Líderes do passado

Retrato de Robert Lane

Robert W. Lane

Presidente e CEO

2000-2009

Robert W. Lane aposentou-se do cargo de presidente do conselho de administração da Deere & Company em fevereiro de 2010. Tinha sucedido a Hans W. Becherer, que se reformara do cargo de presidente do conselho de administração em agosto de 2000. Lane foi também CEO da John Deere de 2000 a 2009, tendo-lhe sucedido Samuel R. Allen nos cargos de CEO e presidente do conselho de administração.

Lane juntou-se à John Deere em 1982, após uma anterior carreira no setor bancário global. Geriu várias atividades dentro da Divisão Mundial de Equipamentos de Construção e, mais tarde, vindo a ocupar depois o cargo de presidente e diretor de operações da Deere Credit, Inc. Ingressou na Divisão Mundial de Equipamentos Agrícolas em 1992 onde, como vice-presidente sénior, dirigiu as operações relacionadas com equipamentos na América Latina, na Austrália, na Ásia Oriental e na África do Sul.

Lane foi eleito diretor financeiro em 1996 e, dois anos depois, mudou-se para a Alemanha, onde, como director executivo, liderou as operações da Deere relacionadas com equipamentos agrícolas na Europa, África, no Médio Oriente, na Índia e nos países da ex-União Soviética. Regressou aos Estados Unidos como presidente da Divisão Mundial de Equipamentos Agrícolas em 1999, tendo, subsequentemente, sido eleito presidente e diretor de operações da Deere & Company.

Durante sua liderança, Lane orientou a Deere para o crescimento e o sucesso históricos. Os lucros líquidos da Deere & Company atingiram níveis sem precedentes durante cinco anos consecutivos, superando estes os USD 2 mil milhões em 2008. Entre 2000 e 2008, as receitas aumentaram para mais do dobro.

Lane estabeleceu o modelo SVA, o qual ajudou a empresa a atingir o status de renome mundial em eficiência de ativos e retorno de investimento. O seu foco na expansão global levou a investimentos significativos em todo o mundo, tendo os mais notórios ocorrido no Brasil, na Índia e na China. As fábricas tradicionais da Deere foram remodeladas e modernizadas enquanto, ao mesmo tempo, as organizações de concessionários da Deere em todo o mundo registaram atualizações significativas com o fim de poderem corresponder melhor aos requisitos das mais avançadas necessidades dos clientes.

Com o objetivo de atrair e reter os melhores talentos mundiais de todas as proveniências, Lane foi a força por trás do sistema de gestão de desempenho da empresa, do processo de desenvolvimento da sua liderança e de uma iniciativa de enriquecimento da equipa global.

É atualmente membro dos conselhos de administração da BMW AG, da General Electric Company, da Northern Trust Corporation e da Verizon Communications Inc., Lane é também um dos administradores da Universidade de Chicago. É diretor honorário do Jardim Zoológico de Lincoln Park em Chicago, diretor nacional da Lyric Opera de Chicago e membro do conselho de relações exteriores de Nova Iorque.

Nasceu em Washington, D.C. (1949), Lane licenciou-se com distinção na Universidade de Wheaton, no Illinois (1972), e concluiu o mestrado em Administração de Empresas na Faculdade Comercial da Universidade de Chicago (1974). Ele e a sua esposa, Patricia, têm três filhos já adultos e residem em Chicago, no Illinois.

Deere & Company (NYSE: DE) é um líder mundial no fornecimento de produtos e serviços avançados, assumindo o compromisso de êxito com os clientes cujo trabalho esteja vinculado à terra - com aqueles que cultivam, colhem, transformam, enriquecem e constroem sobre a terra para satisfazer a crescente procura mundial de alimentos, combustível, moradias e infraestruturas. Desde 1837 que a John Deere tem vindo a disponibilizar produtos de superior qualidade, fabricados com base numa tradição de integridade. Para mais informações, visite a John Deere no seu website mundial, em www.JohnDeere.com.