2038RTrator utilitário compacto
- Motor compacto a diesel de 3 cilindros
- Posto do operador cómodo
- Transmissão hidrostática fácil de usar
- Opções de cabina, pá-carregadora e plataforma de corte
Porquê compromissos? O nosso versátil trator 2038R é fácil
de utilizar e manobrar, oferecendo toda a estabilidade e fiabilidade que espera da John Deere. Os motores a diesel com arrefecimento por líquido oferecem alta potência e
velocidade, enquanto os eixos robustos, a tração às 4 rodas e o engate traseiro de 3 pontos de Categoria 1
são ideais para a execução de trabalhos pesados. A visibilidade e a facilidade de acoplamento são melhores do que nunca para garantir a produtividade contínua.
2026R
O motor diesel 3TNV76-XCJT Yanmar com 1,115-L (68 cu. in.) de cilindrada e com arrefecimento por líquido oferece 18,5 kW (24,8 hp) ao 2026R.
Modelo |
Número de cilindros |
Cilindrada do motor |
Admissão de ar |
Potência do motor* |
Potência do motor** |
Potência da TDF |
2026R |
3 |
1,115 L (68 cu in.) |
Natural |
18,5 kW (24,8 hp) |
17,5 kW (23,5 hp) |
12,5 kW (16,8 hp) |
*Motor: 18,5 kW (24,8 hp) na velocidade nominal (ECE-R120)
**Motor: 17,5 kW (23,5 hp) na velocidade nominal (ECE-R24)
2032R
O motor diesel 3TNV88C-NJT Yanmar com 1,642-L (100,2 cu. in.) de cilindrada e com arrefecimento por líquido oferece 23,3 kW (31,2 hp) ao 2032R.
Modelo |
Número de cilindros |
Cilindrada do motor |
Admissão de ar |
Potência bruta do motor* |
PS brutos do motor* |
Potência da TDF* |
2032R |
3 |
1,642 L (100,2 cu in.) |
Natural |
23 kW (30,7 hp) |
31,2 PS |
18 kW (24,2 hp) |
*Potência do motor (kW), SAE J1995 em bruto: 31,2 (23) @ 2500 rpm, PS
2038R
O motor diesel 3TNV86T-NJT Yanmar com 1,568-L (95,7 cu. in.) de cilindrada, turbocompressor e arrefecimento por líquido oferece 27,8 kW (37,3 hp) ao 2038R.
Modelo |
Número de cilindros |
Cilindrada do motor |
Admissão de ar |
Potência bruta do motor* |
PS brutos do motor* |
Potência da TDF* |
2038R |
3 |
1,568 L (95,7 cu in.) |
Turbocompressor |
27,4 kW (36,8 hp) |
37,3 PS |
22,7 kW (30,4 hp) |
*Potência do motor (kW), SAE J1995 em bruto: 37,3 (27,4) @ 2500 rpm, PS
O motor utiliza as tecnologias mais recentes para otimizar a economia de combustível, melhorar o controlo e a precisão e reduzir o impacto ambiental.
O sistema common rail (CRS) otimiza a economia de combustível e diminui os custos operacionais (em comparação com motores que não utilizam a tecnologia CRS). A injeção de alta pressão pulveriza o combustível em partículas mais finas, que ardem completamente. Tal resulta numa melhor economia de combustível e em custos operacionais mais baixos.
A unidade de controlo eletrónico (ECU) permite um controlo e precisão de combustível ideais. A ECU monitoriza e controla o motor. Monitoriza constantemente o estado do motor e regula o débito de combustível em conformidade para garantir um rendimento e emissões ideais.
O motor inclui um sistema de pós-tratamento. O sistema funciona automaticamente. O filtro de escape consiste num filtro de partículas diesel (DPF) que recolhe as partículas (PM) contidas nos gases de escape. Através de um processo de limpeza natural, a maioria das partículas presas no filtro de escape é eliminada pelo calor do fluxo de escape gerado pela utilização normal. É iniciado um ciclo de limpeza ativa quando a temperatura, a velocidade do motor ou a carga são reduzidas. Neste ciclo de limpeza, a temperatura dos gases de escape aumenta ao injetar combustível adicional durante o curso de escape do funcionamento normal do veículo no catalisador de oxidação diesel (DOC).
Poderá ser necessário um trabalho de remoção de cinza do filtro de escape após várias horas de utilização.
Dependendo da carga a que o trator foi submetido, além da temperatura ambiente, humidade e velocidade do motor, o DPF pode apresentar uma acumulação de partículas e, assim, necessitar de uma limpeza. A limpeza do filtro é determinada por uma de três condições:
A limpeza do filtro é efetuada quando ocorrer uma das três condições. Há três tipos de processos diferentes para a limpeza do filtro:
A limpeza passiva do filtro ocorre de forma natural quando o motor está a gerar calor suficiente para oxidar as partículas. Este processo automático ocorre de forma contínua durante as condições de funcionamento normais. Não aparecem ícones ou símbolos do trator no monitor durante a limpeza passiva do filtro.
NOTA: A limpeza passiva do filtro não requer qualquer envolvimento do operador e não há interrupção na operação do trator.
O motor Yanmar série TNV oferece as seguintes caraterísticas:
Yanmar é uma marca comercial da Yanmar Co., Ltd.
Se não for possível atingir as condições (de temperatura, carga ou velocidade) necessárias para a limpeza passiva do filtro, as partículas serão eliminadas com a limpeza ativa do filtro.
Para atingir as condições necessárias, o sistema de gestão da temperatura de escape (ETM) administra o início e a duração da limpeza ativa do filtro. O sistema ETM pode ajustar inúmeros parâmetros do motor e/ou injetar uma pequena quantidade de combustível na corrente de escape durante um curto espaço de tempo. O combustível converte-se em vapor e reage quimicamente com os catalisadores do DOC para gerar calor e poder oxidar as partículas.
É importante observar que não há, em momento algum, ignição de combustível no DOC/ DPF, e que não há interrupções ao funcionamento do trator.
Da mesma forma que na limpeza passiva do filtro, a limpeza ativa do filtro não requer qualquer envolvimento do operador e não há qualquer interrupção no funcionamento do trator.
Em alguns casos em que a limpeza ativa e passiva do filtro não limpou totalmente as partículas do sistema, poderá ser necessário efetuar uma limpeza estacionária do filtro. É muito provável que a única vez que se requeira a limpeza estacionária do filtro seja quando a limpeza automática do filtro tenha sido desativada durante um período de tempo amplo e quando os múltiplos avisos para ligar a limpeza do filtro tiverem sido ignorados ou quando o trator tenha sido utilizado em condições de cargas leves. Para além disso, pode-se solicitar uma limpeza estacionária do filtro se o processo de limpeza automática do filtro foi interrompido propositadamente várias ocasiões ou se a limpeza automática do filtro falhou em diversas ocasiões devido a uma falha num componente. Nestes casos isolados, o operador tem de estacionar o trator e dar início ao processo de limpeza do filtro.
O processo de limpeza estacionária do filtro tem de ser ativado com base na utilização e funcionamento do trator. O processo demora aproximadamente 30 minutos. Consulte o manual do operador para obter mais detalhes.
Este sistema de emissões no motor monitoriza constantemente o nível de fuligem do trator, garantindo que este funciona sempre com o máximo rendimento. Isto assegura um rendimento elevado em todas as condições.
NOTA: O número de horas desde a última regeneração e a percentagem do nível de fuligem são apresentados no monitor LCD.
Os tratores 2R estão equipados com uma transmissão hidrostática de dois grupos num alojamento de alumínio fundido. O fluido sob pressão fornece a potência do motor às rodas motrizes por meio de um sistema de bomba e motor em circuito fechado. As infinitas velocidades de avanço permitem que o operador sincronize a velocidade do trator com o trabalho em questão.
As prestações de segurança da transmissão hidrostática incluem:
Principais vantagens da John Deere - os controlos de pedal Twin Touch da John Deere oferecem várias importantes vantagens em comparação com os modelos de tratores com transmissão hidrostática da concorrência.
O controlo de cruzeiro eletrónico faz parte do equipamento de série nos tratores 2R. O acionamento do controlo de cruzeiro é eletrónico, com um interruptor situado na consola do lado direito.
Os tratores série 2032R e 2038R estão equipados com a função eThrottle. Esta prestação foi concebida para reduzir o uso do acelerador no máximo, visando reduzir o ruído produzido e consumir menos combustível. Com o sistema eThrottle ativado, aumentarão o regime do motor e a velocidade da transmissão ao pisar nos pedais Twin Touch. Esta prestação pode ser vantajosa em muitas aplicações diferentes, especialmente nos trabalhos com elevador frontal e pá carregadora, bem como no transporte na estrada ou em zonas de estacionamento.
Para ativar o sistema, o operador simplesmente carrega no interruptor que está situado no lado direito da consola frontal. Uma vez que o sistema estiver ativado, o regime do motor aumentará ou diminuirá simultaneamente conforme pisar nos pedais da transmissão TwinTouch.
Para os trabalhos com a pá carregadora frontal, o operador tirará o máximo proveito do sistema aumentando o regime do motor com o acelerador manual para pelo menos 50 por cento. Uma vez que o acelerador manual estiver ajustado, o sistema eThrottle ajudará a dar a sensação de um aumento de potência quando o cliente encher o balde com material acumulado. Quanto mais pisar no pedal TwinTouch, maior será o regime do motor. Nesse cenário, quando o operador pisar no pedal, o motor funcionará com entre 50 e 100 por cento de aceleração. Não será inferior a 50 por cento até que o acelerador manual seja baixado.
Para as aplicações de transporte ou a limpeza da neve, a recomendação é ativar o sistema eThrottle mas deixar o acelerador manual no baixo ralenti para que o sistema eThrottle possa controlar todo o intervalo do regime do motor, desde 0 até 100 por cento.
Nas aplicações com pá carregadora frontal (TDF) tais como o corte de relva ou a limpeza de neve, não se recomenda o uso do sistema eThrottle porque normalmente as alfaias de TDF requerem velocidade constante para poderem funcionar corretamente.
O sistema eThrottle opcional no 2026R é mecânico e pode ser pedido do centro europeu de distibuição de peças (ECDC) e com instalação na fábrica (referência opional 8290).
Sauer-Danfoss é uma marca registada da Sauer-Danfoss Incorporated.
O posto do operador foi concebido para permitir um maior conforto ao operador e aumentar a visibilidade. A configuração ergonómica e os convenientes comandos codificados por cores facilitam a identificação e o funcionamento. O design do posto do operador permite que os operadores fiquem sentados dentro da cabina, o que aumenta o conforto e a estabilidade. A cabina Comfort opcional oferece um assento com suspensão pneumática (revestimento de tecido) e um ambiente perfeito para os longos dias de trabalho, e também em condições climáticas difíceis.
De seguida indicamos as outras prestações principais do posto do operador dos tratores 2R:
O acolchoamento espesso e suave deste assento com revestimento de tecido assegura uma condução suave e confortável. O encosto alto e de contorno arredondado permite que o operador gire com maior facilidade para ver as alfaias de montagem traseira. O trator de plataforma aberta (OOS) vem com um assento amarelo confortável de série com suspensão mecânica.
As principais prestações do posto do operador incluem:
A cabina Comfort opcional da John Deere dos tratores 2R vem instalada de fábrica e torna este trator ainda mais interessante para os operadores que utilizam o trator 2026R, 2032R, e 2038R todos os dias. A porta toda de vidro sem moldura abre-se bem para um acesso fácil e o assento Premium com revestimento Premium e suspensão pneumática, com ajuste horizontal e da altura, oferece um posicionamento perfeito ao operador durante os longos dias de trabalho. O vidro dianteiro e o vidro traseiro aquecido abrem-se bem para a ventilação e um potente sistema de aquecimento oferece proteção e conforto durante todo o ano. Seja no trabalho com a pá carregadora ou alfaias frontais (por exemplo, limpeza de neve), no corte, na mobilização rotativa ou em trabalhos leves com feno, os tratores com cabina têm a versatilidade e a resistência necessárias para conseguir realizar o trabalho, protegendo o operador da intempérie.
A cabina Comfort oferece:
Prestações de segurança da cabina
O trator 2036R tem um sistema CommandCut atualizado de elevação da plataforma de corte, que permite realizar ajustes rápidos e precisos da plataforma de corte com só girar a roda de controlo e acionar a alavanca. Os avisos dos controlos tornam o funcionamento simples e repetível. A roda de ajuste da altura de corte (HOC) e a alavanca de elevação/ descida estão convenientemente situadas na consola do lado direito, sendo de acesso fácil para o operador. Algumas das principais vantagens deste sistema são:
A manutenção e assistência regulares são essenciais para assegurar o rendimento, produtividade e longevidade do trator.
Todos os pontos da manutenção diária programada podem ser executados sem a necessidade das ferramentas:
NOTA: Consulte sempre o manual do operador para todas as recomendações de manutenção e assistência.
Os tratores série 2032R e 2038R estão equipados com a função eThrottle. Esta prestação foi concebida para reduzir o uso do acelerador no máximo, visando reduzir o ruído produzido e consumir menos combustível. Com o sistema eThrottle ativado, aumentarão o regime do motor e a velocidade da transmissão ao pisar nos pedais Twin Touch™. Esta prestação pode ser vantajosa em muitas aplicações diferentes, especialmente nos trabalhos com elevador frontal e pá carregadora, bem como no transporte na estrada ou em zonas de estacionamento.
Para ativar o sistema, o produtor simplesmente carrega no interruptor que está situado no lado direito da consola frontal. Uma vez que o sistema estiver ativado, o regime do motor aumentará ou diminuirá simultaneamente conforme pisar nos pedais da transmissão TwinTouch.
Para os trabalhos com a pá carregadora frontal, o produtor tirará o máximo proveito do sistema aumentando o regime do motor com o acelerador manual para pelo menos 50 por cento. Uma vez que o acelerador manual estiver ajustado, o sistema eThrottle ajudará a dar a sensação de um aumento de potência quando o produtor encher o balde com material acumulado. Quanto mais pisar no pedal TwinTouch, maior será o regime do motor disponível. Nesse cenário, quando o produtor pisar no pedal, o motor funcionará com entre 50 e 100 por cento de aceleração. Não será inferior a 50 por cento até que o acelerador manual seja baixado.
Para as aplicações de transporte, a recomendação é ativar o sistema eThrottle mas deixar o acelerador manual no baixo ralenti para que o sistema eThrottle possa controlar todo o intervalo do regime do motor, desde 0 até 100 por cento.
Nas aplicações com pá carregadora frontal (TDF) tais como o corte de relva ou a limpeza de neve, não se recomenda o uso do sistema eThrottle porque normalmente as alfaias de TDF requerem velocidade constante para poderem funcionar corretamente.
O sistema eThrottle opcional no 2026R é mecânico e pode ser pedido do centro europeu de distibuição de peças (ECDC) e com instalação na fábrica (referência opional 8290).