Motor JD14
Capacidade para operar discos e charruas escarificadoras de tração pesada, plantadores e semeadores pneumáticos com elevados requisitos de potência e cargas de transporte grandes, como reboques de grãos e de estrume. Os componentes robustos de conceção duradoura em que pode confiar quando entra e sai do campo. Irá obter uma potência efetiva com os motores JD14 de 13,6 L da John Deere Power Systems especificamente fabricados e equipados de série nos tratores série 9 com motores de 324 a 471 kW.
Desenvolvemos o nosso motor mais recente a partir do zero, começando por fundições mais resistentes, rolamentos mais fortes e componentes internos mais robustos, todos concebidos para cumprir com as elevadas exigências do trabalho no campo. Substituímos os injetores de combustível por um sistema de combustível common rail de alta pressão (HPCR) para aumentar a eficiência de combustível e reduzir os custos de funcionamento e manutenção. As passagens integradas do líquido de arrefecimento e do óleo, juntamente com a bomba de água atualizada acionada por correia, eliminam os potenciais pontos de fuga e permitem que o compartimento do motor tenha menos componentes, o que aumenta a facilidade de manutenção e diminui a acumulação de detritos.
Também equipámos o motor com os seguintes componentes quando o reformulámos:
- Reguladores hidráulicos da folga das válvulas para manter as respetivas configurações durante o funcionamento do motor, reduzir o ruído e o desgaste das válvulas e aumentar a eficiência de combustível.
- Um acionamento hidráulico do ventilador para melhorar a capacidade de arrefecimento sem necessidade de manutenção.
- Um design atualizado de cablagem integrada, com uma configuração modular para menor vibração, maior fiabilidade e maior facilidade de assistência e diagnóstico.
- Um sistema de engrenagens traseiras totalmente integrado no bloco de ferro fundido, o que reduz o cansativo ruído do motor e aumenta a durabilidade do amortecedor da cambota.
- Sensores combinados, onde possível, o que se traduz em menos sensores, conectores e fios.
- Um potente travão do motor (apenas Fase V) que permite que os operadores utilizem o motor para controlar as velocidades do trator e da alfaia durante o transporte ou em descidas, reduzindo o desgaste dos componentes do travão do sistema de transmissão.
Tudo isto resulta no seguinte:
- Mais 14% de potência e mais 11% de binário
- Menos 3% de consumo de combustível
- Menos 10% de peso
- Redução de 13% do tempo médio de reparação e uma economia estimada de 7240 € nos custos de assistência durante toda a vida útil do motor
Comparação do motor de 13,5 L com o motor JD14 (13,6 L)
Funcionalidade |
Motor de 13,5 L |
Motor JD14 (13,6 L) |
Alimentação de combustível |
Injetores de unidade eletrónica (EUI) |
HPCR |
Pós-tratamento |
Dois copos |
Um copo |
Ajuste da folga das válvulas |
Manual |
Automático |
Travão do motor |
Não disponível |
Disponível acima dos 397 kW |
Cablagem |
Cabo simples |
Três cabos curtos |
Bomba de água |
Acionada por engrenagens |
Acionada por correia |
Sistema de engrenagens |
Montagem frontal |
Montagem traseira |
Acionamento do ventilador |
Sistema Vari-Cool™ |
Acionamento hidráulico |
NOTA: o nome do motor PowerTech™ de 13,6 L foi alterado para JD14.