Uma árvore para a vida: como a encontrar e plantar

Quando planta uma árvore, você não faz isso apenas para si. Frequentemente, as gerações vindouras irão desfrutar dela e associá-la a si. Temos algumas dicas sobre o que há a considerar, quando quiser escolher e plantar a sua árvore.

Considerando o relacionamento de longo prazo que você e a sua família podem vir a ter com a árvore que vai plantar, será uma boa ideia refletir profundamente sobre este processo. Falámos com os especialistas e tomamos nota a respeito do que é importante:

1. O que é básico: luz, humidade, tamanho

Você poderá já ter ouvido dizer: as árvores também têm sentimentos. Mas mesmo que isso não aconteça, eles definitivamente têm preferências. Algumas gostam de muita luz, outras menos. Algumas podem tolerar um solo muito húmido, e até mesmo inundações. Se quiser que sua árvore prospere, você precisará de escolher bem o local onde a quer plantar e fazer algumas pesquisas sobre qual o tipo de árvore que se sentiria bem ali.

Vai valer mesmo a pena pensar no futuro com a antecipação de alguns anos. Quanto espaço está disponível, que forma e tamanho terá a sua árvore quando alcançar a maturidade? Tenha em consideração as distâncias apropriadas em relação às estruturas e às outras árvores. Pense também no que acontece no subsolo - as raízes de algumas árvores vão ter o comprimento de duas a três vezes a largura da árvore. Deixe-lhes o espaço suficiente, tanto quanto possível, para que possam crescer e desenvolver-se sem obstáculos formados por tubos e fundações.

2. De que gosta e o que quer?

Pense sobre as suas preferências: tamanho, forma, tipo de folha, flores vistosas, cor da folha de outono e outras características. Procura uma árvore de crescimento rápido? Se assim for, considere as eventuais contrapartidas - as peras ornamentais têm lindas flores brancas, ótimas cores no outono e crescem rapidamente. Mas elas possuem ligações ramificadas fracas, que começam a quebrar após cerca de 20 anos. Realize alguma pesquisa em sites locais de viveiros florestais ou de sites de extensão universitária.

3. Compra e plantação

Depois de saber o que deseja, chegou a hora de comprar. Tem aqui algumas opções - eis o que se recomenda: a primeira são árvores com torrões e serapilheira, a segunda inclui árvores em vasos e a terceira são árvores de raiz nua. Com terra e serapilheira, você pode ir para árvores maiores, de tamanhos entre 8 e 12 pés (2,5 - 3,6 m), mas a maior árvore do viveiro pode, no entanto, não ser a melhor escolha. Por cada 1 polegada (2,5 cm) de diâmetro, será necessário 1 ano para a árvore restabelecer as raízes que perdeu com o transplante. Isso significa que uma árvore maior poderá ter de passar vários anos regenerando as raízes antes de crescer muito, enquanto que uma árvore menor poderá possivelmente recuperar-se mais rapidamente e ficar maior mais cedo.

A primavera e o outono são as melhores épocas para plantar árvores, mas deve esperar até que o solo esteja seco e solto, mas não muito duro. Não force a plantação logo no início da primavera, pois sabe que é importante ter um solo bem quente para isso. Em climas nórdicos, a plantação no outono realizada pelo menos 6-8 semanas antes do inverno é o melhor, para que a árvore tenha tempo de se aclimatar.

Cave o buraco suficientemente fundo para que a linha superior do nível de plantação no vaso ou na serapilheira fique ao nível do solo. Para obter os melhores resultados, faça o destorroamento do solo com uma dimensão de aproximadamente 2 a 3 vezes a largura do buraco em redor da árvore para facilitar o crescimento das raízes. Assim que a árvore estiver no buraco, remova qualquer cesta de arame, serapilheira e fios, se for possível. No mínimo, use uma faca para remover a camada superior da serapilheira de modo a que ela não retire a humidade ao torrão com as raízes.

Regue bem depois de encher o buraco para compactar o solo da plantação. Dependendo da localização e do tamanho da árvore, as árvores recém-plantadas precisam de 10 a 15 galões de água por semana. Colocando 3 a 4 polegadas de mulche orgânico, tais como lascas de madeira, num diâmetro de 3 pés em redor de uma árvore recém-plantada, pode ajudar a conservar a humidade e evitar o crescimento de ervas daninhas. Mantenha a cobertura de mulche a vários centímetros do tronco das árvores.

Assim que se encontre no solo, deixe a árvore sozinha à exceção de quando tem de a regar. A fertilização e a poda (a menos que haja ramos danificados ou doentes) podem esperar até que as raízes tenham começado a crescer.