engatada e o motor a trabalhar com um regime nominal de 2400 rpm. Esta selecção dá ao veio da TDF 540 rpm e fornece a potência total publicitada com o regime nominal do motor.
A TDF 540/540 Económica oferece todas as características da TDF padrão de 540 rpm, e o bloqueio de segurança é uma medida infalível, concebida para compensar distracções do operador.
Quando o tractor se encontra na posição económica, o motor está limitado a 1700 rpm, evitando um excesso de velocidade acidental das alfaias TDF e protegendo contra uma obstrução do veio da TDF.
O bloqueio de segurança evita também a comutação acidental da alavanca do selector da TDF a regimes do motor acima de 1700 rpm, o que levaria a tempos de inactividade para reparar alfaias ou grupos de transmissão.
-Tratores John Deere novos das séries 5, 6, 7 e 8, equipamentos AMS e pás John Deere financiadas conjuntamente com o trator.
-Data de início de contrato posterior a 30 de junho 2023.
*Altura total no ponto de articulação