Para que servem os escarificadores?

A forma simples de revitalizar a sua relva

Uma vez feita a escarificação, é preciso proteger a relva durante alguns dias. Isso criará as condições ideais para que a relva se revitalize depois do stresse provocado pela escarificação.

A forma simples de revitalizar a sua relva

Veja como cresce a sua relva: Tanto se tiver um jardim pequeno ou grande, os nossos escarificadores elétricos e de gasolina revitalizarão a sua relva, fazendo-a crescer verde e sadia. A relva deve ter pelo menos três anos antes de realizar a sua primeira escarificação. Antes de começar, corte a relva o mais curto possível; uma altura média de 4 cm é ideal. Se for possível, trabalhe com a relva completamente seca, evitará danificar a máquina e manterá abertos os sulcos produzidos.

Despeça-se do musgo: Ter e manter uma relva saudável exige um cuidado adequado. Isto inclui uma escarificação periódica - o processo de eliminar fisicamente a camada de palha seca e musgo para que os nutrientes possam chegar até às raízes.

O QUE SIGNIFICA ESCARIFICAR?

Escarificar significa cortar a relva levemente, retirando o mulching (resíduos de relva antigos) e o musgo. Permite que o solo absorva mais oxigénio, acelerando assim o ritmo de crescimento da relva. O termo original em inglês, ‘verticutting’ é uma combinação das palavras ‘corte’ e ‘vertical’. A melhor época do ano para escarificar a relva é na primavera, entre meados de abril e o início de maio. Trata-se da época quando a relva pode beneficiar da melhor revitalização. A lâmina de picagem afiada e montada em espiral do escarificador da John Deere corta a relva com uma profundidade de milímetros. A área do solo fica então livre de relva seca e de palha indesejável.

O escarificador com recolhedor de relva recolhe o material enquanto escarifica.

A escarificação eliminará as folhas de relva quando as suas raízes forem insuficientes. Portanto, não se deve realizar a escarificação em relvas recém plantadas até depois de alguns meses, quando as raízes estiverem mais fortes no solo. Uma norma geral é que a relva deverá ter pelo menos três anos antes de realizar a primeira escarificação.

Uma vez feita a escarificação, a relva deve ser fertilizada. Dependendo do solo, também é possível nivelar a superfície. Se a relva estiver muito fina, recomenda-se uma segunda sementeira nos casos apropriados.

Palha – O que é e como é que se forma?

Durante o ano, os resíduos das plantas e da relva acumulam-se no solo. O resultado é que a superfície do solo fica mais densa e fechada. A água da chuva, o ar e os nutrientes já não podem chegar às raízes da relva. A relva fica com aspeto irregular e pouco sadia porque não é capaz de formar uma superfície contínua.

ESCARIFICAÇÃO CORRETA

Escarificar, cortar e fertilizar a sua relva com frequência manterá a sua relva atrativa e sadia. Quando a temperatura do solo atingir 8°C, a relva começará a crescer. Essas são as melhores condições para a primeira operação com o escarificador. Dependendo das condições climatéricas, é possível utilizar o escarificador na Europa entre os meses de abril e setembro. O outono também é uma ótima época para escarificar porque a sua relva receberá cuidados valiosos e será eliminado qualquer musgo que possa ter acumulado durante o verão.

É preciso seguir estes passos:

  • A relva deve ter sido cortada já uma ou duas vezes durante a primavera.
  • Corte a relva antes de realizar a escarificação com a altura mínima possível da lâmina – uma altura de corte de quatro centímetros é ideal.
  • O solo deve estar bem seco. Isso facilitará todas as fases do trabalho e também permitirá proteger a máquina.
O melhor momento para remover resíduos é no final da primavera e no outono. Os nossos escarificadores são a forma de renovar a sua relva sem esforços, tornando-a mais densa e sadia.

COMO DETERMINAR A PROFUNDIDADE DE TRABALHO CORRETA:

É favor ajustar corretamente a profundidade de trabalho. Isso dependerá da quantidade de palha seca acumulada e do grau de compactação do solo. A idade da relva é fundamental. Coloque a unidade na relva – a lâmina deverá tocar no solo. Com o motor em funcionamento, desloque o escarificador para trás e para frente, cobrindo uma pequena distância.

Corrija a profundidade de trabalho de tal forma que a lâmina apenas corte a superfície.

Agora coloque a lâmina do escarificador na posição inicial para fixar a profundidade de trabalho. Nesta posição inicial, será possível configurar a profundidade de corte da lâmina desejada e realizar os ajustes pertinentes.

A profundidade de corte de uma relva bem cuidada é de aproximadamente 3 mm e no caso de uma relva menos cuidada, é de aproximadamente 5 mm.

O princípio é que é melhor escarificar com uma profundidade de aproximadamente 3 mm cada 3 semanas.

Agora pode começar. No caso de relva bem cuidada, utilize o escarificador só num sentido. Em áreas com aspeto menos cuidado, desloque-se primeiro num sentido e depois atravesse a relva de novo. Ao mudar de sentido, assegure-se que a lâmina não penetre no solo (pega para abaixo). Trabalhe com rapidez. Se parar em algum ponto, desligue a máquina.

Passe um ancinho vigorosamente pela palha que estiver acumulada na superfície. Agora poderá fertilizar ou nivelar a relva. Caso esteja seca, não se esqueça de hidratar bem a zona.

Uma vez feita a escarificação, é preciso proteger a relva durante alguns dias. Isso criará as condições ideais para que a relva se revitalize depois do stresse provocado pela escarificação.

Importante:
em condições muito secas, é preciso hidratar a relva depois da escarificação.

É favor tomar nota no outono:
quando as condições climatéricas estiverem secas, deve-se primeiro utilizar o ancinho para reunir as folhas acumuladas no solo. Elas fornecem um adubo valioso que é idóneo para melhorar e fertilizar o solo.

O que são as acumulações de resíduos na relva? Durante o verão, os restos de relva e de outras plantas costumam acumular-se entre as folhas de relva. Depois de algum tempo, a superfície fica coberta e o solo bloqueado.

A DIFERENÇA: ESCARIFICAÇÃO E AREJAMENTO

O ‘arejamento’ da relva significa: o uso de uma máquina para criar orifícios do tamanho de um dedo na relva, com dimensões de 5 a 9 cm de profundidade e depois enchê-los de areia. O pico furador com o qual se criam os orifícios pode ser oco ou sólido.

Este processo combate a compactação da relva, permite a troca de gases e promove o crescimento das bactérias aeróbicas no solo e na relva propriamente dita. Uma vez feito o arejamento e realizada a sementeira, a relva deve ser fertilizada. Nos greens dos campos de golfe, é preciso nivelar toda a área após o arejamento.

Normalmente o arejamento é feito antes da fase de maior crescimento da relva, no início de maio ou meados de agosto. A data varia dependendo das condições do solo e das climatéricas, de tal forma que o arejamento das superfícies é um acontecimento frequente. Ao utilizar picos pequenos, nem sempre é preciso realizar o nivelamento (por exemplo para ventilar um ponto húmido).

O escarificador D38R John Deere

Transcrição