Notas de imprensa   February 04, 2019

A John Deere premiada pelo seu progresso tecnológico no seu sistema de gestão de solo

Parla, fevereiro 2019- O sistema de análise de nutrientes durante a aplicação de chorume líquido da John Deere recebeu um prémio especial pela sua avançada tecnologia. O seu sensor HarvestLab 3000, que utiliza o sistema de infravermelhos próximo (NIR) para medir os valores dos nutrientes durante a aplicação do chorume, recebeu o galardão por parte do júri do European Land and Soil Management Award, sob a supervisão da Comissão Europeia (DG Meio Ambiente e Centro de Investigação Conjunta), em associação com a Universidade de Recursos Naturais e Ciências da Vida (BOKU) de Viena.

O HarvestLab 3000 proporciona aos agricultores e empresários agrícolas uma nova tecnologia para a gestão mais sustentável do ciclo de nutrientes e a melhoria da eficiência do uso de fertilizantes de adubo. O seu propósito é prevenir a fertilização excessiva ou insuficiente medindo, constantemente, os valores dos nutrientes durante a aplicação de chorume graças à deteção de adubo. O sistema de adubo da John Deere permite aos agricultores aplicarem nitrogénio, fosfato e potássio de maneira precisa em função de um objetivo de nutrientes e/ou uma taxa máxima em kg/ha. Estes ingredientes e o volume total aplicado são documentados com o sistema, que também pode utilizar mapas de prescrição específicos do local.

No último dia 9 de abril fez-se a entrega do prémio Land and Soil Management sobre o "Reconhecimento Especial" durante a celebração do evento do Fórum para a Agricultura (FFA) da Organização Europeia de Proprietários de Terras (ELO, conforme as siglas em inglês) para potencializar o grande progresso da tecnologia do solo. O júri destacou as práticas que reduzem as ameaças sobre o uso da terra e a gestão do terreno. Os prémios entregues, que reconhecem o valor do trabalho dos agricultores, universidades ou empresas privadas, ajudam a promover como boas práticas, e dentro da UE, os projetos ganhadores. Também impulsionam o aumento da visibilidade das diferentes formas de cultivo que protegem o solo a nível local, nacional e europeu, encorajando os agricultores para continuarem com os seus trabalhos, adotando um caminho sustentável.

"Em nome da Comissão Europeia, gostava de felicitar a John Deere por este extraordinário marco tecnológico", comentou Daniel Calleja Crespo, Diretor-geral de Meio Ambiente da Comissão Europeia. “É exatamente o tipo de tecnologias que a União Europeia deseja promover e inspirará as nossas políticas para uma agricultura mais sustentável".

Irina Mendelekhes