1200AAncinho para bunker
- Dupla tracção
- Manobrabilidade
- Fácil acesso para a manutenção
O ancinho modelo 1200A já rompeu a teoria de quem pensa que é necessário uma máquina de preço elevado e dupla tracção para trabalhar em campos de golfe, campos de desporto ou projectos de construção de novos campos de golfe.
A transmissão é similar à do popular Gator 4x2. O novo motor trabalha com desenvoltura a 3100 rpm. Tudo isto, junto com o novo escape e o novo design da carenagem, reduz substancialmente o nível sonoro da máquina.
Ao levantar a cobertura articulada traseira, de fibra de vidro, expõe-se o motor de válvulas à cabeça, de quatro tempos e com arrefecimento por ar. Este motor está equipado com um potente design de cilindro único com capacidade de 401 cc, que gera 13,5 CV (10,1 kW)*.
Um filtro de ar faz parte do equipamento de série no ancinho 1200A para bunkers e campos. Este filtro de elemento duplo de design ciclónico pode ejetar entre 90 e 95 por cento das partículas de sujidade antes de que atinjam o centro do elemento do papel. Isto reduz os custos de manutenção gerais porque diminui a limpeza e a frequência de substituição.
O design do conversor de binário e do eixo de transmissão permite uma relação de engrenagem de 164 para 1 para uma excelente força de impulso e tração. A correia do conversor de binário está permanentemente engrenada, o que reduz significativamente o potencial de desgaste da mesma. Um robusto eixo transversal Kanzaki® com bloqueio diferencial permite maior tração e fiabilidade.
O design do diferencial traseiro permite que o 1200A tenha um raio de viragem reduzido de 305 mm (12 pol.) para uma manobrabilidade excecional com um rendimento de elevada produtividade. As velocidades são variáveis tanto no avanço como na marcha-atrás, de 0 km/h a 19,8 km/h (0 mph a 12,3 mph). Isso permite uma excelente qualidade nos trabalhos com o ancinho com velocidades de avanço reduzidas, sem comprometer o transporte rápido entre os bunkers.
Kanzaki é uma marca comercial registada nos EUA pela Kanzaki Kokyukoki Manufacturing Company.
Os pneus de elevada flutuação são enchidos com uma pressão reduzida de 6 psi (41,4 kPa) para minimizar a compactação do solo. São oferecidas dois tipos de piso ou banda de rodagem nos pneus:
Ambas as opções de pneus incluem um pneu dianteiro de 22,5x10-8 e dois pneus traseiros 25x12-9.
A distância entre os eixos de 105,4 cm (41,5 pol.) fornece uma boa estabilidade nas ladeiras íngremes.
O posto do operador do ancinho 1200A para bunkers e campos foi concebido com o foco colocado no conforto e na produtividade. Um volante grande com 35,6 cm (14 pol.) de diâmetro e uma relação de redução de engrenagem de 8,3 para 1 permite uma direção fácil e ágil. Um assento de encosto alto ajustável com almofada de molas reduz o cansaço do operador. Os estribos largos oferecem um suporte de pernas confortável para operadores de todos os tipos.
Todos os comandos para a mobilização e o funcionamento da lâmina dianteira estão convenientemente localizados no lado direito do operador. O design dos tensores mecânicos permite uma operação fácil de ambos os acessórios. Um sistema elétrico de elevação/ descida para os acessórios montados na parte traseira significa que a elevação/ descida são feitas sem esforço. O interruptor está localizado no painel para a máxima facilidade de uso.
Todos os comandos do operador e instrumentação estão situados no painel dianteiro para uma fácil utilização e uma visibilidade excecional. Estes incluem:
O design do pedal do ancinho 1200A aumenta a produtividade com a sua fácil operação. Para trocar do avanço para a marcha-atrás, há um conveniente sistema de pedais no lado esquerdo da plataforma para os pés, permitindo um acoplamento rápido e fácil com o toque de um dedo do pé.
Para selecionar a marcha de avanço, basta pisar no pedal frontal e empurrá-lo para frente. Para trocar para a marcha-atrás, pise o pedal traseiro para trás. O ponto morto é necessário para o arranque e pode ser facilmente localizado usando a barra soldada na plataforma para os pés.
A alavanca do bloqueio do diferencial também está situada no lado esquerdo. Para o acionar facilmente, pise com o calcanhar esquerdo.
NOTA: O bloqueio diferencial só deve ser acionado quando a unidade está completamente parada. Caso contrário, podem ocorrer danos no eixo transversal.
Os travões são acionados no lado direito da plataforma para os pés. O travão do eixo transversal é de discos e acionado pelo pé, permitindo assim paragens rápidas e controladas. Para acionar o travão de estacionamento, só tem de pisar no pedal do travão e engatar a alavanca de retenção. Para desativar o travão de estacionamento, só tem de desengatar a alavanca de retenção empurrando para a frente com o pé direito.
O pedal do acelerador também está situado no lado direito da plataforma do operador. Para deslocar o 1200A, só tem de selecionar o sentido de deslocação no lado esquerdo, desativar o travão de estacionamento e pisar no pedal do acelerador. Quanto mais forte pisar no pedal, mais rápida será a deslocação. A velocidade máxima é de 19,8 km/h (12,3 mph).
NOTA: O fato de acelerar o motor ou de não acionar os travões para conseguir uma paragem total antes de trocar do avanço para a marcha-atrás ou vice versa causará um conflito nas engrenagens, podendo danificar a máquina.
Equipamentos de Golf e Jardinagem Professional.
Entidade financiadora: Banco BPI, S.A.