MOTIVO DE ORGULHO

Minitrator Cortador de Relva Antigo, Celeiro, Proprietário

 

Quando o pai de Uli Rübke comprou o seu primeiro minitrator em 1983, escolheu a John Deere, dizendo que não podia dar-se ao luxo de comprar um cortador barato! Trinta e dois anos depois, o seu filho e o seu neto Mark ainda o utilizam com orgulho – até organizaram um desfile para comemorar o seu 30.º aniversário.

Minitrator Cortador de Relva Antigo, Proprietário, Cliente, Casa Antiga

Quando o pai de Uli Rübke substituiu o seu velho cortador de relva manual por um minitrator John Deere em 1983, tudo mudou. De repente, todos queriam cortar a relva do seu jardim – e inclusive depois de 30 anos, ainda querem. Quer seja a arrastar toros ou reboques ou a cortar a relva de campos de futebol ou hortas, o modelo 111 da John Deere trabalhou muito todos esses anos. Agora está a desfrutar de uma reforma bem merecida – mas ainda arranca à primeira e está sempre disposto a funcionar quando é necessário.

Ao longo dos anos, um companheiro de confiança.

ULRICH RÜBKE

“Os vizinhos compraram seis ou sete minitratores baratos desde que compramos o nosso”, Uli sorri, orgulhoso da sua máquina. “Nenhum deles durou muito. Pode ser que o nosso esteja um pouco velho, mas está em bom estado. Inclusive tem os pneus dianteiros originais.”

Com o seu olhar atento e jeito responsável, Uli Rübke é exatamente como se imaginaria um capitão certificado para navegar por águas interiores. Desde o seu barco rebocador de 13 m de comprimento, comanda uma draga potente que assegura a navegabilidade do rio Aller para as embarcações de recreio e de transporte. Depois de 40 anos de serviço, Uli conhece estas águas como a palma da mão. O seu cuidado com a maquinaria é lendária entre os seus colegas: se alguém tratar o seu barco rebocador de maneira descuidada na ausência dele, Uli dar-se-á conta no próprio instante em que colocar as mãos no volante e arrancar o motor Mercedes de seis cilindros a diesel. 

Minitrator Cortador de Relva Antigo, Proprietário, Volante

     

Minitrator Cortador de Relva Antigo, Proprietário, Aldeia, Desfile

“Na cozinha da casa de vigas e tijolo que pertence à família em Wittlohe (Baixa Saxónia), há uma foto emoldurada do desfile onde Uli, a esposa Silke e o filho Mark comemoraram o 30º aniversário do seu modelo John Deere. Apesar de só ter convidado os vizinhos, a notícia correu espalhou-se a outras aldeias da zona. Quando chegou o dia, nada menos que 27 minitratores vieram para prestar homenagem. Uli e o seu fiável modelo 111 lideraram o desfile.

TAL PAI, TAL FILHO

O filho de Uli, Mark, aprendeu os detalhes mais pormenorizados do corte de relva com o seu avô. Ainda lembra o dia em que finalmente já era suficientemente maior para conduzir o modelo John Deere da família. Agora que Mark está a estudar para ser engenheiro mecatrónico, aprecia mais do que nunca a qualidade John Deere. O boné que Mark está a usar na imagem não é a única relíquia que sobreviveu ao longo do tempo: já na terceira geração de Rübkes em campo, Mark continua a usar os calções de futebol acolchoados do seu avô para jogos especiais.

A família Rübkes valoriza a qualidade e a tradição, mas também evolui com os tempos. Como membros de uma comunidade muito unida, a família apoia vários projetos ambiciosos que utilizam tecnologias de última geração para preservar ou melhorar a qualidade de vida para residentes e visitantes. Alguns dos projetos recentes incluem a construção e gestão de uma nova loja cooperativa na aldeia e a instalação de um ferry para passageiros alimentado por energia solar, algo que demorou anos e necessitou de muita paciência e perseverância para conseguir.

Imagem Antiga, Minitrator Cortador de Relva , Cliente, Jardim, Criança

  

Agora faz parte da família.

SILKE RÜBKE
Minitrator Cortador de Relva, Aldeia, Cliente

PARTE DA FAMÍLIA

Quando a família comprou um novo modelo há dois anos atrás, obviamente tinha de ser da John Deere. “O nosso novo X155R tem a mesma qualidade de construção do 111, para além de uma série de melhorias técnicas que simplificam as cosias, como o coletor de dupla camada.” A noção de trocar a sua máquina antiga nunca passou pela cabeça da família Rübkes, embora tenham a certeza que ainda vale alguma coisa. “Agora faz parte da família”, explica Silke com um encolher de ombros. “Nunca nos vamos desfazer dele. Quando não der mais de si, provavelmente iremos enterrá-lo no jardim.”

     

Minitrator Cortador de Relva Antigo, Celeiro, Proprietário

 

Histórias Relacionadas