F450EEnfardadeira de câmara fixa
- Ideal para volumes baixos a regulares
- Excelente relação qualidade-preço
- Perfeito para o enfardamento de culturas secas
As enfardadeiras F440E e F450E estabelecem a referência para facilidade de utilização, fiabilidade e baixo custo de operação. São perfeitamente adequadas para pequenas explorações agrícolas que colhem a sua própria forragem ou operações de maior envergadura que pretendem uma enfardadeira adicional para lidar com a demanda excessiva.
Dispõe de uma escolha de cintagem por corda ou película e dois diferentes tamanhos de fardos: 1,20 m (F440E) e 1,50 m (F450E). O modelo de série está equipado com um coletor de 1,50 m, mas está também disponível um coletor de 1,90 m para leiras mais amplas.
A enfardadeira F440E está concebida para pequenas explorações que normalmente enfardam palha ou feno. Uma câmara de prensagem de rolos normalmente não é a melhor solução para estas culturas. A forragem quente pode obstruir os rolos, detendo a rotação do fardo e provocando obstruções. A F450E tem um sistema completo de transportador, a solução perfeita para culturas secas. Os fardos produzidos têm uma largura de 1,2 m e um diâmetro de 1,5 m. 41 palhetas (35 mm de diâmetro) retêm firmemente a palha ou o feno assegurando a rotação contínua do fardo, em qualquer tipo de condições. Dois rolos dentados com transmissão por corrente seguram o fardo firmemente durante o início da sua formação enquanto se carrega a câmara de prensagem.
Para evitar danos ao fardo, o transportador é parado durante a descarga do fardo. Uma embraiagem de acionamento mecânico pára o transportador quando se abre o portão. Este sistema oferece as seguintes vantagens:
- menor esforço sobre a corrente do transportador, diminuindo o seu ângulo e prolongando a sua duração.
- proteção contra desgaste prematuro da pista do transportador.
- menor sonoridade da enfardadeira.
É aconselhável reduzir a velocidade da TDF do trator antes de começar a abrir o portão, com o objetivo de prolongar a duração da embraiagem e aumentar a comodidade de condução (evita sacudidas).
Ao enfardar culturas húmidas, o fardo pode ficar colado ao portão, provocando dificuldades de descarga e atrasos. Para evitar esta circunstância, duas placas de extração facilitam a descarga do fardo nas enfardadeiras F450E. As placas de extração podem ser instaladas e retiradas com facilidade por meio de parafusos.
As novas enfardadeiras F450M estão equipadas de série com um novo sistema de descarga. Permite que o fardo rode e se afaste da enfardadeira durante a descarga. A rampa também evita ter de retroceder em ladeiras e poupa tempo.
Dependendo do tipo de cultura, o operador pode ter de variar a densidade do fardo. Este ajuste pode ser complicado e impreciso, mas a F400E pode realizá-lo em questão de segundos sem ferramentas.
Um comando situado no manómetro da parte frontal da enfardadeira facilita um ajuste preciso da densidade. Quando o fardo alcança a pressão selecionada, a caixa de controlo emite um sinal sonoro. O sinal alerta ao operador para que inicie o processo de cintagem e pare a enfardadeira.
A precisão do sistema permite que todos os fardos tenham a mesma densidade e diâmetro, facilitando o seu transporte e manipulação. Para que o processo de enfardamento possa ser contínuo, o manómetro é visível desde a cabina ou plataforma.
A série F400E está equipada com um sistema de liberação automática que controla a lâmina de corte de rede após a cintagem do fardo com as voltas de rede desejadas. O operador pode ajustar com precisão o número de voltas de rede com uma variação de +/-0,5 voltas, deslocando um comando situado numa lateral da enfardadeira. Dependendo do tipo e da densidade da cultura, o operador pode selecionar desde 1,5 até 5,5 voltas. Este sistema não requer uma ferramenta para medir o comprimento das peças que controlam o sistema de ajuste da rede.
As enfardadeiras F440E e F450E têm dois ajustes diferentes de recolhedor:
- Um modelo estreito de 1,50 m (1,375 m DIN) sem sem-fins convergentes, concebido para cordões estreitos. O recolhedor dispõe de série de elevação hidráulica desde a cabina.
- Um recolhedor largo de 1,90 m (1,79 m DIN) concebido para explorações de maior tamanho. Dois sem-fins convergentes alimentam a câmara de prensagem e asseguram uma forma perfeita do fardo. Este recolhedor dispõe também de elevação hidráulica desde a cabina.
O recolhedor da série F400E está equipado com despojadores galvanizados de longa duração e barras de 4 dedos que aumentam a capacidade de recolha.
O recolhedor da série F400E oferece a máxima versatilidade ao utilizar a tecnologia de ajuste por pista excêntrica para facilitar o trabalho dos operadores. O design tradicional dos despojadores deixa pouco espaço entre os dedos do recolhedor e o rotor de alimentação, enquanto o movimento dos dedos ajuda a evitar a compressão. A tecnologia sem excêntrica exige o uso de despojadores longos, criando uma zona morta entre os dedos e o rotor. Adicionalmente, os dedos fixos podem comprimir o material em condições aderentes, provocando obstruções.
A série F400E oferece uma versatilidade ainda maior graças aos seus dedos ajustáveis. O operador pode atuar sobre a excêntrica de recolhedor para aumentar a eficiência de alimentação ao enfardar palha ou culturas húmidas:
- Ao deslocar os dedos mais perto das forquilhas (posição A), a alimentação da forquilha melhora em condições secas.
- Ao deslocar os dedos mais longe das forquilhas (posição B), a alimentação da forquilha melhora em condições húmidas ou de alta viscosidade.
A série F400E tem rodas auxiliares de série, com ambos os tipos de recolhedores. O ajuste da altura de recolhida é realizado por meio de uma simples placa que oferece até sete alturas diferentes.
A série F400E só está disponível com rodas com pneus fixas que oferecem:
- Uma suavidade de condução superior à das rodas de aço
- Um seguimento eficiente do contorno do solo
- Alta resistência ao movimento para trás
Com ambas as larguras de recolhedores, a série F400E está equipada com um ancinho recolhedor que permite uma alimentação contínua e regular da câmara de prensagem. Retirando um perno, o ancinho pode ser facilmente ajustado em quatro posições, segundo o tamanho do cordão.
As enfardadeiras F400E estão equipadas com um sistema de alimentação alternativo, com qualquer largura de recolhedor. Os 16 dedos da forquilha têm um espaçamento de 69 mm e asseguram alta capacidade, especialmente em culturas secas como palha ou feno. A ampla abertura entre o recolhedor e a câmara de prensagem:
- Preserva a estrutura da cultura e aumenta a qualidade do feno e da palha
- Limita as obstruções
As enfardadeiras da série F400E incluem dois sistemas de segurança que ajudam a evitar avarias na enfardadeira por obstruções ou sobrecargas:
- O parafuso fusível do recolhedor só limita a rotação do recolhedor. A forquilha de alimentação e a câmara de prensagem ainda recebem força. Este sistema de segurança só é ativado no caso de sobrecargas localizadas no recolhedor.
- O parafuso fusível da forquilha de alimentação pára o movimento da forquilha e o recolhedor, permitindo o movimento da câmara de prensagem. Este sistema de segurança é ativado no caso de sobrecarga nas forquilhas ou quando o operador continua a alimentar a câmara muito depois de ter alcançado a máxima densidade.
Para uma maior facilidade de manutenção, os parafusos fusíveis da forquilha de alimentação e do recolhedor são similares.