543RPá carregadora frontal sobe a parada
- Múltiplas opções de nivelamento
- Vista desobstruída
- Montagem fácil e segura
- Bloqueio sem esforço
A pá carregadora frontal 603R é perfeita para o seu trator série 6. É compatível com os engates frontais da John Deere, o seu funcionamento é preciso e fiável, possui uma longa vida útil e permite uma excelente visibilidade panorâmica. Disponível numa configuração de autonivelamento mecânico (MSL) ou não autonivelamento (NSL), a pá carregadora frontal 603R é ideal para lidar com todos os tipos de trabalho pesado.
Para termos a certeza de que as novas pás carregadoras cumprem as nossas normas – e as suas expectativas – apenas utilizamos os melhores materiais e mão-de-obra. Cada componente foi testado exaustivamente em condições mais extremas ainda mais duras do que na sua exploração.
Para desacoplar a pá-carregadora, é preciso realizar quatro passos: baixar a pá-carregadora, abrir o suporte de estacionamento, retirar os acopladores hidráulicos e desbloquear o pino do mastro.
Para desacoplar a pá-carregadora, o balde tem de estar plano em solo estável (1). O operador tem de sair da cabina e baixar os suportes de estacionamento autoajustáveis em ambos os lados da pá-carregadora (2): os suportes de estacionamento autoajustáveis permitem que o operador estacione a pá-carregadora em terreno irregular e mantenha uma boa posição com relação à estrutura de montagem, para que a pá-carregadora possa ser acoplada corretamente depois. É possível ajustar os suportes sem o uso de ferramentas.
Depois de baixar os suportes de estacionamento, é preciso retirar os acopladores hidráulicos no lado direito da pá-carregadora (3) e desbloquear a pá-carregadora das estruturas de montagem do trator (4). Uma vez realizados estes quatro passos, o operador estará pronto para mover o trator (5 e 6).
O acoplamento da pá-carregadora é rápido e conveniente graças ao design de rampa nas estruturas de montagem e ao bloqueio automático do mastro que está equipado com um dispositivo de flutuação. A única coisa que tem de fazer é conduzir o trator para que as estruturas de montagem entrem dentro do mastro e até que os indicadores de acoplamento estejam na posição de bloqueio. Agora o operador pode elevar os suportes de estacionamento (1) e conectar os acopladores (2) para que a eletricidade e a potência hidráulica da pá-carregadora passem ao trator. Design intuitivo que permite um acoplamento rápido e sem necessidade de manutenção, sendo que o acoplamento e desacoplamento rápidos da pá-carregadora permitem preparar o trator para quaisquer tarefas.
Trocar as alfaias é uma tarefa diária para muitos operadores de pás-carregadoras frontais. Graças ao sistema de acoplamento automático das alfaias (AIL) patenteado, é possível acoplar várias pás, forquilhas ou outras alfaias em menos de 3 segundos. O tratamento específico e a escolha do material utilizado asseguram que a haste possa suportar as aplicações mais exigentes, sendo portanto uma solução duradoura e permanente. O AIL é uma funcionalidade básica do suporte Euro, que é compatível com todas as alfaias Euro. Também está disponível com o suporte de transporte Combi Euro MX.
Para poder desbloquear a alfaia, o operador tem de abrir o manípulo manualmente (1). Opcionalmente, isso pode ser feito desde a cabina utilizando o sistema de desacoplamento hidráulico das alfaias (HIU). Requer um esforço mínimo para desbloquear a alfaia, sem a necessidade de ferramentas. A posição conveniente do manípulo permite um acesso fácil para o operador. O operador tem de puxar o manípulo e girá-lo para a direita. O manípulo permanecerá na posição requerida.
O próximo passo é soltar a alfaia do suporte de transporte (2): incline a alfaia e baixe a pá-carregadora até que o balde encoste no solo. A haste do suporte de transporte soltar-se-á dos ganchos da alfaia. O manípulo do suporte de transporte entra na posição standby, permitindo assim um rápido acoplamento mais tarde quando seja necessário.
O sistema de acoplamento automático das alfaias (AIL) bloqueia a alfaia no momento em que o engate da alfaia toca na placa de acionamento no suporte (2). Para conseguir isso, a barra superior do suporte deve estar ligada aos ganchos superiores da alfaia e depois será necessário começar a inverter o suporte. Não é necessário inverter o acessório totalmente. A alfaia fica bloqueada nos dois lados do suporte de transporte (1, 2). O bloqueio é rápido e fácil independentemente da altura da pá-carregadora.
Sistema de acoplamento automático das alfaias (AIL) com detalhes:
Posição do manípulo do suporte de transporte durante o processo do acoplamento
O design das pás carregadoras série R aumenta a visibilidade da alfaia, independentemente da altura de elevação da pá carregadora. Graças à sua forma curvada, os braços da pá carregadora ficam alinhados com o capô do trator, oferecendo uma melhor visibilidade ao trabalhar com a pá carregadora. O mecanismo de nivelamento mecânico está posicionado na parte inferior e, portanto, ajuda a garantir uma maior visibilidade no caso do sistema de autonivelamento mecânico (MSL). Graças ao design compacto dos braços e dos cilindros, a distância entre os cilindros elevados e os guarda-lamas garante suficiente espaço livre. Por sua vez, isso permite um ângulo de direção apropriado para manobrar a pá carregadora em espaços reduzidos.
A posição rebaixada do tubo de binário permite também uma boa visibilidade e um espaço livre perfeito para as luzes dianteiras do trator, o que representa uma solução de iluminação perfeita para uma utilização noturna.
Trabalhar em alpendres escuros, durante o anoitecer ou de noite faz parte da rotina de trabalho do agricultor. A maior visibilidade permite que o operador conduza com maior confiança e conforto. As luzes da pá carregadora estão montadas nos braços da pá carregadora e seguem os movimentos da mesma. Com um fluxo luminoso de 850 por cada luz, o sistema de iluminação é potente e permite trabalhar em condições escuras. As luzes da pá carregadora frontal têm um baixo consumo de potência de 15 W cada uma.
A opção da suspensão da pá carregadora melhora ainda mais o conforto ao utilizar as pás carregadoras série R em terrenos irregulares. O acumulador de gás está integrado e protegido no tubo do binário. A suspensão é ativada desde o assento do operador por meio de um botão no joystick mecânico (1) ou de um interruptor na consola com o joystick eletrónico. A suspensão da pá carregadora permite uma condução mais suave e menos probabilidade de perda de material.
Para mais informações, é favor consultar a secção sobre a suspensão da pá carregadora.
O interruptor de mudança de velocidades (GSS) (1) no joystick permite que o operador mude de velocidade sem tirar a mão do joystick. Durante o processo de carga, são necessários diferentes níveis de velocidade para poder operar com rapidez e de forma eficiente. A opção GSS vem instalada no joystick. Está disponível para todos os modelos de pá carregadora.
Para mais informações, consulte a secção sobre o interruptor GSS.
O conjunto de carga do balde permite que o operador aumente o ângulo de carga em 12 graus, reduzindo assim as perdas de material. Portanto, é possível deslocar uma maior quantidade de material numa mesma carga, algo que ajuda a reduzir o número de cargas e poupar tempo ao operar a pá carregadora. É preciso instalar as peças das alfaias na parte inferior do balde, onde a alfaia é acoplada na estrutura do suporte.
Para mais informações, é favor consultar a secção sobre o conjunto de carga do balde.
Todas as pás carregadoras série R estão equipadas com um suporte Euro, que permite acoplar todas as alfaias Euro à pá carregadora, independente do fabricante da alfaia. O suporte Euro é oferecido de série com um sistema de acoplamento automático das alfaias (AIL)
Os suportes de transporte Euro/SMS podem ser equipados com a opção de desacoplamento hidráulico das alfaias, que melhora muito o conforto do operador, porque permite desacoplar a alfaia premindo um botão desde o posto do operador. Não é preciso que o operador saia da cabina para retirar a pega da alfaia.
Um acumulador de gás é abastecido com óleo ao acionar a alfaia. Para ativar o dispositivo, os dois interruptores instalados no lado direito do posto do operador são premidos simultaneamente pelo operador. Esta ação solta o óleo e desbloqueia a alfaia. Em comparação com a concorrência, ainda é possível desbloquear a alfaia manualmente.
Para mais informações, é favor consultar a secção sobre o desacoplamento hidráulico das alfaias.
Graças ao design e à cinemática da pá-carregadora, os modelos da série R oferecem uma potência excecional em termos da capacidade e altura de elevação. A potência do trator John Deere é transferida à pá-carregadora por meio do sistema hidráulico.
O braço de nivelamento inferior da pá-carregadora com autonivelamento mecânico (MSL) está conectado aos cilindros de haste falsa, o que resulta em tempos de ciclo rápidos (descarga e recuo). A geometria permite uma maior capacidade de inclinação, que o operador poderá aproveitar quando as forças de arranque são maiores. Os braços compactos têm pontos de articulação mais baixos para permitir um acesso fácil para fins de lubrificação.
As especificações detalhadas das pás-carregadoras oferecem um resumo da altura e da capacidade de elevação de cada pá-carregadora (543R, 603R, 623R, 643R, 663R, e 683R).
As pás-carregadoras da série R mostram uma excelente durabilidade graças aos materiais de alta qualidade com os quais são fabricadas. Os componentes modulares de ferro fundido na pá-carregadora constituem a base de uma máquina resistente. As estruturas de montagem de ferro fundido asseguram uma base robusta para as aplicações difíceis e garantem um acoplamento correto ao chassis do trator. O resultado é uma longevidade comprovada e fiável.
A posição e a forma do tubo de binário admitem as aplicações mais pesadas com a pá-carregadora e garantem um comportamento estável da combinação trator-pá-carregadora. Para além disso, o design compacto dos braços e a cinemática da pá-carregadora significam que é uma solução forte e fiável que o cliente pode aproveitar no campo.
Visando conseguir uma alta qualidade com uma durabilidade excecional, as pás-carregadoras da série R foram testadas utilizando um banco de testes específico para pás-carregadoras frontais, com operações agrícolas pesadas. Todos os pontos de articulação foram concebidos com uma superfície de contacto mais ampla e fabricados em material de aço fundido. Os pinos de articulação têm um diâmetro específico e submetem-se a um tratamento especial para garantir uma durabilidade excecional.
Os casquilhos direcionais soldados têm uma forma específica para melhorar a distribuição dos esforços e ajudar em aplicações difíceis.
Os principais pontos de articulação estão equipados com casquilhos substituíveis, assegurando assim uma baixa frequência de lubrificação porque a massa lubrificante é distribuída de forma contínua durante os trabalhos com a pá-carregadora. É possível instalar novos casquilhos graças ao design específico dos casquilhos.
Nas pás-carregadoras da John Deere, as condutas de óleo foram instaladas no interior dos braços para as proteger contra quaisquer danos e também para melhorar a visibilidade do operador. Visando assegurar um acesso fácil às mangueiras hidráulicas, estão situadas na parte superior do tubo de binário. É fácil desmontar a cobertura do tubo de binário que protege os componentes hidráulicos.
A suspensão da pá-carregadora está situada no tubo de binário para proteger o acumulador de gás contra as influências externas.
Os tempos de ciclo rápidos do balde são importantes para descarregar a carga do balde o mais rapidamente possível para assim alcançar a maior produtividade possível enquanto se realizam as operações de carga. O design do cilindro do balde pode ter um impacto significativo no tempo de ciclo, especialmente no caso das pás-carregadoras com autonivelamento mecânico (MSL).
Todos as pás-carregadoras da série R com autonivelamento mecânico (MSL) utilizam cilindros de haste falsa nos baldes. Um cilindro de haste falsa tem menos necessidade de deslocação de óleo na cabeça do cilindro, o que lhe permite retrair-se a uma velocidade muito superior à de um cilindro normal.
Uma válvula de fecho hidráulica está incluída no equipamento de série das pás-carregadoras agrícolas da série R, para assegurar que a pá-carregadora não baixe repentinamente. Isto permite, por exemplo, bloquear os braços, quando é necessária a presença de alguém por baixo dos braços da pá-carregadora, para a realização de trabalhos de manutenção no trator.