Líderes do passado

Retrato de William Butterworth

William Butterworth

Presidente

1907-1928

Presidente do Conselho de Administração

1928-1936

William Butterworth tornou-se genro de Charles Deere pelo casamento celebrado em 1892 com Katherine, filha de Deere, e entrou para a Deere & Company como assistente de compras nesse mesmo ano. Butterworth, nascido no Ohio, era astuto e com boa formação, licenciado pela Universidade de Lehigh e com um curso de Direito absolvido na Faculdade de Direito da Universidade Nacional de Washington.

Em 1897, Butterworth foi eleito tesoureiro da Deere & Company. Dez anos mais tarde, o falecimento de Charles Deere tornou possível que assumisse o cargo de presidente. Isso não constituiu surpresa, uma vez que Butterworth era já informalmente considerado o segundo-comandante da Deere. Permaneceria como presidente da empresa durante 21 anos.

Durante a sua permanência no cargo, Butterworth conduziu a empresa por um grande número de mudanças. Em 1910, o conselho de administração da Deere iniciou uma profunda reestruturação, agrupando 11 fábricas e 25 organizações de vendas espalhadas pelos Estados Unidos e Canadá numa única entidade consolidada. Em 1912, surge a moderna Deere & Company.

A linha de produtos da empresa continuou a crescer sob a liderança de Butterworth. A Deere entra no mercado das ceifeiras-debulhadoras em 1912 e adquire a Waterloo Gasoline Engine Company em 1918. Com essa última aquisição, a Deere conquistou o direito de fabricar e comercializar o popular trator de dois cilindros Waterloo Boy: o primeiro produto da empresa no mercado dos tratores.

Os trabalhadores e empregados também beneficiaram da liderança de Butterworth. Em 1907, pouco depois do falecimento de Charles Deere, foi criado um novo sistema de pensões não contributivo para os trabalhadores e empregados que se reformassem com 20 ou mais anos de serviço. O sistema de pensões, bem como um programa complementar de prestações em caso de doença ou incapacidade, embora não fossem os primeiros nos Estados Unidos, constituem certamente medidas pioneiras por parte da Deere.

Quando em 1928 se reformou, Butterworth ascendeu ao cargo de primeiro presidente do conselho de administração da Deere. Um ano antes, em 1927, tinha sido eleito presidente da Câmara do Comércio dos Estados Unidos. Foi reeleito para o mesmo cargo três vezes consecutivas, antes do seu falecimento em 1936.

Deere & Company (NYSE: DE) é um líder mundial no fornecimento de produtos e serviços avançados, assumindo o compromisso de êxito com os clientes cujo trabalho esteja vinculado à terra – com aqueles que cultivam, colhem, transformam, enriquecem e constroem sobre a terra para satisfazer a crescente procura mundial de alimentos, combustível, moradias e infraestruturas. Desde 1837 que a John Deere tem vindo a disponibilizar produtos de superior qualidade, fabricados com base numa tradição de integridade. Para mais informações, visite a John Deere no seu website mundial, em www.JohnDeere.com.