A regra de ouro do corte da relva

Se houvesse apenas uma regra a seguir para cortar a sua relva, então seria esta: não corte mais de 1/3 das folhas da relva ao mesmo tempo.

Se quiser manter as coisas simples e fáceis de memorizar, então adote esta regra em geral: tente não remover mais de um terço do tecido foliar existente através de uma única passagem. Aqui está o que os especialistas têm a dizer sobre isso:

“Quanto mais baixo for, mais frequentemente terá que cortar a relva para manter a altura desejada sem remover mais de um terço da planta”, diz Peter Landschoot, especialista em relvados da Penn State. Ele observa que um relvado mais curto também tem frequentemente mais problemas com as ervas daninhas, porque o copado não é tão espesso. Um copado aberto permite que mais luz alcance o solo e germine as sementes de ervas daninhas.

Quando se permite que os relvados cresçam demasiado tempo e, depois, se aplicar um corte drástico, isso pode causar condições de stress na relva. O stress pode fazer com que a relva retire nutrientes importantes do sistema radicular, degradando as raízes e tendo como resultado, eventualmente, um relvado menos saudável e menos denso, como salienta Clint Waltz, especialista em relvados de extensão da Universidade da Geórgia.