Apresentamos o novo Gator XUV 825i de alta velocidade. Trata-se de um veículo multiuso que está fora de qualquer comparação.
O Gator XUV 825i beneficia de todas as famosas prestações do XUV 855D, por exemplo, a melhor qualidade de condução da sua categoria com suspensão totalmente independente, a caixa de transporte Deluxe, direção assistida de série e o melhor conforto para o operador. O seu motor a gasolina de 50 CV e 3 cilindros oferece as melhores velocidades de aceleração e rapidez no transporte (até 70 km/h).
Os veículos multiusos Gator™ XUV série Crossover estão equipados com uma direção de pinhão e cremalheira, e uma suspensão dianteira de duplo trapézio. Estes sistemas do tipo automotivo exibem características de manipulação excelentes. Têm uma excelente resposta e requerem pouco esforço:
O sistema de direção assistida elétrica (EPAS) tem características avançadas:
Com o sistema EPAS, o operador mantém uma conexão mecânica direta do volante de direção às rodas dianteiras. O sistema de direção assistida relaciona-se mecanicamente com o sistema de direção ao inserir-se entre o volante e a cremalheira e o pinhão.
Um sensor de binário diferencial está integrado no conjunto da direção assistida. O conjunto de placa de circuito também faz parte integrante com o conjunto de direção assistida.
A direção assistida não reduz o ráio de viragem, mas reduz significativamente o esforço da direção, em aproximadamente 85 por cento em comparação com os modelos sem direção assistida.
As descrições numeradas referem-se ao diagrama de interface EPAS mostrado acima:
A patinagem dos pneus também gera um calor e desgaste não desejado, pode ser eliminada fazendo com que as rodas interiores girem num ângulo maIor que as exteriores (direção Ackerman).
NOTA: alguns concorrentes usam direção paralela em vez da direção Ackerman.
As reações de direção definem as mudanças no ângulo do avanço da direção (ou seja, na posição das rodas) na medida que a suspensão realiza todo o seu percurso. Uma grande variação no ângulo (5 a 7 graus) afetará a direção do veículo e provocará um movimento excessivo do volante.
O design de direção Ackerman proporciona mais sensibilidade, diminui o desgaste dos pneus quando se viaja em superfícies duras, e não danifica a relva (veja a descrição abaixo)
O desvio por impacto mínimo elimina as mudanças de direção acidentais quando se circula sobre terrenos difíceis e permite que tenha menos reações do volante (veja a descrição abaixo)
O princípio Ackerman da direção define a geometria que se aplica a todos os veículos (tração simples ou dupla) para permitir uma adequada viragem do volante ao girar en cantos ou curvas.
As linhas vermelhas do design representam o percurso que realizam as rodas. É possível notar que as rodas internas do auto seguem um círculo de menor diâmetro que as rodas externas.
Se as duas rodas fizeram a mesma viragem (direção paralela), a roda interna arrastraria (efetivamente deslizariam para os lados) Isto desgasta os pneus nas superfícies duras, danifica a relva e diminiu a efetividade da direção.
Para complementar o chassis de maior capacidade disponível num veículo utilitário, o XUV está equipado com suspensão independente nas quatro rodas.
A suspensão dianteira e traseira de duplo trapézio proporciona comodidade de condução em terrenos difíceis e excelentes características de transporte.
O sistema da suspensão foi otimizado no seu conjunto para que a qualidade de condução ou a estabilidade do veículo não sejam comprometidas, tanto para os casos onde não leva carga como para quando leva uma carga completa.
A suspensão traseira independente de duplo trapézio inclui:
O modelo HPX 4X4 está propulsionado por um motor de gasolina de três cilindros, quatro tempos, dupla árvore de cames à cabeça, 812 cm3, e refrigeração a água. Desenvolve um binário motor de 6,5 kgm (47 lb-ft) a 3200 rpm. A sua avançada regulação eletrónica e sistema de injeção assegura um arranque rápido, um ralenti estável e uma excelente resposta ao acelerador.
O motor oferece as seguintes características de rendimento e fiabilidade:
A caixa de transporte Deluxe está fabricada com um material composto por 15 por cento de polipropileno reforçado com fibra de vidro que elimina o óxido e as amolgaduras e reduz o ruído.
O portão pode ser aberto ou retirado para facilitar a limpeza e para transportar objetos mais longos. O portão foi melhorado, funciona como o de uma camião e pode ser acionado com uma mão.
As retenções instaladas de série podem anuladas para baixar o portão até 150 graus para tarefas de carga e descarga.
A caixa de transporte Deluxe agora é mais fácil de reter, levantar e baixar graças ao design com manípulo integrado e cilindro de gás.
Tem uma vareta de apoio para manter a caixa em posição vertical para comodidade do operador, bem como um limite de deslocamento para o pivô da caixa.
A caixa de transporte Deluxe tem pontos de fixação integrados que a tornam mais versátil. Os pontos de fixação estão localizados nas seguintes áreas:
A caixa de transporte Deluxe transforma-se facilmente numa plataforma plana. A configuração de plataforma plana permite transportar cargas maiores.
Acessórios de série da caixa de transporte Deluxe:
Acessórios opcionais da caixa de transporte Deluxe:
Comprimento | 1143 mm (45 pol.) |
Largura | 1320 mm (52 pol.) |
Profundidade | 304 mm (11 pol.) |
Volume | 0,46 m3 (16,4 pés cúbicos) |
Capacidade de transporte | 454 kg (1000 lb) |
Ângulo de descarga t | 47 graus |
O veículo multiusos da série Crossover Gator™ XUV tem um sistema de transmissão de engenharia de precisão que utiliza ao máximo a potência do motor, otimizando a aceleração, tração, reboque e capacidades de subida. A potência transmite-se desde o motor através de um sistema de embraiagens de variação contínua até ao eixo de transmissão.
Os elementos chave do sistema de transmissão incluem:
A transmissão de velocidade variável consta de duas embraiagens e uma correia de transmissão:
Como funciona a transmissão de velocidade variável: