Notas de imprensa   November 05, 2018

A John Deere e a Airbus desenvolvem a ferramenta Live NBalance

Mannheim, novembro de 2018. Os últimos trabalhos de investigação e desenvolvimento levados a cabo pela John Deere, em colaboração com a Airbus, foram reconhecidos com uma segunda medalha de prata na SIMA 2019, feira que acontecerá entre os dias 24 e 28 de fevereiro de 2019.

Com a ferramenta Live NBalance, a Airbus e a John Deere podem oferecer, pela primeira vez, o seguimento em tempo rela do balanço de nitrogénio no campo. Este projeto está baseado numa combinação de imagens por satélite e dados da maquinaria que constantemente observam a absorção de nitrogénio pela cultura em cada parte do campo. Durante a temporada de cultivo, o serviço permite que o agricultor tome as melhores decisões sobre as posteriores aplicações de fertilizantes. Após a colheita, resume o total de N aplicado e retirado, pronto para utilizar de acordo com a legislação.

Atualmente, os agricultores não podem obter informação precisa e específica do lugar de aplicação e consumo do nitrogénio utilizado nos seus campos durante a temporada. Por outro lado, devem tomar decisões sobre a utilização de fertilizantes baseadas na experiência pessoal e nos valores contabilísticos. Para além disso, não têm nenhuma possibilidade de verificar com precisão a eficiência de uma determinada aplicação de nitrogénio. Portanto, a John Deere e a Airbus decidiram combinar os seus conhecimentos para criar um protótipo sem precedentes mediante a fusão dos dados da maquinaria e das imagens de satélite.

O sistema permite que os agricultores introduzam a quantidade de nitrogénio disponível no início da campanha de sementeira. O conteúdo de nitrogénio e NH4-N dos fertilizantes orgânicos pode ser medido com precisão mediante o Sistema de medição de Chorume, utilizando o sistema HarvestLab 3000 numa bacia de chorume. O Live NBalance também considera o fornecimento total de nitrogénio orgânico e mineral ao longo do tempo, utilizando os dados aplicados.

Durante o crescimento da cultura, as imagens de alta precisão obtidas por satélite observam o desenvolvimento da colheita e proporcionam detalhes da absorção total de nitrogénio ao longo do tempo. As taxas de absorção não uniformes e os atrasos no crescimento das plantas também podem ser identificados. O agricultor pode ver a quantidade de nitrogénio que ainda está disponível para o cultivo em qualquer momento ou se não está a obter o suficiente. Esta informação permite que as decisões de aplicação se ajustem de forma consequente e, além disso, ajuda a evitar que seja aplicado um excesso de fertilizante no campo, pelo que a qualidade da aplicação pode ser avaliada com rapidez.

Durante a colheita, o sensor HarvestLab 3000 mede o conteúdo de nitrogénio na cultura para manter o equilíbrio do nitrogénio no campo. Graças a este sistema, está à disposição do agricultor um relatório com o total de nitrogénio aplicado e eliminado. Portanto, os agricultores recebem uma informação mais confiável para aplicar os seus fertilizantes de maneira eficiente.

Também podem reproduzir um relatório da temporada para terem uma perspetiva das suas operações agrícolas diárias, juntamente com os resultados finais e, como resultado, adaptar, se for necessário, a sua gestão agronómica e as práticas de aplicação no longo prazo. Todos os dados do NBalance estão na nuvem e são fáceis de aceder para os utilizadores, ao mesmo tempo que seguem altos padrões de privacidade de dados. O painel interativo oferece uma visão geral perfeita e permite que os agricultores detetem exatamente quando ocorre qualquer desvio do desenvolvimento.

A primeira versão do Live NBalance estará disponível para aplicações de toda a temporada. Depois, será possível um sistema plurianual que reflete uma rotação completa das culturas para que os utilizadores possam realizar uma avaliação mais completa do desempenho geral da sua estratégia de fertilizantes nitrogenados em termos da exploração, culturas e campo.

Irina Mendelekhes