Notas de imprensa   February 15, 2019

A John Deere acrescenta as culturas especiais à digitalização e controlo de custos com o seu dispositivo SCG

Parla, fevereiro de 2019/ SCG (Specialty Crops Gateway) é o dispositivo da John Deere vocacionado a digitalizar os trabalhos de campo na fase de pré-colheita. O SCG é a primeira ferramenta de integração 4.0 no setor das culturas especiais, a qual permite a recompilação e processamento dos dados para ter um controlo detalhado do trabalho realizado no campo e dos seus custos.

Atualmente, a recompilação de dados é feita de forma manual, o que significa demoras para dispor de dados que ajudam a prever resultados e tomar decisões de forma proativa. Esta recompilação manual de dados retarda a gestão administrativa das empresas agrícolas e não permite levar a cabo um correto controlo do trabalho e das despesas.

Com a SCG, a John Deere oferece uma solução de baixo custo destinada a melhorar a rendibilidade das empresas agrícolas (pequenos agricultores, técnicos ou grandes plantações), pois oferece todas as funcionalidades necessárias realizar uma gestão digital das tarefas no campo.

O SCG é um pequeno dispositivo que se instala no trator ou frota de tratores, e que está conectado à ferramenta digital de gestão agronómica Specialty Crops Platform, o que significa uma conexão direta entre o agrónomo e qualquer alfaia acoplada ao trator.

Com esta plataforma online delimitam-se as parcelas, registam-se as alfaias e configuram-se as ordens de serviço dos trabalhos a realizar (fertilização, pulverização, trituração de lenha, poda mecânica, etc. para as enviar diretamente ao trator. Desta forma, o operador recebe a ordem de serviço e a visualiza num tablet que mostra a informação exata, e fácil de interpretar, da tarefa a desempenhar. Deste modo, pode sempre comprovar os dados do trabalho realizado. Além disso, com o GPS mostra-se o posicionamento do equipamento e as áreas nas quais se realizou o trabalho para comprovar em tempo real que a posição é a correta.

Este dispositivo representa um primeiro passo para trabalhar num ambiente digital pois é válido para todos os implementos utilizados com o trator que inclua o dispositivo SCG. Os dados de trabalho no campo são armazenados e mostrados na plataforma, oferecendo uma rastreabilidade total das tarefas realizadas. Da mesma forma, a recompilação das horas de trabalho (machine data) permite que o utilizador estabeleça avisos de manutenção para que se mostrem notificações uma vez alcançadas as horas determinadas. O SCG também contribui para a manutenção correta das alfaias, facilitando que estejam em condições ótimas de trabalho (mudanças de óleo, etc.).

Estes dados e indicadores proporcionados pelo SCG são uma informação de grande valor para que as empresas agrícolas tomem decisões eficazes e eficientes com o fim de melhorar a sua produtividade e rentabilidade graças à visualização de tarefas, horas de trabalho e controlo de custos.

Irina Mendelekhes