Ceifeiras-debulhadoras automotoras 1947 – 2022

Alimentando o mundo

O desenvolvimento da ceifeira-debulhadora automotora para colheitas mudou a forma como o mundo se alimenta. Atualmente, as ceifeiras-debulhadoras da John Deere efetuam a colheita de mais de metade dos grãos em todo o mundo. A história do seu sucesso, desde o Modelo 55 até à Série X, é única em termos de inovação técnica e apoio ao cliente de alta qualidade através de uma rede de concessionários profissionais.

  • 1947 Quando tudo começou

    O design do Modelo 55 da John Deere foi o precursor das ceifeiras-debulhadoras atuais’. A sua posição de condução central é elevada, supervisionando o alimentador de culturas e a plataforma. O motor está posicionado perto das rodas traseiras, atrás do condutor. O depósito de grãos está perto do eixo dianteiro para estabilidade adicional, com o peso adicional sobre o eixo dianteiro fornecendo tração extra, deixando as rodas traseiras para a direção. Ceifando cerca de 1,6 ha/h em comparação com 12 ha/h para a Série X, transformou a eficiência da colheita.

  • Acoplador da plataforma QuickTach 1970

    As primeiras plataformas de ceifeiras-debulhadoras foram integradas com o alimentador de culturas e a troca podia demorar à vontade mais de uma hora. As ceifeiras-debulhadoras deslocavam-se para o terreno com a plataforma instalada, o que limitava a sua largura para 2,55 m na Europa. O Sistema Quick Tach introduzido nas ceifeiras-debulhadoras 3300-
    7700 permitiu o reboque das plataformas atrás da ceifeira-debulhadora e a instalação no terreno em meros minutos. Isto permitiu modelos mais amplos e com capacidade mais elevada que viriam a duplicar a capacidade da ceifeira-debulhadora nos 10 anos seguintes

  • Cabina integrada da Série 1000 1982

    As primeiras cabinas começaram a aparecer opcionalmente nos anos 1960. Apresentavam um design muito básico que mantinha o condutor protegido do pó, mas eram ruidosas e insuportáveis num dia quente. Só’ em 1982, com a Série 1000, é que as ceifeiras-debulhadoras obtiveram tudo aquilo que o condutor atual’ reconheceria como uma cabina. Mais silenciosa e mais refinada, estava também equipada com ar condicionado e permitiu a adição de mais sistemas eletrónicos nos anos seguintes.

  • Protótipo do recetor StarFire 1996

    A John Deere começou a trabalhar com o Laboratório de Propulsão a Jato da NASA’ em meados dos anos 1990 para desenvolver um sistema de posicionamento da ceifeira-debulhadora. Necessitou de um investimento numa rede de estações de referência terrestres para corrigir o sinal de satélite quanto a erros devido à ionosfera e outros fenómenos. Este protótipo, conhecido como ‘ovos verdes e presunto’ levou ao lançamento do primeiro sistema StarFire em 1998 com uma precisão de 30 cm. A mais recente evolução, o recetor StarFire 7000 oferece agora orientação de precisão de até 2,5 cm

Ceifeira-debulhadora para encostas 1954

Ceifeira-debulhadora para encostas 1954

O auto-nivelamento 55H integrado na especialidade da John Deere’ em ceifeiras-debulhadoras para encostas que começou com o modelo puxado a cavalo 36B em 1936. Os filmes de marketing promoveram muitas características que os condutores atuais ’ reconheceriam: ‘direção assistida de um dedo’, travões de disco potentes e tração de velocidade variável.

Rastos 1963

Rastos 1963

Os primeiros rastos foram desenvolvidos a partir de máquinas de construção. As suas placas de aço exigiam lubrificação regular e as velocidades em estrada eram lentas. Aqui estão a ser utilizados para a colheita de arroz na Itália. Partilhando o familiar perfil triangular dos rastos de hoje’, levaria mais de 40 anos para a disponibilização de rastos de borracha fiáveis.

A primeira ceifeira-debulhadora híbrida do mundo 1992

A primeira ceifeira-debulhadora híbrida do mundo 1992

A ceifeira-debulhadora CTS (Separador de Dedo do Cilindro) dispunha de um cilindro grande e uma dianteira côncava com dois discos que forneciam uma ação de debulha secundária. Continuou a ser a única ceifeira-debulhadora do mundo’ até 1996 quando a patente da John Deere’ expirou. O corpo compacto e estreito fornecia uma capacidade de processamento excecional e ainda é vendida na Ásia para a colheita de arroz.

Monitor GreenStar 1999 1

Monitor GreenStar 1999 1

Com Parallel Tracking, o condutor teve de concentrar-se muito para manter a ceifeira-debulhadora na linha central. Só’ com AutoTrac em 2002 é que o verdadeiro guiamento com mãos livres chegou. O monitor também dispunha de Harvest Monitor e software de Mapeamento de rendimento e muitos ainda são utilizados atualmente.

Portal telemático modular 2006

As primeiras frotas de ceifeiras-debulhadoras utilizavam marcadores para sinalizar a ceifeira-debulhadora que necessitava de descarga. Depois veio o rádio por ondas curtas e os telemóveis. O MTG é a maior inovação de colheita dos últimos 20 anos, transmitindo dados em tempo real sobre o desempenho da máquina e o posicionamento para monitorização remota. Está’ a transformar o planeamento do trabalho, a logística da colheita e muito mais.

500.000ª ceifeira-debulhadora 2010

2010ª ceifeira-debulhadora 500.000

Greg Briggs da Cisco, Illinois assumiu a entraga da 500.000ª ceifeira-debulhadora John Deere, uma 9870 STS no dia 20 de maio de 2010. O Sistema de Separador de Dedos Individual foi uma partida significativa do sistema de sacudidor tradicional e tem tanto sucesso que continua vivo nos dias atuais nas ceifeiras-debulhadoras da Série S - a ceifeira-debulhadora mais popular do mundo’.

  • 1947 - Modelo 55

  • 1964 - 330/430

  • 1964 - 530/630/730

  • 1972 - Séries 900/905

  • 1987 - Série 1100

  • 1992 - Série 2000

  • 1998 - Série CTS

  • 2007 - Série T

  • 2020 - Série S

  • 2020 - Série X