/ / / Combustível biodiesel

Combustível biodiesel

Características específicas do combustível biodiesel (EN 14214)

O biodiesel é um combustível produzido a partir de matérias primas renováveis (principalmente grão de colza).
John Deere realizou completos estúdios para investigar as características específicas do biodiesel na sua utilização prática. Os resultados destes ensaios proporcionam aos usuários informação muito valiosa sobre a manipulação e uso do combustível biodiesel:

  • O biodiesel tem uma densidade de potência aproximadamente 10% inferior à do combustível convencional. Isto tem incidência sobre o rendimento do motor e o consumo de combustível.
  • No caso dos motores antigos, algumas guarnições de borracha ou material sintético não são resistentes ao combustível biodiesel. Pode ser necessário, por tanto, substituir certas guarnições, retentores e mangas. O seu fornecedor habitual pode informar-lhe dos requisitos para adaptar o seu veículo.
  • Quando um veículo está a ser preparado para poder funcionar com biodiesel, pode ser necessário substituir o filtro de combustível com maior frequência, para evitar que se atasque por acumulação de sedimentos.
  • O biodiesel pode produzir a diluição do óleo de motor. John Deere recomenda fazer intervalos de substituição mais curtos e utilizar óleo da máxima qualidade.
  • Devido às propriedades dissolventes do combustível biodiesel, John Deere recomenda limpar imediatamente o biodiesel que possa cair sobre as superfícies tintadas, da mesma maneira que se faz com o combustível diesel convencional.
  • Da mesma forma que nos óleos minerais, o biodiesel pode pesar a temperaturas muito baixas.
  • O combustível biodiesel não deve ser armazenado durante mais de três meses devido a que o biodiesel absorve facilmente a humidade, e a contaminação a través da água pode ter consequências adversas nas propriedades do combustível.

No caso de armazenar o biodiesel localmente, é necessário ter em conta o seguinte:

  • O sistema de armazenamento e manipulação de combustível convencional é valido para o armazenamento de biodiesel (homologação do desenho, compatibilidade de materiais).
  • O depósito deve estar completamente limpo antes de acrescentar o biodiesel (o biodiesel é um forte agente limpador).

Consiga um alto rendimento continuado com biodiesel

John Deere investigou em profundidade a utilização de combustível biodiesel. Para evitar perdas de rendimento por acumulação interna de depósitos, recomendamos a utilização de John Deere Bioidiesel Protect 100, o qual estará disponível no concessionário John Deere ou distribuidor OEM da sua zona.

É recomendável a utilização exclusiva de biodiesel norma EM 12214, o qual deve ser adquirido num distribuidor certificado, como AGQM na Alemanha, ou num fornecedor com capacidade para demonstrar que o produto tem procedência de um fabricante homologado.
humidade