NOTAS DE IMPRENSA   3 DE MARÇO 2022

8R 410 da John Deere agora disponível com eAutoPowr™

8R 410 da John Deere agora disponível com eAutoPowr

A primeira transmissão infinitamente variável com divisão eletromecânica da potência constitui  agora uma opção para o modelo 8R 410 e está disponível para as três variantes da máquina – 8R com rodas, 8RT e 8RX. Este é um passo significativo no percurso da John Deere em direção à eletrificação, que tem sido desenvolvida em parceria com a Joskin. O conceito de transmissão completamente novo, que inclui uma e-port para alfaias, recebeu uma medalha de ouro na AGRITECHNICA 2019 pela DLG ((Sociedad Agrícola Alemã)

Após muitos anos de investigação e desenvolvimento na área da eletrificação, a John Deere encontrou agora uma solução durável que oferece uma transmissão infinitamente variável na classe de potência acima de 400 hp. Não só tem uma maior durabilidade, como também influencia de forma positiva o rendimento geral. 

Para o novo eAutoPowrTM, a John Deere substituiu completamente os componentes hidráulicos por uma alimentação elétrica. Os dois motores elétricos sem escovas estão praticamente isentos de desgaste e a durabilidade do sistema de transmissão excede qualquer outro conceito oferecido anteriormente na indústria. Além disso, isto simplifica o design da transmissão e permite um diagnóstico técnico remoto em tempo real.   

O acionamento elétrico é concebido de forma a não só alimentar o acionamento, mas também fornecer até 100 kW de potência elétrica para alfaias externas através de corrente alternada (CA) trifásica de frequência variável de 480 V. Foi desenvolvida uma primeira aplicação pela John Deere em conjunto com a Joskin. Em combinação com o eixo de transmissão da Joskin, dois eixos do depósito de chorume são acionados eletricamente e, assim, o peso do depósito é utilizado para a tração. Isto resulta numa maior tração, menos patinagem e controlo preciso. 

O trator pode ter um rendimento ideal com menos lastro ou aumentar ainda mais a produtividade devido à capacidade de operar alfaias mais largas com o mesmo trator. Com a ajuda do eDrive, o acionamento elétrico é ativado para evitar que as rodas patinem. O limite de patinagem pode ser definido pelo condutor. Isto permite que o sistema suporte o trator de forma permanente ou apenas em certas situações como, por exemplo, ao subir uma inclinação. 

Apesar das inovações técnicas, o conforto de condução não é ignorado. Na cabina do condutor, que já era bastante silenciosa, o nível de ruído é reduzido ainda mais. O condutor também beneficia do controlo preciso da velocidade e de uma aceleração melhorada. Uma vez que velocidades de até 5 km/h são acionadas de forma completamente elétrica, é possível uma transição rápida e muito suave.