Colocar, ou não colocar em sacos

Claro que qualquer pessoa gostará de olhar para um relvado perfeitamente aspirado, super-limpo e exuberante, sem folhas ou galhos. Mas será isso mesmo sempre a melhor coisa para a sua relva?

Os sistemas de ensacamento são muito convenientes e altamente eficientes. Há algo realmente satisfatório em cortar a relva e ter o problema da limpeza resolvido logo de uma vez. Mas a parte estética e a conveniência são apenas uma parte da equação no processo de ensacamento.

Isto, porque a relva cortada contêm nutrientes que seu relvado pode aproveitar. Ela é praticamente um fertilizante grátis. Assim sendo, se o seu objetivo é uma aparência bem cuidada de um relvado sem folhas, sem ramos e sem restos de relva cortada, então agora também não se deve esquecer de aplicar fertilizante para repor assim os nutrientes que está removendo ao ensacar as a relva cortada.

Por outro lado, se tiver um relvado que ficou sem ser cortado durante um longo período de tempo, o corte de relva com descarga lateral ou o corte para mulche pode favorecer o aparecimento de palha, acumulação, doenças no relvado e possíveis superfícies sem cobertura. Nestas circunstâncias, o ensacamento é a única coisa a fazer. Quanto mais cedo, melhor.

Como em todas as coisas, um equilíbrio saudável talvez seja o melhor caminho a seguir. Corte regularmente a relva e deixe ficar a relva cortada no relvado depois de terminar, pelo menos algumas vezes. Isso ajudará o seu relvado a permanecer saudável e exuberante durante muito tempo.