NOTAS DE PRENSA   9 de setembro 2021

Solo saudável. Menos emissões. Mais rendimento

A pressão perfeita dos pneus com o premir de um botão

CTIS

MANNHEIM, Alemanha. Um novo sistema de controlo da pressão dos pneus completamente integrado para os tratores 8R da John Deere pode agora ser encomendado de fábrica. A otimização constante da pressão dos pneus pode aumentar o rendimento e a eficiência no campo e na estrada, o que permite um rendimento global do trator melhor do que nunca.

Uma baixa pressão dos pneus no campo ajuda a evitar a compactação do solo, protege a sua estrutura ao reduzir a patinagem das rodas e a formação de sulcos que consomem muito combustível, e aumenta o rendimento na tração. Por outro lado, uma elevada pressão dos pneus na estrada melhora o comportamento na condução, enquanto a resistência ao rolamento e o desgaste dos pneus diminuem. Além disso, o consumo de combustível é substancialmente inferior tanto no campo como na estrada. O ambiente também beneficia de emissões de CO2 mais baixas e os agricultores beneficiam de uma produtividade superior e custos operacionais inferiores.

O novo sistema de enchimento dos pneus pode ser facilmente ajustado utilizando o monitor CommandCenter™ da John Deere e inclui tempos de enchimento e esvaziamento excecionalmente rápidos. Por exemplo, a pressão interna de uma combinação de pneus grandes (710/75R42 com 650/60R34) pode ser aumentada de 0,8 para 1,8 bar em apenas 6,4 minutos, enquanto para libertar a pressão dos pneus são necessários apenas 3,9 minutos. Isto é garantido pelo diâmetro interno das linhas de enchimento, 33 por cento mais largas do que as outras soluções.

Um acoplamento rápido externo permite um enchimento ainda mais rápido, por exemplo, ao utilizar ar de um compressor de um depósito de chorume. Também é possível libertar ar, por exemplo, para ligar uma pistola de ar com vista à limpeza do equipamento. Em vez das linhas de plástico padrão muitas vezes utilizadas, são utilizadas mangueiras de tecido resistente, instaladas de forma protegida nos pneus dianteiros e traseiros.

A John Deere também se encontra a dar resposta às exigências dos clientes no que diz respeito a pneus com rendimento mais elevado, e oferece uma escolha cada vez maior de pneus VF (flexão muito elevada). Como consequência, isto permite aos operadores trabalharem com a pressão dos pneus mais baixa possível, mesmo em condições de lastragem elevada.