Líderes do passado

Retrato de Robert Hanson

Robert Hanson

Presidente e CEO

1982-1990

A distinguida carreira de Robert Hanson na Deere & Company abarca mais de quarenta anos. Natural de East Moline, no Illinois, e licenciado pela Universidade de Augustana, localizada próximo de Rock Island, igualmente nesse mesmo estado, cresceu numa comunidade fortemente envolvida pela tradição John Deere.

Hanson iniciou a sua carreira profissional na John Deere em 1950, nas instalações da John Deere Intercontinental, Ltd. Foi eleito vice-presidente sénior da Divisão Internacional da Deere em 1973. Dois anos depois, William Hewitt nomeou Hanson para a posição de vice-presidente executivo, constituindo-o assim como um seu provável sucessor.

Em 1978, Hanson foi nomeado presidente da Deere & Company, tornando-se o primeiro presidente da empresa sem parentesco com a família de John Deere. No ano seguinte, foi designado presidente e CEO, tendo em 1982 sido eleito presidente do conselho de administração e CEO, após a aposentação de William Hewitt.

Hanson iniciou o seu mandato como presidente do conselho de administração numa fase crítica do ciclo de máquinas agrícolas. A um período de enorme inflação nos finais da década de 1970, seguiram-se graves recessões no início da década de 1980, bem como uma diminuição das vendas de equipamentos agrícolas e de construção.

Sob a liderança de Hanson, a empresa olhou para o seu interior a fim de reduzir os custos. Em 1988 já a empresa tinha superado os desafios económicos dos últimos seis anos, com as vendas a subir significativamente. Os lucros desse ano ultrapassaram os 315 milhões de dólares.

Mesmo após a quebra na economia, a Deere & Company continuou a expandir-se e a diversificar-se. Em 1985 a empresa entrou no mercado dos cuidados de saúde ao constituir a John Deere Health Care, Inc. Três anos depois, a John Deere iniciou um empreendimento conjunto para montagem de escavadoras nos Estados Unidos e, em 1989, a empresa adquiriu a Funk Manufacturing, um fabricante de componentes de unidades propulsoras.

Robert Hanson reformou-se em 1990, após ter liderado com êxito a empresa ao longo de um dos períodos mais difíceis que esta atravessou. Faleceu em 2016, com 91 anos de idade.

Deere & Company (NYSE: DE) é um líder mundial no fornecimento de produtos e serviços avançados, assumindo o compromisso de êxito com os clientes cujo trabalho esteja vinculado à terra - com aqueles que cultivam, colhem, transformam, enriquecem e constroem sobre a terra para satisfazer a crescente procura mundial de alimentos, combustível, moradias e infraestruturas. Desde 1837 que a John Deere tem vindo a disponibilizar produtos de superior qualidade, fabricados com base numa tradição de integridade. Para mais informações, visite a John Deere no seu website mundial, em www.JohnDeere.com.