Marcas comerciais

Marca Comercial de 1876

1876

A primeira marca registada a utilizar o veado empinado foi registada em 1876, apesar de os documentos de registo indicarem que a marca já vinha sendo utilizada há três anos. Nesse período, a John Deere estava já sedeada em Moline. A empresa produzia mais de 60.000 arados por ano, referidos habitualmente como ‘arados de Moline’, devido à localização da fábrica. Obviamente, urgia a necessidade de uma marca registada oficialmente. Uma marca registada oficialmente era também a única proteção contra a cópia e a fraude.

Esta marca registada apresenta um veado a saltar sobre um tronco. É interessante o facto de esta marca registada original apresentar um tipo de veado comum na África. O veado de cauda branca da América do Norte é retratado nas posteriores marcas registadas.

 

Marca Comercial de 1912

1912

A segunda versão da marca registada da John Deere começou a ser usada em 1910 e foi registada em 1912. O veado era novamente apresentado a saltar sobre um tronco. Contudo, apresentava agora mais pormenores e maior definição. O slogan "A marca registada de qualidade que ficou famosa graças aos bons acessórios" aparece pela primeira vez aqui, no fundo.

1936

1936

Em 1936, o comité de normalização da empresa viu a necessidade de "adaptar melhor a marca comercial para a sua aplicação nos produtos." Neste contexto, o veado passou a ter uma silhueta uniforme, tendo sido removidos todos os detalhes ornamentais do símbolo anterior. Esta alteração, combinada com o alongamento das pernas, criou um perfil mais forte e reconhecível.

Adicionou-se um rebordo de 12 lados à volta do veado que salta e modificou-se ligeiramente a forma das hastes. As palavras, "John Deere, Moline, Ill." permaneceram na mesma posição, mas foram um pouco mais acentuadas. O slogan a seguir não sofreu quaisquer alterações.

1937

1937

Em 1937 foi registada outra marca comercial atualizada. Esta, ainda mais simples. A tipografia e o veado que salta permaneceram, mas desapareceu o rebordo. A John Deere passava a dispor de uma gama de produtos muito mais ampla. Agora, havia mais lugares para colocar a marca registada, o que poderá ter levado à atualização. O facto de 1937 ter marcado o centenário da empresa também poderá ter sido outro motivo para essa alteração.

1950

1950

Esta atualização constituiu um avanço em vários aspetos, quando apareceu pela primeira vez em 1940. Inicialmente, as hastes do veado estavam viradas para a frente. A cauda estava virada para cima, para se assemelhar ao veado de cauda branca. E já não salta sobre um tronco. As palavras "John Deere," agora com um tipo de fonte mais grosso e com serifa, foram colocadas sobre o topo da cabeça e das hastes do veado. Um novo slogan - "Quality Farm Equipment" foi inscrito a negrito sem serifa, no solo, por baixo do veado. As palavras "Moline, Ill." também foram eliminadas: uma alteração há muito necessária, uma vez que a John Deere estava em expansão pelo mundo inteiro. O rebordo foi modificado, transformando-se num formato com quatro lados planos e os lados superior e inferior curvos, para unificar e incluir os elementos da marca registada.

1956

1956

A versão de 1956 da marca comercial que foi registada em 1962, exigia novamente um design mais simples. Para isso, elimina-se o slogan "Quality Farm Equipment". Nesse período, a John Deere estava estabelecida na indústria de equipamentos de construção, e os empreiteiros e lenhadores ficaram familiarizados com as máquinas amarelas e pretas, que ostentavam o símbolo. Foi acrescentado uma raio aos cantos do bordo e acrescentada uma ligeira curva a todos os quatro lados da elipse. Pela primeira vez, as palavras "John Deere" foram colocadas por baixo do veado que salta. A imagem do veado permaneceu praticamente inalterada: pernas estendidas, hastes voltadas para frente.

1968

1968

Um visual mais simples e contemporâneo marcou a revisão do logotipo em 1968. Um memorando da empresa observou que “a nova marca comercial está em sincronia com o progresso, sendo alcançado por todas as divisões da empresa. Ela propicia melhor reprodução e uma leitura mais facilitada, aumentando as possibilidades de utilização”. A imagem do veado foi racionalizada para mostrar uma silhueta reta e com apenas duas pernas, em oposição às quatro anteriores, e uma única haste com quatro pontas. A inscrição "John Deere" no logotipo foi alterada por uma versão modificada à mão, baseada no tipo de fonte Helvética. A largura do bordo da elipse foi reduzida e o tamanho do veado no seu interior foi aumentado.

2000

2000

Em 2000, a John Deere revelou a evolução mais recente da marca registada. Esta marca atualizada é fiel à forte herança da John Deere. Contudo, o reforço das hastes, ângulos, músculos e atitude, conferem à marca registada uma expressão enérgica e dinâmica. O logotipo da John Deere, depois de ser reconhecido durante décadas como o "veado empinado", vê-se pela primeira vez a saltar para o ar em vez de para o chão.

Ao longo dos anos, os refinamentos nas marcas registadas refletiram a posição em que a empresa se encontrava nesse período e o que considerava importante para o seu futuro. A versão actual ilustra a determinação da John Deere em ser a principal empresa da indústria em todo o mundo, permanecendo simultaneamente fiel aos seus valores básicos de qualidade, inovação, integridade e compromisso.