Líderes do passado

Retrato de Charles Deere Wiman

Charles Deere Wiman

Presidente

1928-1955

Charles Deere Wiman era o filho de William e Anna Deere Wiman, bisneto de John Deere, e sobrinho do seu antecessor, William Butterworth.

Wiman começou a sua carreira na John Deere em 1915, como membro do pessoal, com um salário de quinze cêntimos à hora. À medida que progredia na empresa, conquistou o respeito dos trabalhadores, engenheiros e supervisores.

A sua carreira foi um misto de dedicação à empresa e lealdade ao seu país. Wiman solicitou várias licenças para se ausentar da John Deere e prestar serviço militar. Em 1916, foi instruído como piloto de aviação civil, tendo recebido o seu brevete e voado durante três meses, até resultar ferido numa queda.

Depois de recuperar, voltou à Deere & Company até à entrada dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial. Wiman ingressou então no exército dos Estados-Unidos, tendo sido comissionado como segundo-tenente. Foi várias vezes promovido e atingiu a patente de capitão, antes de ser desmobilizado em 1919.

Foi eleito ainda nesse ano para o conselho de administração da Deere & Company, onde em 1924 passou a desempenhar as funções de vice-presidente responsável pelas operações fabris. Com a aposentação de William Butterworth em 1928, Wiman, agora com a idade de 35 anos, ascende a presidente da Deere & Company.

Licenciado em Yale, Wiman colocava forte ênfase numa pesquisa alargada e no desenvolvimento de novos produtos, mesmo durante os períodos de recessão económica. Em 1934, no auge da Depressão, a John Deere apresentou o famoso tractor modelo "A". Seguiu-se o modelo "B", no ano seguinte. Os dois tractores foram extremamente bem sucedidos, pelo que continuaram a ser produzidos até 1952.

A Segunda Guerra Mundial levou Wiman de volta ao serviço militar. Foi comissionado em 1942 como coronel do exército dos estados-Unidos e incorporado na equipa do General Levin H. Campbell, chefe da divisão de material bélico.

Em 1944, Wiman foi nomeado diretor da Divisão de Máquinas e Equipamento Agrícola da Comissão de Produção de Guerra. Para que pudesse cumprir essas funções, o Exército colocou-o na reserva. Regressou à Deere & Company em meados de 1944, tendo liderado a empresa até à sua morte, em 1955.

Deere & Company (NYSE: DE) é um líder mundial no fornecimento de produtos e serviços avançados, assumindo o compromisso de êxito com os clientes cujo trabalho esteja vinculado à terra – com aqueles que cultivam, colhem, transformam, enriquecem e constroem sobre a terra para satisfazer a crescente procura mundial de alimentos, combustível, moradias e infraestruturas. Desde 1837 que a John Deere tem vindo a disponibilizar produtos de superior qualidade, fabricados com base numa tradição de integridade. Para mais informações, visite a John Deere no seu website mundial, em www.JohnDeere.com.