Comunicado à imprensa   November 06, 2022

SIMA 2022

O sistema See & SprayTM chega à Europa

Nos prémios SIMA deste ano a John Deere vai apresentar, pela primeira vez, o See & SprayTM, que se juntará à sua gama de pulverizadores europeus construídos em Horst (Países Baixos). Após a introdução do See & SprayTM Select e Ultimate nos EUA, a John Deere está a dar o próximo passo importante na direção da proteção  das culturas com precisão.

O sistema See & SprayTM para a Europa tem como base a tecnologia See & SprayTM Select já introduzida nos EUA. Utiliza a tecnologia das câmaras para detetar diferenças de cor no campo. As câmaras e outros componentes de hardware são diretamente integrados na barra  de pulverização ou no chassis da máquina.  É montada uma câmara, que captura rapidamente as plantas verdes, por metro de largura de trabalho. Os processadores tratam das imagens e os bicos são acionados individualmente para tratamento localizado. A deteção de ervas daninhas no campo permite uma aplicação seletiva dos herbicidas pré-emergência. Todas as ervas daninhas que também são visíveis a olho nu são detetadas pelas câmaras.    

O sistema See & SprayTM não é apenas apropriado para tratamentos de pré-emergência, podendo também ser utilizado nas culturas em linha após emergência. As culturas em linha podem ser extraídas pelo pulverizador, permitindo o tratamento direcionado das ervas daninhas localizadas entre as linhas. Esta aplicação pode ser realizada em todas as etapas e para todas as culturas em linha antes que a copa se feche. O cliente pode, então, realizar um tratamento adicional com o See & SprayTM nas culturas em crescimento.

Testado em condições diferentes

O sistema See & SprayTM já foi testado em 120 000 ha em todo o mundo. O sucesso de aplicação é comparável ao da pulverização em área total, mas com um consumo até dois terços menor. Os primeiros testes na Europa apresentaram os mesmos resultados. Para além disso, o sistema pode ser otimizado de modo a adaptar o See & SprayTM às condições europeias.

O sistema See & SprayTM apoia as decisões agronómicas

O sistema See & SprayTM pode documentar a aplicação de herbicidas com o monitor de Gen 4 na cabina. Neste contexto, o monitor cria um mapa de cobertura com informação sobre o local onde o herbicida foi aplicado. A documentação pode ser transferida para o John Deere Operations Center através do JDLinkTM. Entre outras coisas, isto pode permitir a identificação de subáreas com mais ervas daninhas e a otimização de medidas futuras.

Disponibilidade e máquina

O sistema See & SprayTM Select já é vendido nos EUA com pulverizadores automotrizes. Estas máquinas serão, este ano, as primeiras no mercado da Europa Central. A partir da primavera de 2023, o See & SprayTM estará disponível, de forma limitada, para os pulverizadores rebocados da série R900i europeus com barras de 36 e 39 metros. Será, no futuro, disponibilizado como opção para os vários pulverizadores John Deere da Horst.

Para utilização nos pulverizadores rebocados da série R900i, são necessários os seguintes componentes:         

  • O sistema PowrSpray™
  • Barras de pulverização com recirculação por pressão
  • TerrainCommandTM Pro
  • Controlo individual dos bicos
  • A solução de sistema de gestão agrícola do JDLinkTM 
  • O monitor Gen 4
  • O recetor StarFireTM 7000