4052RTratores utilitários compactos
- Motor diesel de 4 Cilindros Turboalimentado
- Opções de transmissão PowrReverser™ ou eHydro™
- Tração às 4 rodas de série
- Engate de 3 pontos, Categoria 1
O nosso trator 4052R foi especialmente concebido para
tornar a vida mais fácil! O sistema de sincronização LoadMatch™ impede a paragem abrupta do motor
mediante adaptação automática do regime de operação do motor
à carga que lhe é requerida. O sistema padrão de assistência ao engate Hitch Assist torna o uso do engate traseiro
mais rápido e seguro. A pá-carregadora frontal Quik-Park™ com autonivelamento mecânico
é acoplada em menos de três minutos,
enquanto o assento Air Ride, com suspensão pneumática de série, lhe permite usufruir do conforto
que necessita para assegurar a produtividade durante todo o dia.
O design arrojado dos tratores 4R confere um aspeto atrativo e funcional, similar ao dos tratores agrícolas de maiores dimensões. As vantagens deste design incluem:
O resultado é o aspeto distintivo do trator.
NOTA: Se o trator estiver equipado com um tubo de escape vertical opcional para instalação no campo, este tubo tem de ser retirado antes de abrir e fechar o capô do trator.
O Trator Utilitário Compacto série 4 John Deere oferece um rendimento fiável com um motor diesel de alto binário e baixas emissões, permitindo um rendimento ótimo nas condições mais difíceis. Este motor de 4 cilindros está concebido para um excelente rendimento e durabilidade e a melhor experiência operacional.
O motor diesel Yanmar tem uma reserva de binário elevado que oferece muita potência com cargas pesadas.
Este motor de 4 cilindros tem menos emissões de gases de escape e um nível de ruído reduzido. Em conformidade com as normas de emissões Fase V.
Modelo | Número de cilindros | Cilindrada do motor | Admissão de ar | Regime nominal | Potência bruta do motor | PS brutos do motor | Potência da TDF |
4052M/R | 4 | 2,1 l (128.15 cu in.) | Turbocompressor | 2600 | 37.9 kW (50.8 cv) | 51.5 PS* | 29.75 kW (39.9 cv) |
4066M/R | 4 | 2,1 l (128,15 cu in.) | Turbocompressor | 2600 | 48.5 kW (65.0 cv) | 65.9 PS** | 38.8 kW (52.0 cv) |
Dependendo da carga a que o trator foi submetido, além da temperatura ambiente, humidade e velocidade do motor, o DPF pode apresentar uma acumulação de partículas e, assim, necessitar de uma limpeza. A limpeza do filtro é determinada por uma das três condições seguintes:
A limpeza do filtro é efetuada quando ocorrer uma das três condições.
Há três tipos de processos diferentes para a limpeza do filtro:
Limpeza passiva do filtro
A limpeza passiva do filtro ocorre de forma natural quando o motor está a gerar suficiente calor para oxidar as partículas. Esse processo automático ocorre de forma contínua durante as condições de funcionamento normais. Não aparecem ícones nem símbolos do trator no monitor durante a limpeza passiva do filtro.
NOTA: A limpeza passiva do filtro não requer qualquer envolvimento do operador e não há interrupção na operação do trator.
Limpeza ativa do filtro
Se as condições (temperatura, carga ou rotações) para limpeza passiva do filtro não puderem ser reunidas, as PM são removidas com a limpeza ativa do filtro.
Para atingir as condições necessárias, o sistema de gestão da temperatura de escape (ETM) administra o início e a duração da limpeza ativa do filtro. O sistema ETM pode ajustar numerosos parâmetros do motor e/ou injetar uma pequena quantidade de combustível na corrente de escape durante um curto espaço de tempo. O combustível transforma-se em vapor e reage quimicamente com os agentes catalisadores no DOC para criar calor para oxidar as PM.
É importante observar que não há, em nenhum momento, ignição de combustível no DOC/ DPF, e que não há chamas dentro do DOC/ DPF.
Da mesma forma que na limpeza passiva do filtro, a limpeza ativa do filtro não requer nenhuma intervenção por parte do operador, e não ocorre nenhuma interrupção no funcionamento do trator.
Limpeza estacionária do filtro
Em alguns casos em que a limpeza ativa e passiva do filtro não limpou totalmente as partículas do sistema, poderá ser necessário efetuar uma limpeza do filtro com o trator parado. É muito provável que a única vez que se requeira a limpeza do filtro com o trator parado seja quando a limpeza automática do filtro tenha sido desativada durante um período de tempo amplo e quando os múltiplos avisos para ligar a limpeza do filtro tiverem sido ignorados ou quando o trator tenha sido utilizado em condições de cargas leves. Para além disso, pode-se solicitar uma limpeza estacionária do filtro se o processo de limpeza automática do filtro foi interrompido propositadamente várias ocasiões ou se a limpeza automática do filtro falhou em diversas situações devido a uma falha num componente. Nestes casos isolados, o operador tem de estacionar o trator e dar início ao processo de limpeza do filtro.
O processo de limpeza do filtro com o trator parado tem de ser ativado com base na utilização e funcionamento do trator. O processo demora aproximadamente 30 minutos. Consulte o manual do operador para obter mais detalhes.
Este sistema monitoriza constantemente o nível de fuligem do trator, garantindo que este funciona sempre com o máximo desempenho. Isto assegura um desempenho elevado em todas as condições.
NOTA: O número de horas desde a última regeneração e a percentagem do nível de fuligem são apresentados no ecrã LCD (cristal líquido).
As principais funcionalidades do motor são:
Yanmar é uma marca comercial da Yanmar Co., Ltd.
O trator está disponível com uma transmissão hidrostática eletrónica (eHydro) com três grupos de velocidades.
O fabricante Sauer-Danfoss® proporciona a bomba e o motor integrados. Isso assegura a compatibilidade dos componentes e a máxima eficiência.
A transmissão hidrostática eletrónica é ideal para trabalhos onde a produtividade é essencial, por exemplo, nas aplicações com pá carregadora ou gadanheira.
Os controlos de pedal Twin Touch™ permitem que o operador selecione o sentido da deslocação (avanço ou retrocesso) e a velocidade ao pisar no pedal.
Características principais da transmissão eHydro:
A transmissão eHydro do fabricante Sauer-Danfoss é utilizada para assegurar um funcionamento fiável. As características que asseguram a durabilidade incluem:
As características de segurança da transmissão eHydro incluem:
Os comandos por pedal Twin Touch da John Deere oferecem várias vantagens importantes em comparação com os modelos de tratores com transmissão hidrostática da concorrência.
Os práticos comandos da eHydro foram integrados num único módulo. A combinação de funcionalidades, como SpeedMatch™, LoadMatch™, MotionMatch, eThrottle e controlo de cruzeiro estilo automóvel, assegura a máxima eficiência dos tratores equipados com transmissão eHydro. Todas estas funcionalidades estão incluídas de série nos modelos 4R e proporcionam aos operadores uma experiência mais fácil e mais cómoda.
Prima o botão para ativar/desativar o eThrottle. Quando o eThrottle é ativado, o acionamento do pedal de deslocamento aumenta as rpm do motor e a velocidade do trator. (apenas no 4R) |
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Prima o botão para ativar/desativar o LoadMatch. Quando o LoadMatch é ativado, o motor não para durante aplicações com carga elevada. | |
Prima o botão para ativar/desativar o SpeedMatch. Quando o SpeedMatch é ativado, o operador pode ajustar a velocidade de deslocamento máxima pretendida. | |
Prima o botão para ativar/desativar o controlo de cruzeiro. Quando o controlo de cruzeiro é ativado, o operador pode definir a velocidade de cruzeiro. | |
Prima o botão para definir a velocidade de cruzeiro ou para diminuir a velocidade de cruzeiro/velocidade máxima definida. | |
Prima o botão para voltar à velocidade de cruzeiro definida ou para aumentar a velocidade de cruzeiro/velocidade máxima definida. | |
MotionMatch – distâncias de aceleração e desaceleração mais longas. | |
MotionMatch – distâncias de aceleração e desaceleração mais curtas. |
Prima um botão para ativar/desativar o eThrottle. Quando o eThrottle é ativado, o acionamento do pedal de deslocamento aumenta as rpm do motor e a velocidade do trator em simultâneo. Isto proporciona ao operador conforto e comodidade, bem como economia de combustível.
Um controlo de cruzeiro estilo automóvel faz parte do equipamento de série nos tratores série 4R. O acionamento do controlo de cruzeiro é eletrónico e está situado na consola do operador no lado direito.
Este ícone indica distâncias de aceleração e desaceleração mais curtas.
O LoadMatch está disponível de série nos tratores série 4R.
Caso os requisitos de binário aumentem significativamente, a transmissão reduz a velocidade do trator para compensar o aumento de carga na transmissão, aumentando o binário disponível nas rodas motrizes e minimizando as paragens.
Os comandos ajustam automaticamente a compensação do LoadMatch dependendo da aplicação para a qual o trator está a ser utilizado. As aplicações de TDF requerem menos flutuação nas velocidades do motor e portanto ajustam a velocidade baixa dependendo da velocidade da TDF. Este ajuste aumenta a eficiência e otimiza a velocidade do motor e o débito de binário de acordo com a aplicação para a qual o trator está a ser utilizado.
Embora normalmente esteja ligado, o LoadMatch pode ser desligado com os comandos na consola direita.
MotionMatch
O MotionMatch, de série nos tratores série 4R, está situado na consola direita. Oferece sete definições para regular a aceleração e desaceleração ao soltar o pedal.
Este ícone indica distâncias de aceleração e desaceleração mais longas.
O sistema SpeedMatch, que faz parte do equipamento de série dos tratores série 4R, melhora ainda mais as funções de controlo de cruzeiro eHydro porque permite pré-definir a velocidade máxima. Quando esta funcionalidade é ativada, o operador tem de pisar totalmente o pedal de deslocação para atingir a velocidade predefinida e premir o botão Set para fixar a velocidade. A partir daqui, o operador pode utilizar o controlo de cruzeiro estilo automóvel para regular a velocidade. Esta função aumenta a precisão e a segurança, especialmente em aplicações de transporte em baixa velocidade.
Alguns exemplos da aplicação do sistema SpeedMatch são na mobilização rotativa, no arejamento ou na pulverização. O SpeedMatch funciona tanto nas velocidades de avanço como de marcha-atrás definidas.
NOTA: O controlo de cruzeiro estilo automóvel e o SpeedMatch podem ser utilizados em combinação com o LoadMatch para maximizar a produtividade.
Sauer-Danfoss é uma marca comercial da Sauer-Danfoss Incorporated.
Os tratores John Deere com cabina ComfortGard são os tratores com cabina mais confortáveis, mais silenciosos e mais fáceis de utilizar do mercado. Esta solução premium foi desenvolvida após uma abrangente pesquisa junto aos clientes, com ferramentas de validação e as técnicas de design mais avançadas disponíveis.
Estão disponíveis os seguintes modelos de tratores com cabina ComfortGard John Deere:
Os tratores com cabinas foram concebidos para quem exige um rendimento superior:
Quer se utilize uma pá carregadora para remover sujidade, limpar neve ou realizar uma série de outras tarefas, como corte, trabalho com alfaias dianteiras (por exemplo, limpeza de neve), mobilização, corte rotativo ou trabalhos leves com feno, os tratores com cabina têm a versatilidade e a resistência necessárias para conseguir realizar o trabalho, protegendo o operador das intempéries.
Com certeza, os operadores irão apreciar as vantagens desta cabina, a começar pelo isolamento. Estas cabinas foram concebidas com pontos de montagem robustos, integrados na estrutura de proteção anticapotamento (ROPS), com um design único de montagem excêntrica que assegura uma condução extremamente silenciosa.
O design da estrutura de proteção anticapotamento (ROPS) de quatro postes, o interior de disposição cuidada e o depósito de combustível situado abaixo do lado traseiro esquerdo da plataforma do operador permitem uma visibilidade total de 360 graus:
Os operadores estão bem protegidos da intempérie com um sistema de climatização de alto rendimento para aquecimento e ar condicionado.
O design da cabina tem várias características que asseguram uma comodidade e visibilidade superiores para o operador:
Está disponível de série um assento com suspensão pneumática no trator 4R com cabina. Este assento foi concebido com uma almofada pneumática para a deslocação vertical do assento, o que garante o máximo conforto do operador em qualquer terreno.
Características do assento:
NOTA: A parte superior de dois componentes do assento Deluxe pode ser encomendada através do Departamento de Peças.
As principais vantagens incluem:
Equipamento de iluminação
O conjunto de iluminação de série para tratores com cabina inclui:
A iluminação opcional inclui:
Características de segurança integradas para uma maior tranquilidade do operador
A segurança faz parte do design de todos os tratores série 4M e 4R.
A funcionalidade de assistência ao engate hidráulico permite ao operador deslocar lentamente o trator para trás e para a frente enquanto se mantém atrás do mesmo. O acionamento e o funcionamento incluem os seguintes passos:
Comando auxiliar do engate hidráulico de 3 pontos
O comando auxiliar do engate hidráulico de 3 pontos, situado no para-lamas esquerdo, permite ao operador levantar ou baixar o engate hidráulico enquanto se encontra atrás do trator.
Com a combinação do comando auxiliar do engate hidráulico de 3 pontos e a assistência ao engate hidráulico, nunca foi tão fácil mudar as alfaias. Ambas as funcionalidades são equipamento de série para os modelos série 4R com transmissão eHydro™.
A tomada de força (TDF) 540/540 Economy opcional instalada no campo permite aos operadores selecionarem o regime do motor necessário para a aplicação de TDF. A posição Economy proporciona 540 rpm à TDF a cerca de 70% da velocidade nominal normal do motor. O motor funciona a uma velocidade nominal de aproximadamente 1750 rpm na posição 540 Economy. A 540 Economy é ideal para qualquer aplicação de TDF, desde a operação de uma gadanheira até uma enfardadeira ou um cortador, onde não é necessária a potência máxima. A operação com um regime do motor inferior diminui os custos de combustível durante as tarefas. A experiência geral de operação melhora, dado que o ruído e a vibração sentidos pelo operador são menores.
Uma alavanca convenientemente localizada (atrás do assento do trator) permite ao operador alternar simplesmente entre a 540 e a 540E quando as condições oferecem a possibilidade de poupar combustível, sem afetar o rendimento. Para operações pesadas que requerem a potência máxima da TDF, a alavanca de mudança da TDF está situada na posição 540, a TDF está acionada e o motor funciona a uma velocidade nominal de 2400 rpm. Esta seleção proporciona 540 rpm ao eixo da TDF e debita toda a potência anunciada à velocidade nominal do motor.
A TDF 540/540 Economy oferece todas as características da TDF padrão de 540 rpm e o bloqueio de segurança é uma medida infalível, concebida para compensar as distrações do operador. Quando o trator se encontra na posição Economy, o motor está limitado a uma velocidade de funcionamento inferior, evitando um excesso de velocidade acidental dos implementos com TDF e protegendo contra uma obstrução do eixo da TDF. O bloqueio de segurança evita também a comutação acidental da alavanca do seletor da TDF a regimes do motor superiores, o que levaria a tempos de inatividade para reparar implementos ou grupos de transmissão.
A manutenção e assistência regulares são essenciais para assegurar o rendimento, produtividade e longevidade do trator.
Todos os itens da manutenção diária programada podem ser executados sem a necessidade de ferramentas:
NOTA: Consulte sempre o manual do operador para todas as recomendações de manutenção e assistência.
À direita do operador:
À esquerda do operador: