Líderes do passado

Retrato de William Hewitt

William Hewitt

Presidente

1955-1964

Presidente do Conselho de Administração

1964-1982

O sexto presidente da John Deere, William Hewitt, foi o último membro da família Deere a liderar a empresa. Nascido na Califórnia, Hewitt formou-se em economia pela Universidade da Califórnia, em Berkeley. Frequentou a Harvard Business School durante um ano, mas a falta de recursos financeiros levou a que não pudesse completar a desejada pós-graduação.

Depois de prestar serviço militar na Navy durante quatro anos, Hewitt ingressou na Pacific Tractor & Implement Company. Em 1948, pouco depois de seu casamento com Patricia Wiman, filha de Charles Deere Wiman, ele entra com uma certa relutância para a Deere & Company, assumindo o cargo de gestor territorial para a Califórnia.

Hewitt rapidamente ganhou a reputação de bom líder e de aprender rapidamente, mostrando sangue-frio em situações de tensão. Foi nomeado diretor em 1950, tendo em 1955 sido eleito com unanimidade para o recém-criado posto de vice-presidente executivo. Hewitt é eleito presidente da Deere & Company doze dias após o falecimento do seu sogro, em maio de 1955.

É durante o mandato de Hewitt que a John Deere dá os primeiros passos para se tornar uma empresa multinacional. Em 1956, a empresa adquire ações maioritárias da fábrica de tratores Lanz em Mannheim, na Alemanha, realizando a aquisição de terrenos em Monterrey, no México, para edificação de uma nova unidade de produção de tratores.

Durante as duas décadas seguintes, a empresa prosseguiu a sua política de expansão global. Na década de 1970, a Deere & Company dispunha de representações na Argentina, Venezuela, França, Espanha, Grã-Bretanha e Europa Ocidental, Austrália, Japão, África do Sul, China e Médio-Oriente.

Foi Hewitt a liderar o processo que conduziu à introdução na linha de produtos da Deere dos novos tratores de quatro e seis cilindros. Sete anos de desenvolvimento culminam na espetacular apresentação dos modelos pertencentes à – denominada "New Generation of Power" – no âmbito de uma exibição para concessionários e revendedores realizada em Dallas, em 1960.

É Hewitt que vai também preconizar a edificação de uma nova sede corporativa para a empresa. Após ter sido decidido que o centro de operações da empresa deveria permanecer em Moline, Illinois, Hewitt designa o famoso arquiteto finlandês, Eero Saarinen, como responsável pela elaboração do projeto de construção das novas instalações. O impressionante novo Centro Administrativo da Deere é inaugurado em 1964, sendo referido como um dos melhores projetos arquitetónicos do mundo.

William Hewitt aposenta-se em 1982, tendo sido nomeado embaixador dos Estados-Unidos na Jamaica ainda nesse mesmo ano. Faleceu em 1998, com 83 anos de idade.

Deere & Company (NYSE: DE) é um líder mundial no fornecimento de produtos e serviços avançados, assumindo o compromisso de êxito com os clientes cujo trabalho esteja vinculado à terra – com aqueles que cultivam, colhem, transformam, enriquecem e constroem sobre a terra para satisfazer a crescente procura mundial de alimentos, combustível, moradias e infraestruturas. Desde 1837 que a John Deere tem vindo a disponibilizar produtos de superior qualidade, fabricados com base numa tradição de integridade. Para mais informações, visite a John Deere no seu website mundial, em www.JohnDeere.com.