Líderes do passado

Retrato de John Deere

John Deere

Fundador e Presidente

1837-1886

A história de John Deere, que desenvolveu o primeiro arado de aço autolimpante comercialmente bem sucedido, está intimamente relacionada com a colonização e o desenvolvimento da região centro-oeste dos Estados Unidos.

Deere nasceu a 7 de Fevereiro de 1804 em Rutland, Vermont, e era o terceiro filho de William Rinold Deere e Sarah Yates Deere. Em 1805, a família mudou-se para Middlebury, em Vermont, onde William se dedicou ao comércio de alfaiataria. Entrou num barco com destino a Inglaterra em 1808, na esperança de poder reclamar uma herança e poder assim assegurar uma vida mais confortável à sua família. Nunca mais se ouviu falar dele e julga-se que terá falecido durante a travessia marítima.

Criado por uma mãe com poucos recursos económicos, a instrução de John Deere foi provavelmente rudimentar e limitada às escolas oficiais de Vermont. Aos 17 anos, inicia-se no ofício de ferreiro como autodidata, profissão que desempenhou em vários lugares de Vermont.

Em 1836, viu-se confrontado em Vermont com uma economia em depressão, tendo a jovem família a seu cargo, Deere viaja sozinho para Grand Detour, no Illinois, para um novo começo. Engenhoso e trabalhador, as suas competências de ferreiro tiveram procura imediata.

Os novos agricultores pioneiros esforçavam-se por revolver o solo pesado e peganhento das pradarias com arados de ferro fundido, concebidos com base nas características do solo leve e arenoso da Nova Inglaterra. John Deere estava convencido de que um arado altamente polido e adequadamente modelado para essas condições, poderia limpar-se automaticamente à medida que ia abrindo sulcos. Em 1837 criou esse arado utilizando uma lâmina de serra partida.

Em 1841, Deere produzia já anualmente 100 desses arados. Em 1843, para produzir mais arados e satisfazer a crescente procura, constitui uma sociedade com Leonard Andrus.

Deere dissolveu a sociedade com Andrus em 1848 e transferiu as suas atividades para Moline, no Illinois, cidade que lhe oferecia vantagens ao nível da energia hidráulica, do carvão e dos transportes mais baratos, comparado com Grand Detour. Em 1850 foram acabados cerca de 1600 arados, passando a empresa em breve a produzir outras ferramentas para complementar o seu arado de aço.

Em 1858, Deere transfere a liderança da empresa para o seu filho Charles, que assume o cargo de vice-presidente. John Deere conservou o título de presidente da empresa, mas voltou a sua atenção para atividades cívicas e políticas.

Teve uma vida pública ativa ao longo de toda a sua carreira em Moline. Entre outras atividades e cargos que desempenhou, foi fundador e presidente do Banco Nacional de Moline, membro praticante da Primeira Igreja Congregacional e presidente da câmara da cidade durante dois anos.

John Deere faleceu a 17 de Maio de 1886, na sua casa de Moline.

Deere & Company (NYSE: DE) é um líder mundial no fornecimento de produtos e serviços avançados, assumindo o compromisso de êxito com os clientes cujo trabalho esteja vinculado à terra - com aqueles que cultivam, colhem, transformam, enriquecem e constroem sobre a terra para satisfazer a crescente procura mundial de alimentos, combustível, moradias e infraestruturas. Desde 1837 que a John Deere tem vindo a disponibilizar produtos de superior qualidade, fabricados com base numa tradição de integridade. Para mais informações, visite a John Deere no seu website mundial, em www.JohnDeere.com.