O seu jardim: Em plena floração durante grande parte do ano

Com apenas um pouco de pesquisa e planeamento, as flores coloridas podem tornar-se uma presença constante desde o início da primavera até ao final do outono. Vamos ver como é que pode chegar aí.

Isto também já lhe aconteceu? Cheio de vigor e expectativa, você deslocou-se a um viveiro no início da primavera e comprou todas aquelas plantas lindamente floridas, que o fascinavam - pronto a transformar o seu jardim num paraíso de verão. Você faz a plantação de todas elas e tudo parece fantástico. Durante algum tempo. No entanto, passados apenas alguns meses, nada mais floresce, e o seu lindo jardim tem agora uma aparência modesta.

Isso não tinha de ter acontecido. Em vez de uma compra impulsiva, reserve de preferência algum tempo para se aconselhar junto dos especialistas no viveiro local. Tendo em conta as condições do seu jardim, eles podem dizer-lhe exatamente o que deve plantar para a diversidade colorida no seu jardim possa ser vista em qualquer momento.

Não é uma má ideia ser metódico nestes casos, criando planos detalhados para conseguir uma boa mistura de plantas em todas as categorias seguintes: plantas baixas, médias e altas; plantas com boa folhagem durante toda a temporada; e plantas que florescem na primavera, no início do verão, no meio do verão, no final do verão e no outono. Para manter as coisas acessíveis, duradouras e de baixa manutenção, tente usar principalmente plantas perenes em vez de anuais.

Escolha as suas cores favoritas e crie grupos de plantas que florescerão juntas. Por exemplo, podem-se agrupar plantas que florescem em junho, como uma peónia, algumas íris da Sibéria e delfínios numa extremidade do canteiro, e outro grupo de plantas que floresçam em junho na extremidade oposta do mesmo. O resto do canteiro será preenchido com plantas de folhagem verde que irão florescer juntas mais tarde. Se tiver muitas flores distribuídas por toda parte, o olhar saltará de um para outro lado. Este projeto oferecerá aos seus olhos um lugar para pousar e apreciar a beleza.

Se for possível, você deve comprar e plantar tudo junto na primavera. A decisão onde colocar as suas plantas é sua - use a imaginação e experimente um pouco: Pegue simplesmente em todas as plantas ainda nos seus vasos e coloque-as em volta do espaço onde pretenda plantá-las, até que a composição lhe agrade. Estacas altas, médias e curtas, bem como ainda bandeiras coloridas, podem ser uma ajuda no controlo da altura das plantas e do tempo de floração, já que muitas das plantas são ainda apenas vegetação. Se assim o desejar, plante-as tal e qual como estão. Com isso conseguirá o máximo número de flores por metro quadrado de jardim, reduzirá as ervas daninhas e ajudará a inibir o crescimento das plantas que tendem a espalhar-se, reduzindo desde logo a necessidade de manutenção.

E esta é a receita: Invista algum tempo no planeamento e depois siga em frente, divirta-se, e não se preocupe com a perfeição. Desfrute deste processo, irá adorar os resultados.