NOTAS DE PRENSA   26 DE JANEIRO 2022

John Deere abrirá um hub de inovação de referência mundial na sua sede corporativa em Espanha

John Deere abrirá un hub de innovación de referencia mundial en su sede corporativa en España
  • No emblemático edifício da companhia em Parla coabitarão unidades de investigação da empresa, universidades, incubadoras de startups e outras iniciativas público-privadas, que serão desenvolvidas num novo espaço de convivência de inovação e empreendimento.
  • A decisão corresponde ao peso estratégico de Espanha e Portugal no setor agroalimentar e à aposta de crescimento em culturas de alto valor (videiras, amendoeiras, pistache, frutas, cítricos, etc.)
  • A John Deere encerra o seu ano fiscal com 44.000 milhões de dólares em vendas (+24% com relação ao ano de 2020) e um lucro líquido de quase 6.000 milhões (+110%): os seus melhores resultados comerciais da história
  • Consolidação da estratégia Smart Industrial: a companhia mantém-se como a marca mais vendida e aumenta a distância no segmento de tratores de alta potência, onde se alcançam níveis históricos de quota de mercado.

A John Deere lançará um hub de inovação com padrão mundial na sua sede corporativa em Espanha Durante o tradicional encontro anual da empresa com os meios de comunicação. Anunciou-se que destinará boa parte dos 60.000 m2 do seu centro de competência em Parla (Madrid) para receber colaborações público-privadas vocacionadas a gerar conhecimento, inovação e empreendimento.

Esta nova decisão corresponde à aposta estratégica da John Deere de continuar a liderar o mercado peninsular e com ambição em termos europeus, dado o peso internacional de Espanha e Portugal no setor agroalimentar. O objetivo é que a localidade de Parla avance como referência mundial e contribua para o crescimento de soluções inovadoras em culturas de alto valor como videira, amendoeira, pistache, frutas ou cítricos. “É nessas culturas onde a inovação pode criar um maior valor económico para os nossos clientes”.

“Estamos no edifício mais emblemático da John Deere na Europa. Auditório, campo de testes, salas de formação, etc. Este ambiente respira a história de inovação da empresa, que também é a do setor. Espanha e Portugal são grandes potências agrícolas, razão pela qual tem sentido que desde este lugar impulsionemos e lideremos a revolução tecnológica que está a chegar ao setor agroalimentar”, afirma Eduardo Martínez de Ubago, diretor de negócio da John Deere Ibérica.

A John Deere assegura já há conversações avançadas com universidades, outras multinacionais, escolas de negócios, associações e outros tipos de instituições públicas e privadas, cujo foco é gerar iniciativas como incubadoras de empresas, formações ou laboratórios de desenvolvimento e inovação.

“Já não é suficiente investir milhões para progredir com a velocidade da tecnologia. Inovar de verdade requer espaços onde convivam mentes brilhantes, sejam de grandes multinacionais, de pequenos empreendedores ou de universidades”, destaca Martínez de Ubago. “Este projeto situa-nos no epicentro da criação e do desenvolvimento de novas soluções para a indústria. Um lugar que mobilizará investimentos, ideias e talento, que trará riqueza e impacto na comunidade, no ambiente e no setor.”

Smart Industrial promove o crescimento e consolida a liderança da John Deere

Após o primeiro ano do novo modelo organizacional da empresa e da estratégia Smart Industrial, o balanço deixa resultados de crescimento históricos. A John Deere encerrou o exercício fiscal 2021 com cifras superiores a 44.000 milhões de dólares em vendas, quase 24% mais do que em 2020. O lucro líquido foi de 5.963 milhões de dólares, mais do dobro que no exercício transato.

“Beneficiamos de um momento de mercado favorável e podemos ver a estratégia Smart industrial nos lucros que estamos a obter. Temos pela frente um 2022 tão prometedor como desafiador. Deveremos enfrentar as dificuldades de abastecimento para aproveitar uma tendência de mercado muito favorável”, explica Santiago González, gerente financeiro da unidade.

No relativo à John Deere Ibérica, a venda de tratores tem vindo a aumentar 6% em média, sendo especialmente notório o incremento dos tratores de alta potência, com um aumento de 17%. De facto, além de se manter como a marca com mais vendas de tratores de mais de 150 cv, a John Deere amplia a sua distância em comparação com outras marcas, conseguindo resultados históricos que terão de ser confirmados com os registos de dezembro.

Os bons resultados também acompanharam o negócio da John Deere Financial, que em setembro completará 20 anos desde o seu lançamento em Espanha. Ernesto Flaquer, gerente geral de vendas da John Deere Financial sublinhou: “a companhia sustentará a sua aproximação ao mercado com soluções de financiamento rápidas e fáceis de usar, competitivas e vocacionadas a construir relações de longo prazo com os clientes”.

A John Deere novamente está a pôr em destaque a importância dos concessionários em todo este exercício e no seu papel-chave na estratégia Smart Industrial. “A nossa rede será a alavanca essencial para consolidar a digitalização do campo. Estamos a trabalhar intimamente com os nossos concessionários para lhes fornecer sólidas aptidões em termos de conhecimentos, dimensão, capacidade de investimento e tração de talentos”, afirmou Alicia García, gerente de desenvolvimento de concessionários.

Alicia García também reivindicou a importância do desenvolvimento tecnológico para melhorar as condições dos profissionais do setor agroalimentar, favorecendo a conciliação e promovendo progressivamente a incorporação de mulheres e jovens talentos ao setor.

A John Deere e o trator autónomo, um salto definitivo em tecnologia

A companhia apresentou na última CES (a maior feira mundial de tecnologia e eletrónica de Las Vegas, EUA) o primeiro trator autónomo, já disponível para os agricultores em 2022. É um marco na história da agricultura e da humanidade. “2022 ficará para sempre nos livros de história como o ano no qual os tratores plenamente autónomos foram introduzidos na agricultura. É assim como as crianças estudarão esse marco tal como nós fizemos no passado com a inclusão do motor de combustão interna ou a charrua de aivecas”, acrescentou Eduardo Martínez de Ubago.

Embora seja necessário que primeiro a legislação europeia evolua, o diretor de negócio da John Deere Ibérica contempla que o trator autónomo solucionará um dos grandes problemas do agricultor atual: a disponibilidade de mão de obra. “Todos os processos nos quais a automação e a tecnologia reduziram os trabalhos manuais no setor, ajudaram a gerar riqueza e melhorar a qualidade de vida das pessoas onde foram aplicados”.

A proeminência tecnológica do gigante americano possui três pilares: o desenvolvimento orgânico de 95% da tecnologia, aquisições estratégicas e associações com outras empresas num ecossistema de criação conjunta.

No referente às aquisições, destacou-se o caráter estratégico das incorporações dos últimos meses: Bear Flag Robotics, especialista em sistemas de automação; Kreisel, especializada em baterias e eletrificação, que se unem à anterior aquisição da Blue River Technology, experta em inteligência artificial. São a herança da primeira aquisição (Navcom, gestão de satélites) há mais de vinte anos.

Nesse ano, a Agróptima também se incorpora ao grupo de empresas associadas e conectadas ao centro de operações. “A Agróptima é uma referência em Espanha; fornece um grande valor na análise da rentabilidade por cultura e na documentação de aplicações. Com esta integração, elimina-se a carga manual de dados com uma transferência automática desde o centro de operações”.

A empresa mantém a sua aposta na digitalização do campo com um grande foco na ampliação do uso do Operations Center. A solução de agricultura de precisão da John Deere já possui mais de 8.000 máquinas conectadas e 6.000 utilizadores registados no conjunto de Espanha e Portugal.

No fecho do ano fiscal 2021, a plataforma já colhe 12% da superfície cultivável. Para além disso, atingiu a média de 600 conexões/mês através do sistema Expert Alerts, a solução de conexão remota ao software do trator para realizar atualizacões, manutenções, diagnósticos ou formações. Segundo Julio Redondo, gerente do serviço de pós-venda da John Deere, “estamos a melhorar a comunicação e o serviço com o cliente, que sente que tem um mecânico ao seu lado sempre que o necessitar, de forma preventiva e proativa”.

Sobre a John Deere

A Deere & Company (www.JohnDeere.com) é líder mundial no fornecimento de produtos, tecnologias e serviços avançados para clientes cujo trabalho está a revolucionar a agricultura e a construção, ou seja, aqueles que cultivam, colhem, transformam, enriquecem e constroem sobre a terra para satisfazer a crescente necessidade mundial de alimentos, combustíveis, moradias e infraestruturas.