3025ETrator utilitário compacto
- Transmissão Hydro dois pedais
- Raio de viragem fechado
- Direção assistida
- Opcional: Pá-carregadora frontal fixa
3025E
O motor diesel 3TNV88F-EPJT1 Yanmar com 1,642 L (100,2 cu. in.) de cilindrada e com arrefecimento por líquido oferece 18 kW (24,4 hp) ao 3025E.
Modelo |
Número de cilindros |
Cilindrada do motor |
Regime nominal |
Potência bruta do motor* |
PS brutos do motor* |
Potência TDF |
3025E |
3 |
1,642 L (100,2 cu in.) |
2400 |
18,2 kW (24,4 hp) |
24,7 PS |
14,4 kW (19,4 hp) |
* kW (hp) do motor, SAE J1995 em bruto: 18,2 (24,4) às 2400 rpm, PS
3038E
O motor diesel 3TNV86T-NJT Yanmar com 1,568 L (95,7 cu. in.) de cilindrada, turbocompressor e arrefecimento por líquido oferece 27,4 kW (36,7 hp) ao 3038E.
Modelo |
Número de cilindros |
Cilindrada do motor |
Regime nominal |
Potência bruta do motor* |
PS brutos do motor* |
Potência TDF |
3038E |
3 |
1,568 L (95,68 cu in.) |
2500 |
27,4 kW (36,7 hp) |
37,3 PS |
22,4 kW (30 hp) |
* kW (hp) do motor, SAE J1995 em bruto: 27,4 (36,7) às 2500 rpm, PS
O motor utiliza as tecnologias mais recentes para otimizar a economia de combustível, melhorar o controlo e a precisão e reduzir o impacto ambiental. O sistema common rail (CRS) otimiza a economia de combustível e diminui os custos operacionais (em comparação com motores que não utilizam a tecnologia CRS). A injeção de alta pressão pulveriza o combustível em partículas mais finas, que ardem completamente. Tal resulta numa melhor economia de combustível e em custos operacionais mais baixos.
A unidade de controlo eletrónico (ECU) permite um controlo e precisão de combustível ideais. A ECU monitoriza e controla o motor. Monitoriza constantemente o estado do motor e regula o débito de combustível em conformidade para garantir um rendimento e emissões ideais.
O motor inclui um sistema de pós-tratamento. O sistema funciona automaticamente. O filtro de escape consiste num filtro de partículas diesel (DPF) que recolhe as partículas (PM) contidas nos gases de escape. Através de um processo de limpeza natural, a maioria das partículas presas no filtro de escape é eliminada pelo calor do fluxo de escape gerado pela utilização normal. É iniciado um ciclo de limpeza ativa quando a temperatura, a velocidade do motor ou a carga são reduzidas. Neste ciclo de limpeza, a temperatura dos gases de escape aumenta ao injetar combustível adicional durante o curso de escape do funcionamento normal do veículo no catalisador de oxidação diesel (DOC).
Poderá ser necessário um trabalho de remoção de cinza do filtro de escape após várias horas de utilização.
Dependendo da carga a que o trator foi submetido, além da temperatura ambiente, humidade e velocidade do motor, o DPF pode apresentar uma acumulação de partículas e, assim, necessitar de uma limpeza. A limpeza do filtro é determinada por um dos três fatores seguintes:
A limpeza do filtro é efetuada quando ocorrer uma das três condições. Há três tipos de processos diferentes para a limpeza do filtro:
A limpeza passiva do filtro ocorre de forma natural quando o motor está a gerar suficiente calor para oxidar as partículas. Esse processo automático ocorre de forma contínua durante as condições de funcionamento normais. Não aparecem ícones nem símbolos do trator no monitor durante a limpeza passiva do filtro.
NOTA: A limpeza passiva do filtro não requer qualquer envolvimento do operador e não há interrupção na operação do trator.
Se as condições (temperatura, carga ou rotações) para limpeza passiva do filtro não puderem ser reunidas, as PM são removidas com a limpeza ativa do filtro.
Para atingir as condições necessárias, o sistema de gestão da temperatura de escape (ETM) administra o início e a duração da limpeza ativa do filtro. O sistema ETM pode ajustar numerosos parâmetros do motor e/ou injetar uma pequena quantidade de combustível na corrente de escape durante um curto espaço de tempo. O combustível transforma-se em vapor e reage quimicamente com os agentes catalisadores no DOC para criar calor para oxidar as PM.
É importante observar que não há, em nenhum momento, ignição de combustível no DOC/ DPF, e que não há chamas dentro do DOC/ DPF.
Da mesma forma que na limpeza passiva do filtro, a limpeza ativa do filtro não requer nenhuma intervenção por parte do operador, e não ocorre nenhuma interrupção no funcionamento do trator.
Yanmar é uma marca comercial da Yanmar Co., Ltd.
Em alguns casos em que a limpeza ativa e passiva do filtro não limpou totalmente as partículas do sistema, poderá ser necessário efetuar uma limpeza do filtro com o trator parado. No geral, a única vez em que será necessário limpar o filtro com o trator parado será quando a limpeza automática do filtro tiver sido desativada durante um longo período de tempo e quando os múltiplos avisos para ligar a limpeza do filtro tiverem sido ignorados ou quando o trator tiver sido utilizado em condições de cargas leves. Para além disso, pode-se solicitar uma limpeza estacionária do filtro se o processo de limpeza automática do filtro foi interrompido propositadamente várias ocasiões ou se a limpeza automática do filtro falhou em diversas situações devido a uma falha num componente. Nestes casos isolados, o operador tem de estacionar o trator e dar início ao processo de limpeza do filtro.
O processo de limpeza do filtro com o trator parado tem de ser ativado com base na utilização e funcionamento do trator. O processo demora aproximadamente 30 minutos. Consulte o manual do operador para obter mais detalhes.
Este sistema monitoriza constantemente o nível de fuligem do trator, garantindo que este funciona sempre com o máximo rendimento. Isto assegura um rendimento elevado em todas as condições.
NOTA: O número de horas desde a última regeneração e a percentagem do nível de fuligem são apresentados no monitor LCD.
Os Tratores da Série 3E estão disponível com uma transmissão hidrostática de dois grupos numa caixa de transmissão de alumínio fundido. O fluido sob pressão fornece a potência do motor às rodas motrizes por meio de um sistema de bomba e motor em circuito fechado. As infinitas velocidades de avanço permitem que o operador sincronize a velocidade do trator com o trabalho em questão.
As características de segurança da transmissão hidrostática incluem:
Se o operador sair do assento quando a tomada de força (TDF) estiver ativada, o motor desligar-se-á.
Principal vantagem da John Deere – os comandos por pedal Twin Touch da John Deere oferecem várias vantagens importantes em comparação com os modelos de tratores com transmissão hidrostática da concorrência.
É possível equipar o trator série 3E com um interruptor opcional de controlo de cruzeiro, que se instala na consola de controlo do lado direito. Isso permite que os operadores mantenham uma velocidade constante no transporte, em operações de corte ou noutras aplicações que requeiram um uso prolongado da transmissão. Este conjunto é muito fácil e rápido de instalar para aqueles que desejam ter esta funcionalidade.
Sauer-Danfoss é uma marca comercial da Sauer-Danfoss Incorporated.
Um design sem complicações oferece a operadores de qualquer tamanho bastante espaço para que se sintam confortáveis. Os controlos codificados por cores estão situados em cada lado do operador.
Sistema de deteção de presença do operador:
O enchimento espesso e macio do assento assegura uma condução suave e confortável.
O painel de instrumentos de fácil leitura inclui os seguintes componentes:
O trator série 3E está equipado de série com um indicador do nível de combustível que é fácil de ler desde o posto do operador, visando evitar que os operadores fiquem sem combustível.
Interruptor de presença do operador (OPS) (no assento)
A estrutura de proteção anticapotamento (ROPS) está concebida para cumprir ou exceder as normas de segurança SAE J 2194.
O trator série 3E vem equipado com a estrutura de proteção anticapotamento (ROPS). A ROPS cumpre as normas SAE J 2194 para tratores utilitários compactos.
NOTA: Recomenda-se sempre o uso de cintos de segurança ao operar o trator série 3E com estrutura de proteção anticapotamento (ROPS).
O trator série 3E pode ser equipado com um conjunto hidráulico traseiro para a parte traseira, proporcionando assim duas bobinas hidráulicas adicionais na parte traseira. Este conjunto pode ser instalado na parcela num trator com ou sem pá carregadora.
NOTA: Não compatível com o conjunto de potência suplementar.
As funções são totalmente independentes da pá carregadora. Estas válvulas remotas na parte traseira podem ser acopladas com uma ampla variedade de alfaias e acessórios, por exemplo:
Este conjunto versátil proporciona aos operadores dos tratores série 3E as opções que desejam para utilizar os seus tratores numa ampla gama de tarefas diferentes.
A primeira bobina está equipada com a posição de flutuação, o que permite que o operador siga os contornos do terreno e melhore os resultados finais com determinadas alfaias.
NOTA: Nenhuma das bobinas deste conjunto está equipada com uma posição de detenção, e portanto não devem ser conetadas a nada que tenha motor, porque a válvula não foi concebida para funcionar estando aberta. Está pensado para um caudal hidráulico momentâneo e conforme a necessidade, por exemplo, para mover um cilindro.
O tempo aproximado de instalação é entre 1 e 1,5 horas.
A manutenção e assistência regulares são essenciais para assegurar o rendimento, produtividade e longevidade do trator.
Todos os itens da manutenção diária programada podem ser executados sem a necessidade de ferramentas:
NOTA: Consulte sempre o manual do operador para todas as recomendações de manutenção e assistência.