É primavera: altura para controlar a palha

De que estamos a falar? Essa camada de residual de relva cortada, enterrada no seu relvado é a chamada palha. Eis aqui a razão pela qual você não a quer e a maneira como pode livrar-se dela.

Você já se apercebeu daquela camada de relva morta e outros resíduos orgânicos que se acumulam no seu relvado durante o outono e o inverno? Isso é a chamada palha, que em grande quantidade é prejudicial para o seu relvado e significa, que vai chegar o momento em que terá de a eliminar.

Porque é que demasiada palha é prejudicial? Porque pode evitar que a água e os nutrientes cheguem onde precisam - à zona da raiz. Portanto, se deseja uma relva saudável, espessa e resistente, o melhor será prestar atenção a essa camada de palha. Um fiável indicador para a existência de palha excessiva consiste em sentir o relvado esponjoso ao andar por cima dele.

A melhor época para eliminar a palha é a primavera, após a fase de crescimento ativo da relva e depois de ela ter sido cortada algumas vezes. Para relvas da estação quente, isso significa que a palha deve ser eliminada mais tarde na primavera, enquanto as relvas da estação fria beneficiam mais com a eliminação da palha no início da primavera e no início do outono.

Ora, qual é a melhor forma de se livrar do excesso de palha? Bem, se a área de relvado não for muito grande, um ancinho de boa qualidade vai ser suficiente.

No entanto, para relvados de maiores dimensões existe uma tecnologia de remoção de palha que funciona com o seu X100: o Thatcherator de 40 polegadas da John Deere. Use-o para escarificar ou remover a palha do seu relvado com os 20 dentes de mola e adicionar até 45 kg de peso, se necessário. Se tiver áreas pavimentadas que precisa atravessar para aceder aos seus relvados, também vai apreciar o Thatcherator como meio de transporte.